Teixeira Osório: onde?

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Brasil

Teixeira Osório: onde?

#170151 | Lourval | 16 Oct 2007 04:38

Caros amigos,

Tenho procurado pela naturalidade de meu trisavô Júlio Teixeira, filho de José Teixeira Osório e Cândida Luísa, nascido cerca de 1856 em algum lugar, em Portugal.

Júlio Teixeira já estava no Brasil em 1886. Teve seis filhos. Cada um deles casou-se duas vezes. E apesar disso, em nenhum registro de casamento ou batismo de seus filhos e netos, foi declarada a sua naturalidade mas somente sua nacionalidade: Portugal. Para colaborar com o mistério, Júlio Teixeira não se casou com minha trisavó, pois esta já era casada em Portugal. Conheceram-se no Brasil e constituiram família.

Apesar de muita ajuda que tive, de muitos arquivos e pessoas em Portugal, até agora ainda se apresenta o mistério.

Uma senhora de quase noventa anos, nora de um filho de Júlio Teixeira, me diz que as filhas de Júlio Teixeira cantavam muito músicas do Porto.

Efetuando-se uma pesquisa na lista telefônica de Portugal, percebemos que os Teixeiras estão em um percentual muito grande no Porto. O mesmo acontece com o apelido Osório.

Minha intuição me diz que Júlio Teixeira é natural do Porto. Aqui, no próprio Genea, há um João Teixeira Osório, aparentemente natural de Gatão, Amarante.

Agradeço sugestões e possível colaboração para localizar a naturalidade de Júlio Teixeira.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170155 | MariaDavid | 16 Oct 2007 09:35 | In reply to: #170151

Caro Lourval

Apenas a título de sugestão, não descarte a hipótese de seu trisavô ser oriundo da beira baixa ou até beira alta.

Encontrei Teixeira Osório (e também Teixeira/Osório) em paroquiais do distrito de Castelo Branco e da Guarda, em concelhos diversos. Vou estar atenta e se encontrar alguma coisa envio.

Com os meus cumprimentos e BOA SORTE!!

Maria

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170183 | jaboo | 16 Oct 2007 16:37 | In reply to: #170151

Caro Lourval,

Detesto estes becos sem saída (também tenho alguns!).
Penso que deve ter investigado essas vias mas o seu trisavô para ir ao Brazil devia ter passaporte. Procure por aí. Também deve haver algum rasto dele nas listas de embarcação (de barcos etc...) ou das pessoas que chegaram ao Brazil em algum porto?

Se um dia atropeçar com "Teixeiras Osórios" depois tomo nota ...

Good Luck!

JOAO BRAZ

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170186 | Suomi | 16 Oct 2007 17:17 | In reply to: #170151

Caro Lourval,

Já contactou o Arquivo Histórico do Porto ? O arquivo tem testamentos, alguns registos dos cemitérios e pelo nome (José Teixeira Osório) procuram.
Pode perguntar enviando o e-mail. Tem muito bom serviço.

Maarit

Reply

Direct link:

Teixeira Osório: onde?

#170187 | Lourval | 16 Oct 2007 17:22 | In reply to: #170186

Maarit,

Fiquei interessado. Obrigado. Qual seria o e-mail do Arquivo Histórico do Porto?

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170188 | manuela | 16 Oct 2007 17:22 | In reply to: #170151

Caro Lourval

Como tem passado? Li esta sua mensagem e como refere Teixeira como apelido do seu trisavô lembrei-me dos Teixeiras da Aguda, uma Freguesia de Figueiró dos Vinhos... é o que me ocorre.
O Arquivo é de Leiria. Desejo sucesso.
Com os cumprimentos da,
Manuela

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170190 | Suomi | 16 Oct 2007 17:27 | In reply to: #170187

Lourval,

O e-mail do Arquivo Histórico Municipal do Porto é dmarquivosarrobacm-porto.pt

Boa pesquisa e cumprimentos,

Maarit

Reply

Direct link:

Teixeira Osório: onde?

#170191 | Lourval | 16 Oct 2007 17:42 | In reply to: #170155

Cara Maria,

Obrigado pela atenção. Você tem toda a razão. Há um fato que me intriga nesta estória. Uma parente bem mais velha me disse que os meus bisavós Felisberto Teixeira e Leopoldina Amália Ramos se conheceram em Portugal. Ambos residiam no Brasil. Felisberto Teixeira, filho do Júlio Teixeira, viajava com a família visitando parentes em Portugal. Leopoldina Amália, dizem, foi para Portugal com os pais para tratamento de sua saúde. Detalhe: a família da Leopoldina era toda de Meda (Guarda). Eu me pergunto: onde eles se encontraram?

Tal fato ocorreu em 1896 aproximadamente. Um outro detalhe interessante: em 1896 nasceu uma filha de Júlio Teixeira e na certidão de óbito dela diz que ela nasceu em Caldas da Rainha. A pessoa que registrou o óbito dela foi José Teixeira Matoso, seu sobrinho e neto de Júlio Teixeira, pessoa totalmente confiável. A propósito, José Teixeira Matoso é filho de um português de Figueira da Foz, muito provavelmente de Vila Verde.

Eu estou procurando seguir todas as pistas. Também tenho em mente que Júlio Teixeira "casou-se" com uma portuguesa de Constantim (Vila Real). Há muitos Teixeiras em Vila Real e ironicamente um deles, famoso genealogista, é quase homônimo de meu trisavô.

Resumindo eu estou seguindo pistas em: Porto, Vila Real, Guarda e Leiria, pelos motivos descritos acima.

Minha prima Neide diz que sua avó, a Leopodina Amália, portuguesa do Aveloso, falava muito de um lugar de Valverde. Eu conheço muito bem a família da Leopoldina e não há nenhum fato que a ligue a Valverde. Será que Valverde é o lugar do Júlio Teixeira? Já solicitei pesquisa em todos as freguesias com este nome e o resultado foi, ou não encontraram, ou não há livros para as datas solicitadas. Há uma freguesia de Vila Verde em Figueira da Foz. Será que os portugueses podem trocar Valverde por Vila Verde?

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Teixeira Osório: onde?

#170313 | Suomi | 17 Oct 2007 22:39 | In reply to: #170187

Caro Lourval,

Mais uma dica: o AD Porto já tem algumas paroquias (desde 1860 até aprox. 1900) digitalizados e acesso pela net. Amarante e Gatão também já deviam ser dizitalizados (estão digitalizados as freguesias do Amarante por ordem alfabética).
Só que tentei visualizar mas consegui ver nenhuma imagem, mas já tinha visto antes... Alguem dos nossos confrades sabem dizer o que se passa com as imagens ?

Maarit

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 20:02

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen