Trancoso, Guarda: dúvida

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Trancoso, Guarda: dúvida

#170665 | Lourval | 22 Oct 2007 17:47

Caros colegas,

Tenho um antepassado, Manuel da Fonseca, casado em Guilheiro com Custódia Bernarda, cerca de 1800. É impossível localizar este casamento.

A filha do casal, Bernardina Josefa Pinheiro casa-se em Guilheiro em 1822. Não há a informação da naturalidade do pai.

No registro de nascimento de um neto consta que Manuel da Fonseca é "das Pereiras".

Estou concluindo que ele também é de Trancoso. Existe somente um lugar em Trancoso com este nome: a Quinta das Pereiras.

O problema é: a qual paróquia estava ligada a Quinta das Pereiras cerca de 1780? Aldeia Velha ou Aldeia Nova?

Aldeia Velha era uma freguesia que a partir de uma determinada data passa a ser lugar de Aldeia Nova.

A Quinta das Pereiras fica 3 km aproximadamente ao norte de Aldeia Velha e esta a cerca de 6 km ao norte de Aldeia Nova.

Quando em 1823 se dizia em Trancoso que alguém é "das Pereiras", a paróquia foi citada nas entrelinhas. Então eu pergunto: que paróquia é esta?

A resposta é importante pois encontrei família Fonseca em Aldeia Nova e em Aldeia Velha. Encontrei um Manuel, filho de Manuel da Fonseca nascido em 1752 em Aldeia Nova mas também encontrei um Manuel, filho também de Manuel da Fonseca em 1781 em Aldeia Velha.

Pelo ano de nascimento e pelo lugar, acho que o Manuel nascido em 1781 tem maiores chances de ser o pai de Bernardina que nasce cerca de 1805 posto que ela se casa em 1822.

Porém quando Bernardina casou-se seus pais já eram falecidos o que me faz pensar então se não era o Manuel nascido em 1752.

Os avós de Manuel nascido em 1781 são José da Fonseca e Maria Francisca (paternos).

Aparentemente José da Fonseca é filho de Manuel da Fonseca e Maria das Candeias.

Amanhã vou continuar estudando as famílias que vêm de Manuel da Fonseca e de José da Fonseca e ver se localizo outros Manuéis da família Fonseca. Até agora não localizei nenhum mas somente este que nasce em 1781.

Repito a questão básica desta mensagem:

Quando em 1823 se dizia em Trancoso que alguém é "das Pereiras", a paróquia foi citada nas entrelinhas. Então eu pergunto: que paróquia é esta?

Com os melhores cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Sep 2024, 23:43

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen