Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Brasil

Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176599 | SHRogerio | 15 Dec 2007 21:49

Eu gostaria de começar a organizar a documentação para a naturalização de minha mãe, o meu bisavo era Portugues, gostaria de informações sobre ele se alguem conseguir encontrar algo. Na verdade creio eu que tenho muita informação já, mas não sei por onde começar essa é a verdade, gostaria de opiniões.
Aqui está a informações deles.


Jaime Antonio Soares, natural do Porto. Nasceu em 17.09.1873. Filho de Antonio Joaquim Soares e Maria Menezes, ambos nascidos em Barroso.

Maria Assumpção Soares, natural do Minho. Nasceu em 1876. Filha de João Simões e Emília Simões, ambos naturais de trás dos Montes.

Não sei por onde começar, sei deste site portalcidadão, mas lá somente posso consequir certidões com 100 anos.

Alguem pode me dar uma luz aqui com essa questão?
Muito Obrigado


Rogerio Soares

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176682 | aeiou2 | 16 Dec 2007 16:31 | In reply to: #176599

Tem que saber as freguesias onde nasceram. O Porto tem muitas freguesias .Minho é um Distrito tem muitos concelhos e muitas freguesias.
Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176689 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 17:04 | In reply to: #176682

Cara Maria

O Minho é uma antiga Província, que hoje corresponde ao Distrito de Braga e ao de Distrito Viana do Castelo. Sendo assim, haverá que se saber primeiro em qual dos dois distritos. Não é isso?

Cumprimentos.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176691 | aeiou2 | 16 Dec 2007 17:10 | In reply to: #176689

É isso mesmo.Primeiro o distrito,depois o concelho, depois a freguesia e ainda melhor o local onde nasceram, e as datas e nomes dos pais e do acontecimento.
Cumprimentos
Maria

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176692 | SHRogerio | 16 Dec 2007 17:24 | In reply to: #176691

Onde eu posso encontrar tal informação? É que possuo somente aquelas informações que eu postei neste site

Obrigado

Rogerio

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176693 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 17:26 | In reply to: #176689

Cara Maria

Sou eu de novo.

Fiz o comentário porque "Minho" já me deu muito trabalho! Minhas pesquisas apontavam que o meu antepassado era de Monção do Minho. Hoje sei que ele era da Freguesia de Merufe, Concelho de Monção, Distrito de Viana do Castelo. E então, Região do Minho e Alto Douro.

Cumprimentos

Marli
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176694 | SHRogerio | 16 Dec 2007 17:28 | In reply to: #176692

Eu sei que meu avo morreu em Muniz freire, municipio de Vieira Machado - ES, eu tenho a certidão de óbito dele e de meu bisavo tambem mas não diz nada de freguesia, voces acham que neste cartório pode haver mais informações que eles não colocaram neste documento?

Moro em Governador Valadares - MG, 5 horas deste cartorio, talvez eu vá lá e começe uma pesquisa, o que vcs acham?

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176696 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 18:05 | In reply to: #176599

Caro Rogério Soares.

O que tem que fazer primeiro é encontrar mais dados com a sua família ou em documentos antigos, sobre seus antepassados, como nos orientam aqui no fórum.

Se você é brasileiro, pesquise também no Google e vai ver que Portugal divide-se, a grosso modo (digo assim porque ainda tem as Regiões e Sub-regiões, não estando eu a falar aqui de Madeira e Açores), em Distritos (18 Distritos e mais 2 Regiões Autônomas, que são Madeira e Açores), e que cada Distrito divide-se em Concelhos, e cada Concelho em Freguesias e as Freguesias em Localidades.

Para começar a pedir pesquisas nos Arquivos Distritais (do Distrito) que são as certidões de batismo, que são os documentos da época para nascimentos, você precisará então saber que Concelho e que Freguesia, dizem respeito a cada antepassado. Ou pelo menos a Freguesia já poderia servir para um primeiro passo. Esta, a Freguesia, é imprescindível. Era na igreja da Freguesia do nascimento onde eram feitos os batizados. Assento de batismo (baptismo) era o documento inicial. Outros problemas que poderão surgir fala-se depois.

Pesquise Barroso e veja o que é. É Concelho ou Freguesia? Ou será Localidade dentro da Freguesia? (Vou pesquisar também!).
E Trás os Montes também é uma região composta de Distritos, tal qual Minho.

Este são os primeiros passos.

E mais não escrevo para não confundi-lo.

Diga onde ficar dúvida.

Marli Ribeiro
Brasil

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176698 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 18:17 | In reply to: #176696

Quem é Jaime António Soares? E Maria Assunção Soares? São os pais de quem?

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176729 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 20:42 | In reply to: #176599

Caro Rogério

Assim como Minho e Trás os Montes, achei "Barroso" também como região. Não identifiquei como Concelho ou Freguesia. A "Região do Alto Tâmega e Barroso" é composto por muitos Concelhos.

Vai ser preciso saber antes o Concelho e a Freguesia do seu bisavô.

Creio que a certidão de óbito que você tem já traz todos os dados que estão no livros de registros.

Olhe em fotos para ver se existe alguma identificação, no verso.

Vamos ver se aparece alguém com alguma sugestão para você.

Cumprimentos.

Marli Ribeiro.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176735 | M.Ribeiro | 16 Dec 2007 20:57 | In reply to: #176729

Correção: é composta.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176748 | SHRogerio | 16 Dec 2007 23:02 | In reply to: #176698

Quem é Jaime António Soares? E Maria Assunção Soares? São os pais de quem?

Eles são meus bisavós, pais de minha mãe...

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176752 | SHRogerio | 16 Dec 2007 23:07 | In reply to: #176735

Eu estou tão confuso...arghhh!!! Ninguem de minha familia tem mais nada sobre eles...Me sinto realmente triste porisso, gostaria que eles tivessem tido a tecnologia que temos hoje e assim encontrariamos tudo aqui na internet...mas infelizmente não é assim...cidades, regiões, freguesias e etc...mudaram...não sei o que fazer...

Se alguem tiver mais coisas sobre meus bisavós lugar de nascimento por favor me digam quando puderem...mesmo eu sabendo o nome da freguesia onde eles nasceram, como farei para conseguir a certidão de nascimento deles?

Obrigado a todos pela a ajuda e em especial M. Ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176765 | M.Ribeiro | 17 Dec 2007 00:12 | In reply to: #176752

Caro Rogério

A certidão é solicitada por email ao Arquivo Distrital ou à Conservatória do Concelho. Chama-se Conservatória do Registro Civil de tal lugar. Sendo encontrada, pode ser paga via Vale Postal do Brasil para Portugal e será então enviada pelos Correios.
Se estiver no Arquivo Distrital pode ser pedida também pelo Portal do Cidadão do Ministério da Justiça, que você citou em sua mensagem inicial.

Vamos ver se os sobrenomes dizem alguma coisa a quem estudou nomes de Famílias e locais.

Um caminho seria talvez procurar pela entrada do seu bisavô no Brasil e aí poderia haver algum documento que especificasse mais alguma coisa.

Olhe se em fotografias não há nada escrito.

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176766 | M.Ribeiro | 17 Dec 2007 00:15 | In reply to: #176765

Os pais de sua mãe são seus avós, e não bisavós! Coloque aqui o nome do seu bisavô português.
Marli.

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176768 | M.Ribeiro | 17 Dec 2007 00:26 | In reply to: #176766

Sendo seus avós portuguese você pode começar por eles. Por que falou em bisavô português?

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176769 | SHRogerio | 17 Dec 2007 00:33 | In reply to: #176768

eles são meus bisavós, pais de minha mae

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#176770 | M.Ribeiro | 17 Dec 2007 00:41 | In reply to: #176769

Como eu disse acima, os pais de sua mãe são seus avós, e não seus bisavós.
Eles são os pais de seus avós?

Marli

Reply

Direct link:

RE: Certidão de Nascimento para Dupla cidadania

#180408 | Samila Soares | 14 Jan 2008 19:25 | In reply to: #176770

Não querendo me meter, mas já me metendo nesta peculiar conversa....
A cidadania só é concedida até netos, bisnetos não tem esse direito, portanto é melhor verificar se são avós ou bisavós, pois isto fará toda a diferença.

Somente para ratificar, pais de sua mãe são seus avós.Pais de seus avós são seus bisavós.

Boa sorte a todos.

Samila Soares

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 17:28

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen