Origem do nome «Vilar de Maçada»

This topic is classified in the following rooms Regiões

Origem do nome «Vilar de Maçada»

#177236 | jose ribeiro | 20 Dec 2007 13:14

Afinal nem sempre os nomes das povoações terão origens sofisticadas: muitos são originados em aspectos geológicos, plantas ou animais ou apelidos de pessoas ilustres, ou de outras terras, etc. No caso da nossa freguesia tanto poderá vir por origem judaica da cidade de na Massada na Terra Santa, como ser de origem muito mais comezinha na quotidiana «massa» de fazer o pão, o que até tem lógica, dada a sua forte tradição neste domínio.

Reply

Direct link:

RE: Origem do nome «Vilar de Maçada»

#177260 | VictorC | 20 Dec 2007 16:06 | In reply to: #177236

Caro João Ribeiro,
como o que é (muito) bom deve ser salientado, aproveito o tópico que lançou para fazer justiça a um óptimo site que encontrei recentemente (agattpe://nogueirareis.tripod.com/santaeugniahistoria/id9.html):

"Vilar de Maçada
É uma das mais importantes freguesias de Alijó, tanto em termos da actualidade como do passado. A quinze quilómetros da sede de concelho, está situada na margem esquerda do rio Pinhão.
O povoamento pré-histórico de Vilar de Maçada pode ser comprovado através de um castro que deve ter existido no cume da Senradela e de um outro, ao norte, na chamada Serra Longa. As lápides romanas que surgiram nos mesmos locais demonstram que aqueles redutos castrejos foram posteriormente romanizados. A lápide mais importante era uma consagração ao deus Júpiter, culto pagão apresentado através da seguinte inscrição: JOVI. OPTIMO. M. / ALVIS REBVRRVS / REDIDI VOTVM.
Quanto à toponímia, que também nos pode fornecer importantes indicações sobre o povoamento inicial da freguesia, temos que Cabeda parece ser de origem mineralógica, Canavial é de sentido botânico, Fornos é claramente arqueológico e Moura tem um significado óbvio. Em relação ao nome da povoação, Vilar de Maçada, provém do facto de ter sido o lugar um núcleo independente de povoadores na época da fundação da Nacionalidade. Chamava-se, essa villa, Maçada, nome de sentido botânico alusivo à macieira selvagem.

As referências escritas a Vilar de Maçada remontam a 1189. Num documento desse ano, D. Sancho I faz a doação da parte da freguesia que lhe pertencia a D. Garcia Mendes de Sousa, que já possuía parte dela. Nas Inquirições de 1220, é citada a freguesia de Sancta Maria de Vilar de Mazada e todos os lugares que lhe pertencem. Caveda, Francelos e Senra seriam os mais importantes. Estava então integrada na terra de Panóias e era na sua maioria da coroa e da Ordem do Hospital.
Certas passagens deste documento levam-nos a pensar que existiriam aqui, já nesta altura, um rudimento de municipalismo, se bem que muito primitivo. Mas terá sido aí que começou a definir-se o concelho de Vilar de Maçada. Constituído por duas freguesias, Vila Verde e Vilar de Maçada, seria extinto apenas em 31 de Dezembro de 1853, data em que a freguesia passou para o concelho de Alijó. O foral foi dado por D. Afonso III em 2 de Maio de 1253, em Lamas de Orelhão, embora o mesmo deixe algumas dúvidas, pois não consta da publicação académica de Alexandre Herculano.
Nas Inquirições de 1258, Vilar de Maçada aparece anexa à igreja da freguesia de Tresminas, e assim aparece no século XVIII. Era uma vigairaria colada apresentada pelo reitor daquele, que lhe dava de renda anual cerca de 50 mil réis e o pé de altar. Passou ainda a reitoria independente antes do fim dos padroados.
Na igreja paroquial desta freguesia, existe uma custódia-cálice do século XVII, semelhante a muitas outras que se encontram no resto do concelho. O templo é de fundação muito antiga, pois já existia no século XX, pertencendo então a fidalgos. É de uma só nave, mas é espaçoso e elegante, com altar-mor e quatro laterais, todos em talha dourada. O tecto é em madeira, apainelado, e com diversas pinturas sagradas a óleo. Tem dois púlpitos e coro. No exterior, torre sineira e um adro fechado. Em redor do templo, fazia-se uma feira mensal."


Cumprimentos,
VictorC

Reply

Direct link:

RE: Origem do nome «Vilar de Maçada»

#177283 | VictorC | 20 Dec 2007 18:51 | In reply to: #177260

Caro José Ribeiro,
uma vez que não consegui editar a minha primeira mensagem, queira aceitar, por favor, as minhas sinceras desculpas por lhe ter chamado João.
Cumprimentos,
VictorC

Reply

Direct link:

RE: Origem do nome «Vilar de Maçada»

#177426 | jose ribeiro | 21 Dec 2007 18:59 | In reply to: #177260

Caro Vitor: Chamo-me José e não João. Mas vamos ao que interessa: Continuo com muitas dúvidas quanto a macieiras dar «massada» ou «mazada» ou mesmo «maçada» até porque as macieiras silvestres são raras no nosso país e mesmo havendo, seria vilar de maceiras ou de maçãs, não estou a ver ir parar a «maçada». Pode vir de muita origem menos óbvia ou mesmo da comezinha «massa» de fazer pão, actividade ancestral nesta povoação. Quando escreve século XX em relação à igreja deve ser XV. De facto já nesses tempos se denominava Santa Maria de Villar de Massada e mais tarde Senhora da Assumpção de Villar de Maçada, quando esta paróquia esteve ligada a Três Minas.De qualquer modo foi reerguida em belo estilo barroco em 1753 e nela está sepultado um fidalgo de naturalidade portuense - António José Girão Teixeira Lobo e dentre os elementos de grande valor artístico, além da custódia que referiu, está na sacristia um quadro que representa a primeira missa no Brasil.Espero que esteja bem guardado!...E por agora é tudo, aguardo réplica. Votos de bom Natal do «cabedense» José Ribeiro.Já agora essa do nome Cabeda ou Cabêda ter origem em minérios poderia ser, mas há um documento antigo como nome «Chaveda», terra chã, que tem lógica pois fica num promontório aplainado - existe um a zona que mantém o nome«plaina»- entre o rio de S. Vicente, - rio pequeno - e o ro Pinhão. Cumprimentos e até breve, se Deus quiser.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Nov 2024, 19:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen