Família de Muros

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Brasil

Família de Muros

#181084 | iplcamara | 19 Jan 2008 13:06

Senhores,

Estou pesquisando os ancestrais de Estevão de Muros, um dos fundadores da cidade do Rio de Janeiro - Brasil, nos anos 1600.

Seria muito grata por qualquer informação.

Obrigada,

Irene Pessôa de Lima Câmara.

Reply

Direct link:

Muros

#181148 | salen | 19 Jan 2008 21:10 | In reply to: #181084

Cara Irene Pessoa de Lima,
Consta que, sob as ordens de Estácio de Sá, os portugueses fizeram uma tranqueira e dentro construiram uma povoação que foi dedicada ao patrono do rei que reinava na altura (D Sebastião). Estácio de Sá terá dado a essa povoação as suas primeiras leis, pelo que ponho à sua consideração se é plausível poder-se considerar que desde essa época já haveria uma povoação com o nome de "S Sebastião do Rio de Janeiro". Se não houver nenhum argumento em contrário, e tendo-se isso passado em 1 de Março de 1565, em 1600 já lá viveriam os netos dos fundadores.
De qualquer maneira, se Estêvão de Muros era neto de fundador, ainda pode ser considerado fundador.
Se fizer uma pesquisa simples aqui na base do Genea vai descobrir que os 'Muros' que aqui há são galegos. É muito provável que Estêvão de Muros seja ou galego ou descendente de galegos. Era muito frequente gente do mar (e não só) da Galiza vir trabalhar para Portugal por essa época (...quem diria que quatro séculos e meio passados seria o contrário).
Há um confrade aqui no Genea que estuda genealogias galegas e é muito prestável. Procure aqui em cima ao lado do pesquisar por 'genealogia da Galiza' em Tópicos ou Mensagens ou 'txispa' em Autor.
Boa sorte.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Muros

#181204 | iplcamara | 20 Jan 2008 02:03 | In reply to: #181148

Muito obrigada, caro Victor,

Vou tentar o caminho que indicou. Vamos ver se consigo adiantar minha pesquisa.

Obrigada.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181289 | Gilson Nazareth | 20 Jan 2008 20:08 | In reply to: #181084

Irene,
Tudo certo?
Vc mora no RJ? A aconselho a procurar o CBG.
Se a memória não me trai Muros é a freguesia em que nasceu o Estevão.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181290 | iplcamara | 20 Jan 2008 20:15 | In reply to: #181289

Caro Gilson,

Obrigada pela resposta. Não moro no Rio, mas em Lisboa, embora seja brasileira.
Há a possibilidade (será?) de Muros ser uma família da Galicia. Estou pesquisando e trocando informações neste forum.
Qualquer informação ajuda. Obrigada, Irene.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181324 | Gilson Nazareth | 21 Jan 2008 01:12 | In reply to: #181290

Irene,
Quando o CBG reabrir,após o Carnaval,procurarei o Estevão de Muros para vc.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181380 | salen | 21 Jan 2008 16:05 | In reply to: #181324

Cara Irene P.L Camara
Procure o livro:
Bibliografia preliminar sobre genealogia no Brasil, por Victorino Coutinho Chermont de Miranda.
Parece haver um tópico sobre o nosso caro Estevo (se era galego ...), Esteban (se era castelhano) ou Estêvão (se era portugues).
Onde? Numa biblioteca brasileira (é bom que tenha lá alguns contactos), ou na BN (de Portugal), mas é melhor procurar no site antes de lá ir para ver se têm o livro.
VF

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181381 | salen | 21 Jan 2008 16:09 | In reply to: #181084

Veja a minha mensagem erradamente enviada para o confrade G. Nazareth.
Acrescebto que o livro apenas remete para outro texto, a saber:
"A descendência dos primeiros povoadores do Rio, VIII: Estevão de Muros.
O Globo, Rio de Janeiro ..." de que não consegui saber autor nem edição.
Boa sorte. VF

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181383 | salen | 21 Jan 2008 16:13 | In reply to: #181084

Em tempo: "quem é vivo sempre aparece". Veja no link aqui do Forum:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=65534
Afinal já houve quem o estudasse a fundo!

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181385 | salen | 21 Jan 2008 16:21 | In reply to: #181084

E mais este:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=65545#lista
Veja o nº "VIII"
O que é um facto é que nada parece haver sobre ascendentes.
Pelas datas - o seu terceiro neto nasceu em 1679 - Estêvão decididamente não foi dos fundadores, mas provavelmente neto ou bisneto dos ditos.
Para essas datas pode pesquisar na TT em chancelarias dos Filipes ou de D Sebastião. Pode ser que algum cargo tenha sido dado a algum 'de Muros'.
Que as suas pesquisas galegas dêm resultado, porque por aqui não vamos muito mais longe.
Renovados cumprimentos. VF

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181398 | iplcamara | 21 Jan 2008 17:52 | In reply to: #181324

Obrigadíssima.

Vou ver se consigo, eu também, me associar, mesmo de longe, ao CBG. Hoje em dia, com Internet, tudo é mais fácil. Obrigada mesmo.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181399 | iplcamara | 21 Jan 2008 17:54 | In reply to: #181380

OK. Agradeço muito a informação. Vou dar uma olhada no site da Biblioteca Nacional de Portugal, já que estou em Lisboa. Vamos ver se tenho sorte.

Obrigada, Irene.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181400 | iplcamara | 21 Jan 2008 17:56 | In reply to: #181381

Tentarei chegar a alguma infomação. Obrigada mais uma vez. Irene.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181402 | iplcamara | 21 Jan 2008 18:03 | In reply to: #181385

Caro colega,

Sua ajuda tem sido inestimável. Já estou mais orientada quanto ao caminho a seguir. Vamos ver se tenho sorte.

Obrigada pelo apoio. Irene.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#181436 | Ricardo de Oliveira | 21 Jan 2008 20:42 | In reply to: #181402

Cara Irene

A referência é o livro de Carlos G. Rheingantz, Primeiras Famílias do Rio de Janeiro (Séculos XVI e XVII) II F-M. Publicado em 1967 pela Livraria Brasiliana Editora.
Eu descendo do Estevão de Muros (página 653), nascido por volta de 1624 e falecido no Rio (Sé 5°, 154) a 21/7/1684. Rheingantz não encontrou nenhum documento comprobatório vinculando Estevão de Muros com Domingos de Muros, nascido este último no Rio de Janeiro por volta de 1568. Seria Estevão de Muros sobrinho ou parente próximo de Domingos de Muros ? Nada consta sobre a origem da família Muros do Rio de Janeiro quinhentista/seiscentista.

Abraço

Ricardo

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#197979 | Francisco Murilo | 26 May 2008 04:26 | In reply to: #181289

Desejo informações sobre a genealogia da família Muros, pois sou descendente desta família conforme atestado pelo CBG em diploma que foi afertqado a minha familia em 1965 durante as comemorações do Quarto Centenário da Cidade do Rio de Janeiro.
Agradeço qualquer informação.
Francisco Murilo

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#198002 | Gilson Nazareth | 26 May 2008 12:05 | In reply to: #181084

Irene,
Tudo certo?
Desculpe a confusão:Muros por Parede.
Parede é que é uma freguesia.
Minha distração parece, até, piada.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#198141 | iplcamara | 27 May 2008 10:16 | In reply to: #198002

Caro Gilson,

Tive que rir com sua associação de Muros com Parede... Mas, faz todo o sentido. Estou ainda na minha busca. Se descobrir alguma coisa, aviso. Obrigadíssima. Irene.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#205708 | dufrayer | 19 Aug 2008 13:10 | In reply to: #198141

Oi Irene.

Meu pai chama-se Ivaí de Muros Duffrayer.No orkut tem a comunidade da família com muitos participantes e informações.Dá uma olhadinha lá.Eu ainda não pude me dedicar a pesquisa dos Muros porque estou terminando a Dufrayer.Você chegou em qual geração?A mãe de meu pai nasceu no Município de Araruama.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#312800 | Rodrigomanicaro | 30 Aug 2012 10:39 | In reply to: #205708

Ola sou novo aki...

Meu nome é Rodrigo Muros e a Família do meu pai vive na cidade de Araruama. Eu vi algumas pessoas dizendo que suas famílias tambem são de lá. se alguem tiver + informações sobre a família muros em araruama me de um tok valew

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#312834 | dufrayer | 30 Aug 2012 20:05 | In reply to: #312800

Olá.Como citei acima, sou filha de Ivaí de Muros Duffrayer nascido no município do Rio, filho de Francisca de Muros Duffrayer nascida no município de Araruama em 07/12/1920,ela é filha de José Fernandes de Muros e este filho de Joaquim Fernandes de Muros. Minha avó tem irmãos que nasceram em Araruama e outros nasceram na cidade do RJ, pois meu bisa saiu de Araruama para lá. Estive em Araruama e encontrei no Almanak Laemmert nos anos de 1852 até 1858 uma pessoa de nome Eliziário José de Muros que ainda não sei o grau de parentesco com os anteriores, ainda terei que pesquisar nos registros de cartório e igreja. Pode me contactar no e-mail: anaduffra@yahoo.com.br moro em Saquarema, perto de você.

Reply

Direct link:

RE: Família de Muros

#340079 | Ricarddo | 28 Dec 2013 02:04 | In reply to: #181084

Prezada boa noite,

Sempre tive curiosidade,entretanto a minha descendência segundo meus tios avós , começaram dois séculos passados , com meus tataravós vindos da Espanha e Portugal , diretamente para Macaé e teriam fundado um vilarejo de nome Frades, acima de Glicério.

E, segundo os mesmos , todos com esse sobrenome teriam parentesco com meus ancestrais.

fico no aguardo de novidades,

Muito obrigado.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 00:03

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen