Simão Rodrigues com uma filha do Tourão

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões | Pessoas | Famílias

Simão Rodrigues com uma filha do Tourão

#181725 | Lourval | 24 Jan 2008 03:09

Caros colegas,

Estou com os microfilmes de Alcains há vários meses e eu os leio e releio pois os outros que solicitei aos Mórmons nunca chegam.
Em um dia lendo os casamentos vi à margem direita "Simão Rodrigues com uma filha do Tourão". Esta chamada ao casamento faz pensar. Contudo anotei. Simão Rodrigues era filho de Pedro Rodrigues. A esposa ....era filha do Tourão e mais nada se dizia. O casamento aconteceu em 07.04.1636.
Fui anotando os filhos de Francisco Martins, o Tourão. Entre eles, Margarida, nascida em 26.12.1616. Em muitos dos batismos dos filhos do Tourão não era citado o nome da mãe, mas em um deles foi citado o nome de Ana Simão. O quadro foi se formando aos poucos. Percebi depois que Ana Simão falecera em 29.07.1624. Eu já havia anotado uns 10 filhos de Francisco Martins Tourão quando percebi que nem todos os filhos eram de Ana Simão mas somente aqueles nascidos antes de 29.07.1624, que eram apenas quatro. Os outros oito eram filhos de Francisco Martins Tourão e Constança Lopes, segundo matrimônio de Francisco. Eles se casaram em 04.11.1624. O registro de casamento de Francisco Martins Tourão com Ana Simão em 20.07.1608 nos diz que Francisco é natural de Aldeia Nova do Cabo, filho de António Dias e Isabel Martins. Ana Simão é filha de Afonso Vaz e Maria Gonçalves. O registro do segundo casamento de Francisco Martins Tourão não nos diz quem eram os pais de Constança Lopes. Francisco Martins Tourão faleceu em 14.12.1645.
Hoje, completamente por acaso, vi o segundo casamento de Simão Rodrigues, aquele que havia se casado com "uma filha do Tourão". O registro dizia que ele era viúvo de Margarida Simão e estava se casando com Catarina Gil em 14.01.1646. "Uma filha do Tourão" agora tem um nome: Margarida Simão.
Sei que descendo de Francisco Martins Tourão pois tenho uma antepassada Maria Martins Tourão casada com André Fernandes Culão cerca de 1680. Como ainda não encontrei o casamento, então não sei ainda qual é a ligação dela com o Francisco. Este poderá ser seu pai ou avô. Encontrei uma Maria nascida em 29.02.1659, filha de Manuel Antunes Gil e Maria Martins Tourão. Por fatalidade também não encontro este casamento.
Este breve relato é de interesse específico para as pessoas que estudam os registros de Alcains. Quem sabe um dia alguém que descenda de Simão Rodrigues e "da filha do Tourão" se depare com esta mensagem.

Lourval

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Sep 2024, 18:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen