Aragão de Almerim ou Figueira de castelo Rodrigues

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões | Pessoas

Aragão de Almerim ou Figueira de castelo Rodrigues

#182429 | AAAragão | 29 Jan 2008 04:23

Procurando por minha família em Portugal, achei pessoas maravilhosas, que me deram a maior atenção e que tinha o mesmo sobrenome que o meu (Aragão), mas infelizmente não eram meus parentes, mas minha luta continua, e se alguém tiver alguma notícias peço por favor que entre em contato. Os dados que tenho são estes:
Há muitos anos meu bisavô (José Miguel d'Aragão) veio de Portugal para a Brasil, e há algum tempo uma prima achou uma carta de um sobrinho dele enviada se não me engano de Guarda Gare Devesa de Jarmelo, dando notícias da família. Nomes que constavam na carta: Lídia d'Aragão, Albertino José d'Aragão, Bárbara d'Aragão, Rita d'Aragão, Horácio d'Aragão. Albertino em 1921 concorreu para um lugar nas Finanças e foi classificado. Horácio, assentou praça voluntariamente em 01 de março de 1921. E Lídia freqüentava o 1º ano do Liceu no mesmo ano e morava em Pêra do Mõço na casa de uma prima que era professora. A mãe deles faleceu em 07 de janeiro do mesmo ano. A avó deles se chamava Rita, que era mãe de meu bisavô.
Como disse os dados que tenho são bem antigos.
Agradeço quaisquer notícias.

Fui ao site de Jarmelo e coloquei lá uma mensagem também procurando pela família e esta foi a resposta que recebi:

Boa tarde D. Angélica,
Seus familiares partiram desta terra, poderá ter familia por Almeirim ou até pelas proximidades de Figueira de Castelo Rodrigo.
Um feliz ano novo

Colocada por Rebimba em 05-01-2006

Se alguém destas localidades souber de algo relacionado a minha família favor responder.
Obrigada.

Reply

Direct link:

Aragões

#182440 | salen | 29 Jan 2008 09:32 | In reply to: #182429

Cara participante Angélica Aragão,
O caminho que escolheu para fazer a sua busca de ancestrais é um dos mais correctos.
. já percebeu que, se tivesse apelido Smith e andasse à procura de parentes ingleses só por causa do apelido, nunca mais descobria nada de útil: não confundir 'família' com 'mesmo apelido' é um bom começo, mesmo entre pessoas da mesma terra;
. já percebeu também que as pessoas não são fixas: mexem-se. Figueira de Castelo Rodrigo (e não 'Rodrigues') é perto, mas Almeirim é já ao pé de Lisboa. Ir à procura de parentes afastados que provavelmente nunca ouviram falar dos seus ancestrais e que até podem não estar na disposição de interagir da maneira que V. provavelmente esperaria, pode ser decepcionante (não será a primeira nem a última vez que isso acontece);
. se quer de facto fazer pesquisa de ancestrais, continue pela via que iniciou, que está correcta. É que povavelmente os seus parentes em Portugal nunca se ligarão ao geneall, nunca se interessarão por isso, e será V. a primeira a tentar fazer esse levantamento. E pode fazê-lo com relativa facilidade a partir de onde está;
. primeiro tente descobrir a data de nascimento do Sr. seu bisavô. Depois escreva (e-mail) para o Arquivo Distrital da Guarda e dê os dados que dispõe: nome, local provável do nascimento, nome dos pais (a mãe já sabe e o pai descobre na certidão de casamento do seu bisavô ou do nascimento dos filhos dele), data do nascimento, e se conseguir descobrir (Portal do Imigrante p.ex.) a data de viagem também ajuda (eles procurar o registo do passaporte);
. e depois espera.
E é esperando que tenha sucesso na sua pesquisa que me despeço.
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 04 Jul 2024, 01:10

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen