Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
This topic is classified in the following rooms Regiões
Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caros confrades
Num registo de baptismo de 1811 surge "... natural do Arnal, freguesia de S. Simão, bispado de Leiria".
Ora à primeira vista parece óbvio que se trata do Arnal da freguesia de S. Simão de Litém, concelho de Pombal, porém esta fregesia só surge em 1835 por desanexação da freguesia de Santiago de Litém.
Então que lugar será este? Apenas conheço outro Arnal na freguesia da Maceira.
Já agora as famílias em questão são os Oliveira Mascarenhas, pelo que se este nomes nestes lugares vos soarem conhecidos, digam por favor qualquer coisa.
Cumprimentos
João Reis
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Confrade,
Só há muito pouco tempo passei a frequentar este fórum. Desde logo fiquei rendido e entusiasmado com a grande potencialidade do mesmo, já que, sem margem para dúvidas, permite um intercâmbio de conhecimentos e experiências interessantíssimos, possibilitando-nos alcançar aqueles novos elementos e pistas, que o tempo ocupado com as nossas actividades profissionais e afazeres diários normalmente nos obrigam a remeter para períodos mais longínquos.
Dos tópicos de discussão abertos no fórum, dois houve que foram determinantes para esta minha expectativa: os “Mascarenhas de Ázere ou Midões”, aberto por jreiscaldeira e “Cunhas da Cortiça – Arganil”, aberto por zmcm e onde também intervém joão reis.
Trata-se de famílias de que me ocupo há alguns anos e relativamente às quais possuo alguma informação. Chegado a este ponto pergunto se o Caro Confrade é o mesmo que intervém naqueles dois tópicos. Se assim é, acho que tenho alguns elementos interessantes e que poderão esclarecer algumas das dúvidas por si ali colocadas. Contudo, vou precisar de mais alguns dias para pôr algumas das minhas notas convenientemente de pé, dando-lhe seguidamente (talvez no próximo fim-de-semana) conhecimento desses elementos nos tópicos em questão. Vou também aproveitar para tentar esclarecer algumas dúvidas que a actual página da família Mascarenhas Reis Caldeira, que presumo seja da sua autoria, me suscita num ou noutro passo.
Passando, então, à questão colocada neste tópico, e por força do estudo que venho fazendo das famílias acima referidas, julgo poder com segurança afirmar que o lugar do Arnal é mesmo o de Santiago de Litém e de São Simão de Litém, concelho de Pombal, Bispado de Leiria, locais de origem da família Oliveira Mascarenhas, ramo que tenho por descendente de André Mascarenhas Coelho, de Abiúl, no concelho de Pombal, de onde, por sua vez, vêm os Silveiras Mascarenhas, de Ázere.
Será que poderá fornecer mais alguns dados sobre o registo de baptismo de 1811 a que se refere? Talvez elementos mais objectivos (a própria transcrição, por exemplo) possa ajudar a um melhor enquadramento.
Só uma última nota: os registos paroquiais de Pombal, nas freguesias em causa, sofrem de falhas em alguns anos, fruto do perecimento de alguns dos livros respectivos (diz-se que por culpa das invasões francesas).
Com os melhores cumprimentos,
am-c
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro João Reis
A informação da criação da freguesia de São Simão de Litém em 1835 por desanexação da freguesia de Santiago de Litém consta de um artigo publicado há anos na Revista "Terras da Nossa Terra".
Nunca encontrei nenhum elemento histórico que o confirme. Todavia por essa época houve uma Reforma Administrativa que pode ter dado origem a alguma má interpretação.
Na realidade São Simão é muito anterior. Em 1211 já existia a paróquia de São Simão da Ribeira de Litém na dependência de Colmeias desmembrando-se desta pouco depois.
Será de concluir que o registo de baptismo se refere mesmo ao lugar do Arnal da freguesia de São Simão de Litém.
A partir dos nomes Oliveiras Mascarenhas não me ocorre qualquer referência mas com outros elementos do referido registo de baptismos é possível que possua dados que lhe possam ser úteis.
Ao seu dispor!
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro am-c
Sou eu mesmo o autor das mensagens dos tópicos referidos, JReisCaldeira ou João Reis são exactamente a mesma pessoa - Eu. Se já consultou a página da familia Mascarenhas Reis Caldeira facilmente me identificará.
Foi com grande agrado que li a sua mensagem e, confesso, estou mesmo ansioso pelos dados que me prometeu.
já agora, não levará a mal,se lhe perguntar a razão do interesse por esta família, é descendente dela? seremos parentes?
Houve um pequeno engano, o registo de 1811 não é de baptismo mas sim de casamento, do casamento António da Silva Nogueira e Teresa Fortunato da Silveira Mascarenhas de Carvalho, em Ázere no dia 15 de Março de 1811.
Vou então colocar os dados que são do meu conhecimento:
1.António Oliveira Mascarenhas (n. das Claras, freguesia de Vermoil (?), bispado de Leiria) casou com Ângela Maria (do Arnal, S. Simão), tiveram:
1.1 Joaquina Inácia Oliveira Mascarenhas (n. do Arnal) casou com Manuel Gomes de Carvalho, escrivão e tabelião das câmaras de Ázere e Sinde, natural de Coimbra (Santa Justa), filho de José Joaquim da Silveira e de Joaquina de Távora Leitão Souto Maior, ambos de Coimbra (Santa Justa), tiveram:
1.1.1. Teresa Fortunata da Silveira Mascarenhas (n. provavelmente em Coimbra) casou em Ázere a 15 de Março de 1811, com António da Silva Nogueira (de São Paio de Farinha Podre), filho do bacharel em cânones Bernardo da Silva (de Farinha Podre) e de Luisa Eufrásia de Abreu (provavelmente de Besteiros, Castelões, Tondela), neto paterno de Bernardo da Silva e de Maria Nogueira de Figueiredo (ambos de Castinçal, freguesia de Farinha Podre) e materno de José Ribeiro Saraiva e de Ana Joaquina (de Castelões - Tondela)
1.1.2. Maria Isabel Silveira Mascarenhas (n. prov. já em Ázere) casou em Ázere a 9 de Outubro de 1833 com António Homem Figueiredo, filho do Capitão Manuel Homem Figueiredo e de Teresa Brito Brandão (de Ázere), neto paterno de avô incógnito e de Francisca Oliveira e materno de António Dias e Teresa Brito Brandão.
Tenho ainda alguns dados sobre a descendencia de Teresa Fortunata e António Silva Nogueira (meus 5ºs Avós), que os disponibilizo se lhe interessar.
Obviamente que estou ao seu inteiro dispor para qualquer esclarecimento sobre a página Masc.-R-Caldeira ou sobre estes dados.
Cumprimentos
João Reis Caldeira
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Cara(o) Metila
Muito obrigado pela informação, bastante importante e ilucidativa e que explica perfeitamente esta pequena confusão.
Eu enganei-me na mensagem inicial, porque o registo que tenho, diz respeito a dois casamentos em Ázere, peço-lhe que verifique a minha mensagem anterior neste tópico.
Com os melhores cumprimentos
João Reis
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro João Reis Caldeira,
Sou descendente da família Mascarenhas, de Ázere, e pelos dados de que disponho não tenho a mais pequena dúvida de que somos efectivamente parentes. Dentro em breve enviar-lhe-ei os tais elementos de que disponho. Espero não defraudar as suas expectativas.
Quanto ao assento de casamento referido, de 15 de Março de 1811, é do meu conhecimento: trata-se do casamento dos meus 4ºs avós.
No que se refere aos elementos que agora indica, verifico a existência de algumas imprecisões, que se devem a lapso do próprio assento, mas que, confrontados e complementados com outros documentos de que tenho conhecimento, poderemos rectificar do seguinte modo:
1. O lugar é Claros e a freguesia é Vermoil, do concelho de Pombal.
1.1. Joaquina Inácia de Oliveira Mascarenhas, tenho-a como natural do lugar de Claros, freguesia de Vermoil, Pombal, Bispado de Leiria. Seu marido, Manuel Gomes de Carvalho, tabelião do Judicial, Notas, Orfãos e Sisas e escrivão das câmaras de Ázere e Sinde, foi baptizado a 20 de Dezembro de 1758 e era filho de José Joaquim da Silveira da Costa e de Dona Joaquina Rosa de Haro Leitão de Távora Souto Mayor, ambos da cidade de Coimbra.
1.1.1. Teresa Fortunata da Silveira Mascarenhas de Carvalho, nasceu em Coimbra, freguesia de Sta. Justa, tendo sido baptizada a 23 de Fevereiro de 1793. Casou com António da Silva Nogueira, natural do lugar da Portela, freguesia de Santiago, do concelho de Tondela, tendo este sido baptizado a 4 de Maio de 1779. Foi tabelião em Ázere e Sinde, escrivão do concelho e proprietário. Filho do bacharel em cânones Bernardo da Silva Henriques, natural da vila e freguesia de Santa Maria de Tondela, advogado, e de sua mulher Dona Luísa Eufrázia de Abreu e Ataíde Cerveira, natural do lugar do Ribeiro, freguesia de Castelões, do concelho de Tondela. Neto paterno do Doutor (cânones) Bernardo da Silva, natural do lugar do Ribeiro, freguesia de Castelões, do concelho de Tondela, Bispado de Viseu, e de sua mulher Maria Nogueira de Figueiredo, natural do lugar do Castinçal, freguesia de São Paio da Farinha Podre, Bispado de Coimbra. Neto materno do Doutor (cânones) José Ribeiro Cerveira (e não Saraiva, como por lapso o pároco fez constar do assento a que nos reportamos), natural da Rua da Carreira, freguesia de Santiago, da Vila de Penamacor, Bispado da Guarda, e de sua mulher Dona Ana Joaquina Antónia Almeida de Andrade e Abreu, do lugar do Ribeiro, da freguesia de Castelões, do concelho de Tondela, onde eram assistentes.
1.1.2. A tia Maria Isabel da Silveira Mascarenhas já nasceu, de facto, em Ázere, aos 29 de Abril de 1799, tendo sido baptizada a 5 de Maio do mesmo ano. Foram padrinhos Nossa Senhora dos Milagres, de Tábua (tocou por ela o Prior Proprietário Paulo Ferreira Figueira Coutinho) e D.ª Isabel Nogueira.
Para já, é o que posso comentar em relação ao referido assento e aos pontos por si enunciados.
Para breve, fica então prometido mais algumas achegas sobre estas linhas, e, claro está, que tenho o maior interesse em confrontar numa próxima oportunidade os seus elementos sobre a descendência da Teresa Fortunata e de seu marido António.
Cordiais cumprimentos
am-c
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro am-c
Nem imagina o entusiasmo com que verifiquei os dados que me forneceu, o meu muito obrigado, e (vai-me perdoar) estou expectante para saber mais.
De facto eu não tinha mais dados sobre a ascendência (do casal Teresa - António S Nogueira) do que aqueles que lhe forneci, apenas disponho de dados da descêndencia deste casal e mesmo assim muito incompletos, no entanto estive hoje no AUC, onde entre outros dados consultei os registos de baptismo da tia Maria Isabel, que se confirmam com os seus dados e encontrei também, mesmo à hora do encerramento do Arq. o registo de baptismo de Bernardo da Silva (filho) na freguesia de Farinha Podre, consultei o registo apressadamente (e mesmo assim só consegui graças à ajuda valiosissima do Dr. Pedro França) e o que encontrei o baptismo em Farinha Podre (tenho de confirmar qual o lugar) no dia 221/12/749 de Bernardo, nascido no dia 16, filho do Doutor Bernardo da Silva e de Maria Nogueira de Figueiredo, neto paterno de André Henriques e de Antónia Jerónima, de Tondela; neto materno de António Francisco e Isabel Nogueira dos Castinçais, Farinha Podre.
Espero que tenha sido útil,
Já agora de que filho do casal em causa descende?
Com os melhores cumprimentos
João Reis
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro João Reis
Devo confessar que o entusiasmo é reciproco e que foi com grande satisfação que vi esta sua resposta.
Ainda não tinha localizado o assento de baptismo do Bernardo da Silva Henriques (meu 5º e seu 6º avô, não é assim?). Os dados daí resultantes conferem com os que eu já possuía, com excepção da naturalidade. Eu tinha indicação de que este Bernardo filho era natural de Tondela e pelos vistos é da Farinha Podre. Faz sentido, pois os pais, o Doutor Bernardo da Silva e sua mulher Maria Nogueira de Figueiredo, foram assistentes no lugar do Castinçal, na freguesia da Farinha Podre, Bispado de Coimbra.
As minhas referências resultam do assento de casamento (já agora aqui vai mais um dado para a sua base de informação) do Bacharel Bernardo da Silva Henriques com Dona Luísa Eufrásia de Abreu e Ataíde Cerveira, de 8 de Junho de 1778, da freguesia de Castelões, concelho de Tondela, Bispado de Viseu.
Assim, com base no cruzamento destes nossos dados, parece-me que podemos dar como assente o seguinte: Bacharel (cânones) Bernardo da Silva Henriques, nascido a 16/12/1749 e baptizado a 21/12/1749, natural da freguesia da Farinha Podre, Bispado de Coimbra, filho do Doutor (cânones) Bernardo da Silva, natural da freguesia de Santa Maria de Tondela, e de sua mulher Maria Nogueira de Figueiredo, natural do lugar do Castinçal, freguesia da Farinha Podre, neto paterno de André da Silva Henriques e de sua mulher Antónia Jerónima, ambos da freguesia de Santa Maria de Tondela, e neto materno de António Francisco e de Isabel Nogueira de Figueiredo, ambos do lugar do Castinçal, da freguesia da Farinha Podre.
Como informação complementar, posso acrescentar que o referido Bernardo da Silva Henriques estudou na Universidade de Coimbra (já consultei o respectivo verbete de matrícula) e foi advogado (tenho uma transcrição notarial em que a tia Isabel da Silveira Mascarenhas lhe revoga uma procuração e onde expressamente o Bernardo é referido como sendo advogado).
Quando puder, agradeço que me possa confirmar o local de nascimento (será Castinçal?) e a respectiva data do baptismo (dia 21 ou 22 de Dezembro?) do Bernardo.
Quanto aos nossos Mascarenhas, sou 3º neto de José Joaquim da Silveira Mascarenhas e bisneto de Maria Amélia da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas, natural de Ázere, nascida a 7 de Setembro de 1847 e baptizada a 8 de Outubro do mesmo ano, e que casou também em Ázere, a 27 de Janeiro de 1877, com Alberto Ferreira Pinto Basto de Carvalho, da Casa e Quinta das Fontaínhas, em Couchel, concelho de Vila Nova de Poiares, onde igualmente viveram.
Já agora, lembra-se de eu ter referido uma dúvida suscitada por uma das árvores da página da família Mascarenhas Reis Caldeira? Ora, é precisamente ao nível da descendência do nosso avô José Joaquim da Silveira Mascarenhas. Nos meus dados, resultantes das consultas aos livros paroquiais de Ázere, só registei três filhos: José Aires, nascido a 13 de Fevereiro de 1839 e baptizado a 10 de Março do mesmo ano (sob condição, por já ter sido baptizado em casa), José Germano, nascido a 19 de Maio de 1841 e baptizado a 7 de Junho do mesmo ano, e Maria Amélia, acima referida. Ou seja não dei pela sua trisavó Maria Augusta da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas. Tem cópia do assento de nascimento? Fico grato se me puder facultar os respectivos elementos, de modo a complementar os meus registos.
Conforme o prometido, pelos próximos dias vou tentar enviar-lhe mais alguns elementos de que disponho, para, assim, irmos cruzando os nossos registos.
Até lá, apresento-lhe os meus cumprimentos.
am-c
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Primo am-c
Não leve a mal dirigir-me a si deste modo, mas visto que somos parentes...
Não há dúvida que este fórum revelou-se fantástico permitindo e fazendo descobrir primos afastados que nem sequer se conhecem, o que possibilita atroca de informações que de outro modo seriam difíceis de obter.
Quanto ao nosso avô Bernardo, quando voltar a Coimbra consultarei com mais calma o seu registo de nascimento e comunicar-lhe-ei os dados pormenorizados, no entanto posso lhe confirmar que foi baptizado no dia 21 de Dezembro.
Quanto aos nossos avós José Joaquim da Silveira Mascarenhas e Mª José da Cunha Figueiredo Castello Branco, eles tiveram pelo menos 10 filhos, como consta do testamento da filha Norberta Cândida da Cunha Mascarenhas, de 1908, que manda rezar missas pela alma dos seus 7 irmãos já falecidos e pelos irmãos ainda vivos que vierem a falecer, como ela fala de irmãos no plural, pelo menos dois são, o que contando com ela perfaz um mínimo de 10 irmãos, esta nossa tia Norberta morreu solteira e sem descendência.
Quanto a não ter encontrado a minha trisavó Mª Augusta deve-se ao facto de embora tendo nascido em Ázere (em 15 de Julho de 1850), ela foi baptizada na Sé Velha de Coimbra a 14 de Agosto do mesmo ano, já agora tendo como padrinhos o Visc. da Graciosa (representado com procuração por José Ayres, irmão da baptizada) e Dona Mª José de Morais (representada com procuração por Mª do Patrocínio, irmã da baptizada).
Já me tinha cruzado com os registos de baptismo do tio José Ayres (que nasceu em 1841 e não em 1839, com base em documentos eclesiásticos do próprio) e com a sua bisavó (minha tia-trisavó) Maria (só agora com as suas informações soube que o segundo nome era Amélia) que durante algum tempo tomei como sendo a "minha" Mª Augusta. Já agora quem foram os padrinhos da sua bisavó?, reconheço a madrinha - Duquesa da Terceira, mas não consegui descodificar o padrinho, nem com a ajuda das funcionárias do arquivo, apenas consegui ver Duque.........(?).
Assim sendo já temos identificados os seguintes filhos do citado casal, casado em São Martinho da Cortiça em 19/11/1812:
-- José Germano da Cunha Mascarenhas, bacharel em Direito, secretário-geral de São Tomé e Principe, primeiro oficial da Dir. Geral de Contabilidade pública do Min. Fazenda.
-- José Ayres da Silveira Mascarenhas, Padre, Bacharel em Filosofia, chantre da Sé de Luanda, governador do bispado de Luanda, etc (que oportunamente lhe transmitirei)
-- Mª do Patrocínio
-- Mª Amélia
-- Mª Augusta
-- Norberta Cândida
e havemos de encontrar os outros!
Cumprimentos
João Reis
p.s. - à noite tentarei verificar outros dados e enviar-lhos-ei.
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
caro Primo am-c
Obviamente que existe uma gralha na data de casamento dos seus trisavós (meus tetravós) eles casaram em 19/11/1834.
Cump.
João Reis
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Primo...Caro João (uma vez assumido o parentesco e dado que o nosso contacto vai seguramente continuar assíduo, porque não um tratamento menos formal?)
De facto, este nosso encontro foi fantástico. Voltei a mexer nos meus papéis e a tratar dos antepassados com grande entusiasmo. Acho que podemos, se para isso estiver disponível, desenvolver um trabalho interessante e com expectativa de resultados que dificilmente se alcançam através da investigação isolada.
Antes de passar a responder à sua última mensagem, gostaria de colocar à sua consideração o seguinte: parece-me que o tema de referência deste tópico, mais relacionado com uma questão de divisão administrativa territorial/geográfico, foi, entretanto, largamente extravasado. Não acha que se o mesmo fosse redenominado (não sei se é possível), ou reconduzido para aquele outro aberto sobre o tópico “Mascarenhas de Ázere e Sinde” (acho que é este o titulo do tópico), ou ainda a abertura de um outro com referência expressa à(s) família(s) e local/locais em causa, poderia motivar maior intervenção de outros confrades e, consequentemente, eventuais contributos relevantes para o tema? Pense no assunto e dê-me a sua opinião.
Foi com muito interesse e atenção que tomei nota da sua última mensagem, tendo-lhe a agradecer as correcções feitas e os elementos indicados.
O mistério da sua trisavó Maria Augusta, minha tia-bisavó, fica, assim definitivamente esclarecido. Estou convencido de que se não fosse esta sua indicação dificilmente daria com tal registo.
Também os dados por si indicados no que se refere ao tio José Ayres são importantes. Tinha para mim que o José Ayres era mais velho que o José Germano. O problema é que tendo ambos o primeiro nome igual, José, e fazendo os assentos de baptismo dos mesmos apenas referência aos primeiros nomes, José, estava a incorrer em erro, agora esclarecido e rectificado, Assim, temos o José Germano da Cunha Mascarenhas nascido a 13/2/1839 e baptizado a 10/3/1839 (assento do Livro de Baptismos, de fls. 75 v., de Ázere), e José Ayres da Silveira Mascarenhas nascido a 19/5/1841 e baptizado a 7/6/1841 (assento do Livro de Baptismos, de fls. 91 v. e 92, de Ázere).
Já agora, tenho a seguinte informação quanto à matrícula dos mesmos na Universidade de Coimbra, que indico para que possa complementar a sua base de dados, se é que ainda não tem tais registos: José Ayres da Silveira Mascarenhas – Teologia, em 9X1855, e Filosofia, em 25X1861; José Germano da Cunha Mascarenhas – Direito, em 15X1855.
Quanto aos padrinhos da minha bisavó Maria Amélia, eles foram a Duquesa da Terceira e o Duque de Saldanha.
No que se refere às descendências, tenho nos meus apontamentos os seguintes registos:
António da Silva Nogueira e sua mulher Teresa Fortunata da Silveira Mascarenhas de Carvalho
1. José Joaquim da Silveira Mascarenhas (bap. 30/8/1812, Ázere)
2. Joana Clementina da Silveira Mascarenhas (bap. 29/4/1814, Ázere)
3. Maria dos Prazeres da Silveira Mascarenhas (bap. 10/10/1816, Ázere)
4. António da Silveira Mascarenhas (bap. 7/3/1822, Ázere)
5. Francisco de Sá Nogueira (bap. 6/2/1824, Ázere)
6. Maria da Silveira Mascarenhas (bap. 8/6/1832, Ázere)
7. Luís da Silveira Mascarenhas (bap. 29/5/1835, Ázere)
8. Maria Adelaide da Silveira Mascarenhas (bap. 1/11/1838, Ázere)
Não sei se me escapa algum ou alguns outros. Confira com os seus elementos e diga-me alguma coisa. Tenho ainda mais informações sobre estes irmãos, designadamente quanto a descendências, que vou preparar e depois logo lhe envio.
José Joaquim da Silveira Mascarenhas e sua mulher Maria José da Cunha Figueiredo Castelo Branco
1. José Germano da Cunha Mascarenhas (bap. 10/3/1839, Ázere)
2. José Ayres da Silveira Mascarenhas (bap. 7/6/1841, Ázere)
3. Maria do Patrocínio da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas
4. Maria Amélia da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas (bap. 7/9/1847, Ázere)
5. Maria Augusta da da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas (bap. 14/8/1850, Sé Velha, Coimbra)
6. Norberta Cândida da Cunha Figueiredo da Silveira Mascarenhas
...e os outros mais havemos de encontrar!
Tenho fotografias de quase todos estes. São elementos interessantes que um dia, se quiser, lhe poderei facultar cópias. Tenho igualmente nota do registo da nomeação do tio José Germano para a Direcção-Geral de Contabilidade Pública do Ministério da Fazenda.
O João tem cópia do testamento da tia Norberta? E os elementos que refere em relação aos tios José Germano e José Ayres, quanto aos cargos que desempenharam foram recolhidos onde?
No fim-de-semana vou tentar alinhavar mais alguns elementos para lhe remeter. Entretanto, e até lá, fico a aguardar os seus comentários e notícias
Cumprimentos,
António Mascarenhas de Carvalho
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro António
Concordo completamente consigo, quer no modo de nos tratarmos, quer na sua sugestão de utilizarmos um tópico mais adequado ao tema que estamos a tratar.
Eu sugeria que utilizassemos o tópico já existente - "Mascarenhas de Ázere e Midões", embora Midões não seja a localidade mais indicada, foi colocada porque o nosso avô José Joaquim da Silvª Mascarenhas foi Escrivão e tabelião da comarca de Midões, por decreto de 5 de Agosto de 1845 (RGM) que poderá confirmar no TTonline, onde aparece com o nome deturpado J. J. S. Mascaranhas, assim mesmo com A.
Bem, adiante vou agora mesmo passar para o outro tópico.
Cumprimentos
João Reis
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Boa noite Sr. am-c
Na sua mensagem à qual respondo faz referência a um familiar que terá vivido na Quinta das Fontainhas por volta de 1877. Conhece a ligação dessa pessoa ao pd. Francisco Ferreira de Carvalho, doutor em cânones e lente na U. Coimbra (pelo menos nos anos 40 do sec. XIX) que também foi proprietário dessa casa? Julgo que devem ter sido contemporâneos.
Muito obrigada,
L.G.
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Cara Leonor,
O familiar que refiro, Alberto Ferreira Pinto Basto de Carvalho, é meu bisavô e sobrinho do Padre Francisco Ferreira de Carvalho, Doutor em Cânones e Lente na Universidade de Coimbra.
O Padre Francisco Ferreira de Carvalho era irmão de meu trisavô, Caetano Ferreira de Carvalho, da Casa e Quinta das Fontainhas, em Couchel, Vila Nova de Poiares.
A Leonor também tem ligações à Casa das Fontaínhas? Possuo mais alguns dados sobre as descendências dessa Casa e sobre o Padre Francisco Ferreira de Carvalho - que provavelmente para si não serão novidade - que terei muito gosto em partilhar consigo.
Caso entenda contactar-me por outro meio para além deste, poderá fazê-lo através do e-mail am-c@sapo.pt.
Espero que tenha ajudado alguma coisa e fico a aguardar as suas notícias.
Cumprimentos,
António M C
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Exmo senhor,
Chamo-me Aniceto Ferreira de Carvalho, natural de Couchel, nascido em 1935.
O meu avô era Alfredo Ferreira de Carvalho, de Val de Vaz, nascido por volta de 1880.
É bem provável que haja entre nós algum parentesco.
Fui eu que lhe enviei um mail há dias.
Cordiais cumprimentos
Aniceto Ferreira de Carvalho
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Senhor,
De facto recebi um e-mail, penso que seu, mas não o consegui abrir. Se puder reenviá-lo, agradecia.
É possível a existência de alguma ligação familiar, se bem que o apelido composto Ferreira de Carvalho, relativamente à Casa das Fontaínhas, caiu na geração do Padre Francisco Ferreira de Carvalho e de seu irmão, Caetano Ferreira de Carvalho.
Tem notícia dos pais e avós do seu avô Alfredo F C?
Fico a aguardar as suas notícias e e-mail.
Com os melhores cumprimentos,
AMC
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caros Confrades.
Para quem estude esta zona, ou já tenha passado pelos paroquiais desta freguesia, procuro informações sobre estes indivíduos:
Filipe Mendes, natural de Arnal, S. Simão de Litém(Pombal), casou a 7/2/1723 em S. Domingos de Maranhão(Avis) com Mónica Maria (b. 26/12/1701 Cano, Sousel), filha de Domingos Ribeiro e Catarina Dias.
Filipe Mendes é filho de Francisco Gameiro e Maria Mendes, ambos naturais de S. Simão de Litém
Quaisquer informações sobre estes indivíduos, agradeço desde já.
Cumprimentos.
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Paulo Rosado
Estudei um pouco a zona a que se refere mas quase me limitei aos Registos Paroquiais. Tudo o que foi anterior ao séc. XIX desapareceu...
No entanto uma pequena luzinha:
O cura Manuel de Abreu na informação que prestou em 14/5/1721 para a Academia Real de História refere uma Maria Mendes, que teria a seu cargo a ermida do Arnal, da invocação de Santo Amaro. A referida Maria Mendes seria sobrinha do Pe. António da Cruz que terá erigido essa ermida " há cerca de 89 anos", ou seja, cerca de 1632.
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Cara metila
Obrigado pela informação, já percebi que provavelmente as Invasões Francesas, fizeram desaparecer os paroquiais dessa e outras freguesias, é pena...
Quanto à referência do cura Manuel de Abreu, agradeço essa dica, mas poderia-me indicar qual é a ref. bibliográfica de onde tirou essa informação?
Obrigado pela ajuda.
Cumprimentos.
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
O Cura Manuel de Abreu era pároco de São Simão de Litém e nessa qualidade respondeu ao inquérito mandado fazer em 1721 pela Academia Real de História.
Consta do Fundo Geral da Biblioteca Nacional, Ms. 153: Notícias Eclesiásticas do Bispado de Leiria, fls. 66, Doc. 10.
Cumprimentos
António
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro António.
Mais uma vez obrigado por essa dica, que vou explorar.
Cumprimentos.
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Paulo
Registo de casamento de uns antepassados meus (obtido numa habilitação do S.O., anterior ás invasões):
15/10/1738 - Manuel Fern. com Juliana Maria, filha de Francisco Antunes e Isabel Gameira, moradores no Arnal.
testemunha (entre outras): José Gameiro, do Arnal
Em 1772 o casal Francisco Antunes e Isabel Gameiro, são ainda vivos e vivem "limpamente de suas fazendas", diz-se ainda que a Isabel Gameiro era natural da Barriqueira, freguesia de São Tiago de Litém.
O casal referido é contemporânio do Filipe Mendes que refere, se não vejamos: o Filipe terá nascido a c. de 1695 (idade média de 28-30 anos no casamento) e a minha Isabel Gameiro deverá ter nascido na mesma altura (20 anos de idade da filha Juliana na altura do casamento + 25 anos de idade (estimativa média) ao nascimento da filha Juliana, o que dá -45 anos= 1693) isto claro são estimativas.
Não deverão ser irmãos (embora o possam ser) pois o Filipe nasceu no Arnal e a minha Isabel, nasceu na freguesia vizinha, mas deverão ser parentes, até pelo facto de a minha Isabel passar a ser moradora no Arnal (o marido, embora da freguesia de S. Simão, não é do Arnal, mas de um lugar chamado Braçoeira). Pelo facto de eles, já casados, serem lavradores (com fazendas próprias) no Arnal, faz supor que familiarmente algum deles terá raízes nesse lugar, e por aquilo que me diz, bem poderá ser pelos Gameiro.
Diga qualquer coisa
Cumprimentos
João Caldeira
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro João Reis.
Li com muita atenção o que escreveu, e parece-me que as suas deduções podem estar correctas, e apesar de não conhecer a zona em particular, parece-me pouco provável que na mesma freguesia pudessem existir pessoas de apelido Gameiro que não fossem da mesma família, pelo que, parece-me perfeitamente plausível de a sua Isabel Gameira deveria ser efectivamente ter alguma relação de parentesco, primos ou irmãos, com o meu Filipe Mendes.
A minha família provêm na sua esmagadora maioria da região do Alentejo, principalmente de Arraiolos, no entanto, surgem-me alguns ascendentes originários de outros distritos, como é o caso do Filipe Mendes, que, por razões que naturalmente desconheço, imigrou para a região do Alentejo, talvez em busca de trabalho, ou apenas de uma vida melhor, e se estabeleceu nesse local.
Da sua vida apenas sei o que aquilo que é referido no seu assento de casamento e assento de baptismo do filho, e como pelo que sei, não existe possibilidade de recuar mais, em virtude dos registos paroquiais desta freguesia terem desaparecido, todas as eventuais achegas que possam vir de outras fontes são muito bem vindas, pelo que, agradeço a partilha da informação que transmitiu.
Cumprimentos.
Paulo Rosado
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Exmo. Sr. Antonio M C
Chamo-me Maria Amália e tenho parentesco com os anteriores proprietários da Casa da Avessada, localizada também em Couchel, Vila Nova de Poiares. Tive conhecimento (verbal) que um dos nossos antepassados foi Padre, nascido em meados do seculo XIX, viveu até cerca de 1920, foi lente de matematica da UC e era pintor. Desconheço o seu nome mas, por consulta de um documento avulso, suponho ter-se chamado Francisco Ferreira Lucas de Carvalho. Pela leitura do conteudo de um Blog sobre personalidades de Vila Nova de Poiares, verifiquei que teria como padrinho o Padre Dr. Francisco Ferreira de Carvalho.
Gostaria de lhe perguntar se tem alguma informação sobre o meu antepassado.
Muito obrigada.
Cumprimentos.
Maria Amália
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro António Mascarenhas de Carvalho,
Gostaria de chamar a atenção para o meu tópico Henriques e Carvalhos do concº de Vila Nova de Poiares (ver em http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=298994), para saber se tem alguma informação para mim.
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro Ângelo Queiroz da Fonseca,
Antes de mais, um pedido de desculpa por só agora lhe responder, mas estive fora durante uns dias e não me foi possível fazê-lo antes.
Já vi o seu tópico sobre os Henriques e Carvalhos, do conc.º de Vila Nova de Poiares e penso que poderei ter alguma informação mais que lhe possa interessar. Por outro lado, verifico que também possui dados sobre os Seco da mesma zona, ramo famíliar que também me diz respeito e interessa, pelo que igualmente gostaria de trocar algumas palavras e eventuais outros elementos sobre esta família consigo.
De modo a objectivar melhor os elementos em causa, e antes de os disponibilizarmos nos respectivos tópicos, talvez fosse preferível trocarmos algumas palavras, sugerindo para esse efeito a utilização do e-mail. Caso concorde com este método, poderá contactar-me para am-c@sapo.pt.
Ficando a aguardar pelas suas notícias, deixo-lhe os meus melhores cumprimentos,
AMC
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Caro António Mascarenhas de Carvalho,
Muito agradeço a sua resposta com a qual estou plenamente de acordo e em resultado disso irei contactá-lo directamente.
Entretanto, alerto-o para a correcção que fiz no meu tópico (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=299681).
Com os melhores cumprimentos,
Ângelo da Fonseca
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Cara Maria Amália,
julgo que nos conhecemos há anos em Couchel. Sou de Braga...lembra-se?
Tenho feito algumas investigações, poderemos trocar alguns dados por email?
Cumprimentos,
Leonor
Direct link:
RE: Arnal - Freg. S. Simão - Bisp. Leiria
Olá Leonor,
a sua mensagem foi uma agradável surpresa para nós.
É claro que não me esqueci da Leonor...
Alguns anitos se passaram entretanto, mas ainda recentemente encontrei numa gaveta o vosso cartão que na altura nos deixaram... E também faço gosto em lhe dizer que no baptizado do meu neto Henrique, já lá vão cerca de quatro anos, a toalha de linho bordada que utilizámos na cerimónia religiosa foi a mesma que teve a gentileza de nos oferecer
nessa visita... Uma opção em jeito de simples homenagem... Difícil de explicar.
O João, meu marido, é que começou essa pesquisa, mas de facto não foi longe nos resultados.
Apesar de não ter conseguido saber muito mais, não desistimos de fazer mais procura.
Agradecemos todas as informações que goste de nos dar. Da nossa parte, também pode contar com as nossas respostas, na medida do possível.
Quando quiser, pode utilizar o meu endereço de email: mahcmf28@gmail.com
Um abraço
Amália e João
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 22 Jan 2025, 16:33