Rodrigues e Ferreira de Castanheiro e Várzeas

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Rodrigues e Ferreira de Castanheiro e Várzeas

#184388 | Nelita | 10 Feb 2008 19:02

Caro João:

Hoje vou só enviar uma dúvida ou correcção, pois tenho que me ausentar.

Diz que Catarina de Payva é irmã de António da Costa Payva, mas eu tenho um casamento em Várzeas, (9/5/1700) de Manuel Fernandes Simão, natural de Várzeas, filho de Manuel Fernandes Simão e de Ana Lopes, com Maria Ferreira, natural do Castanheiro, filha de Tomé Rodrigues e de Ana Ferreira. (Este Tomé Rodrigues, meu antepassado directo, pois já tinha outro filho casado em Várzeas, de nome Lourenço Rodrigues, teve dois casamentos, segundo parece, embora a falta de livros do Castanheiro não deixe caraterizá-lo devidamente e não sei se Lourenço Rodrigues, meu 5º avô, era filho também de Ana Ferreira). Gostava de saber, mas agora é para dizer que os padrinhos de casamento, foram António da Costa Paiva e Catarina de Paiva, filha de Francisco Fernandes, de Várzeas.
Havia duas com esse nome?
Quem era esta Catarina? Eu não tenho elementos suficientes, mas não era irmã de António Costa.
Gostava que me ilucidasse, se possível e também em relação às dúvidas com Clara de Sousa, essa sim, irmã de António da Costa.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Rodrigues e Ferreira de Castanheiro e Várzeas

#184402 | jaboo | 10 Feb 2008 19:53 | In reply to: #184388

Cara Nelita,

Deve ter sido erro meu. Desculpe. A confusão vem do facto de existir 2 Antonio da Costa Paiva. Eram pai e filho. A Clara de Sousa de Azevedo era filha de Antonio da Costa Paiva e Azevedo e irmã do padre Antonio da Costa Paiva, abade do Souto de Penedono.
A Catarina de Paiva era filha de Francisco Fernandes Monteiro e Maria Lopes de Paiva, esta irmã do Antonio da Costa Paiva e Azevedo.

Quanto à Clara de Sousa, não tenho elementos que a identificam completamente.
Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

Varzeas de Trevoes

#184408 | jaboo | 10 Feb 2008 20:05 | In reply to: #184388

Cara Nelita,

Quando tiver tempo, peço-lhe para ver se tem dados sobre:

Manuel da Fonseca, de Penela da Beira casado com Maria Lopes Ferreira, de Varzeas, ambos nascidos c.1730. Foram pais de um Antonio José Ferreira, casado na Povoa.

Miguel Lopes (ou Rodrigues) de Varzeas cc Luisa da Fonseca, de Penela, ambos nascidos c.1710. Pais de:
1- José da Fonseca cc Teresa Maria de Almeida, de Penela
2- Maria Teresa da Fonseca casada a 8.2.1776 em Varzeas com Manuel de AMaral

Não consigo entroncar esses Manuel da Fonseca e Luisa da Fonseca!
Agradeço a ajuda.
Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

RE: Varzeas de Trevoes

#184466 | Nelita | 11 Feb 2008 09:19 | In reply to: #184408

Caro João:

Hoje tenho de ir até terras do Douro, por pouco tempo.
Assim que puder vejo os dados que me pede.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Varzeas de Trevoes

#184565 | Nelita | 11 Feb 2008 23:02 | In reply to: #184408

Caro João:

Revendo documentos, não localizei nenhum dos nomes.
Mas tenho poucos casamentos e informações até 1733.
Penso ver mais paroquiais logo que vá a Lamego.
Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Varzeas de Trevoes

#184938 | Nelita | 15 Feb 2008 16:49 | In reply to: #184565

Caro João Braz:

Envio alguns dos assentos de Paredes:

Maria, n. Várzeas a (24/9/1699), filha de António Lopes, natural de Paredes e de Maria Fernandes, nat. de Várzeas.
Maria, n. (24/8/1702)
Padr. Padre Manuel Monteiro de Paiva e Catarina de Paiva.

1º José de Almeida, natural de Paredes, filho de António Fernandes e de Luísa de Almeida, casou Várzeas a (2/9/1704) com Maria Fernandes, filha de Manuel Monteiro e de Ana Fernandes.
Padr. João Alvares de Távora e o Padre Manuel Gonçalves, de Várzeas.

2º José de Almeida, filho de António Lopes e de Luísa de Almeida, naturais de Paredes, casou Várzeas a (6/5/1713) com Maria da Costa, filha de Francisco da Fonseca, nat. de Várzeas e de sua mulher, Domingas da Costa, natural de Vale de Penela.
Test. João Alvares, João Guedes e Luís de Almeida.
Nota:
Gostava muito de localizar este José de Almeida.

(10/5/1728) casaram Várzeas, Manuel Rodrigues, natural de Varzeas e Felícia de Azevedo, natural de Paredes

Várzeas, (27/6/1733) casaram Manuel Fernandes, viúvo, filho de Manuel Fernandes e de sua mulher Ana Fernandes, naturais de S. João da Pesqueira, Fregusia de S. Pedro, casado 1º com Ana de Almeida, filha de Domingos Francisco e de sua mulher Maria de Almeida, naturais de Paredes, casou com Maria Paula Fernandes (?) e que ele tem 3 filhos do 1º matrimónio.
Padre Manuel Fernandes

José Soares de Almeida, natural de Paredes da Beira, filho de Domingos de Almeida e de sua mulher Maria Soares, de Paredes, casou em Várzeas a (1/971740) com Pascoa Ramos Monteira, filha de Manuel FRancisco e de sua mulher Maria Monteira,
de Várzeas
Test:
Manuel Feyxieyros (?) e Clara Monteira,
Padre cura José Pereira.
Nota:
Se souber mais alguma coisa, diga, pois vou enviando mais dados.

Cumprimentos
Nelita

Reply

Direct link:

RE: Varzeas de Trevoes

#185004 | jaboo | 16 Feb 2008 02:23 | In reply to: #184938

Cara Nelita,

Uma vez mais, agradeço os dados todos que vai enviando. Alguns servem e consigo encaixar, outros não. Infelizmente, não tenho nada sobre Almeidas de Paredes.

A Pascoa Ramos Monteira, era irmã da minha antepassada Clara Francisca. Não tinha o casamento dela, por isso obrigado.

Quando estiver em Lamego, vou consultar os paroquiais de Paredes e tentar entroncar os meus Azevedos aos Azevedos da Torre das Pedras.

Cumprimentos,
JOAO

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 19 Sep 2024, 03:27

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen