familia Moreira de Quadrazais, concelho do Sabugal
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
familia Moreira de Quadrazais, concelho do Sabugal
Bom dia,
Sou filho de emigrante em França. Começei a poco tempo uma pesquisa genealogica para descubrir os meus antepassados. Pude obter certidões de nascimento do meus pais é assim ter informações sobre os meus avos é tambem identificar os meus bisavos. Gostaria tentar de identificar os meus trisavos é saber mas o menos as dates de nascimento delles.
O meu avô materno era : Antonio Manuel Moreira Rodrigues (nascido en 1906 ?? é falecido em 1944), filho de Manuel Moreira Rodrigues (falecido em Argentina ?) é de Rita Nabais Cordeiro.
A minha avo materna era : Ester Rodrigues (29/06/1904 // Falecida em 28/08/1994), filha de Manuel Rodrigues é de Jacinta da Conceição dos Santos.
Ambos avô/avo naturais da freguesia de Quadrazais, Sabugal
Apréciava quem pudesse me ajudar. Muito obrigado
Melhores cumprimentos,
Luis Filipe Gonçalves (França)
nb : Tenho a vontade de ir, quando possivel os arquivos distritais da Guarda para ir mas longe na minha pesquisa. (Tal como a AD de Castelo Branco, os meus avos paternos são de Caria, concelho de Belmonte)
Direct link:
RE: familia Moreira de Quadrazais, concelho do Sabugal
Tambem tenho ascendencia dos Quadrazais: Apelidos: Pereira, Afonso, Fernandes, Freire, Gomes, Bernardo, Carvalho. Tenho Nabais e Moreira, mas sao de Vale de Espinho.
Luis Ramos
Direct link:
Luis Ramos,
Vale de Espinho ficando perto de Quadrazais, uma ligação com os seus antepassados (Nabais é Moreira) não seria, de facto, coisa impossivel...quem sabe !?
Melhores cumprimentos
Luis Filipe
Direct link:
Caro Amigo,
Sugiro que faca o seguinte:
Contacte o Arquivo Districtal da Guarda: adgrd@adguarda.iantt.pt e peca os seguintes documentos:
1) Casamento de Manuel Moreira Rodrigues e de Rita Nabais Cordeiro, a cerca de 1905, em Quadrazais, Sabugal
2) Casamento de Manuel Rodrigues e de Jacinta da Conceição dos Santos a cerca de 1903.
No documentos dos casamentos estara o nome dos seus trisavos assim como o local de origem deles. O Arquivo demora por vezes a responder, mas sempre atenderam aos meus pedidos.
Cumprimentos,
Luis Ramos
Seattle, Estados Unidos
Direct link:
RE: familia Moreira de Quadrazais, concelho do Sab
Caro Luis,
Antes de tudo muito obrigado pela sua ajuda, fico muito grato.
Sexta-feira passada, eu Fize os pedidos seguintes :
- Certidões de nascimento (baptismo) da minha Avo é do meu Avô na Conservatoria do Sabugal. (Conforme um e-mail recebido da Conservatoria do Sabugal quinta-feira passada, os assentos de baptismo dos anos 1904 é 1906 ainda não foram transferidos para o Arquivo Distrital da Guarda). Com estas certidões vou ficar, em principio, a conhecer os meus trisavos.
Eu fico a espera destes documentos com uma impaciência incrível.
Melhores Cumprimentos.
Luis-Filipe Gonçalves, França.
Direct link:
Caro Luis,
Boa sorte, e depois agradecia se pudesse colocar as novidades aqui.
Cumprimentos,
Luis Ramos
Direct link:
Caro Luis.
Ok !
Cumprimentos
Luis-Filipe
Direct link:
Caro Luis,
Volto com algums dados (graças a ajuda do forum na transcripção do assento do meu avô) :
O meu bisavô materno, Manoel Moreira (Rodrigues) era filho :
de Antonio Rodrigues Bicheiro (Moreira ? penso que "Bicheiro" e um alcunho) e de Maria Nabaes (Nabais)
A minha bisavo materna, Rita Nabaes (Nabais) era filha :
Simão Pires Correia é de Francisca Nabaes (Nabais)
Ambos naturais de Quadrazais (bisavôs).
Como indicado na sua mensagem pedi o AD da Guarda algums assentos de casamentos (fiz este pedido durante a semana passada). Não recebi nenhum email do AD atés agora. (demoram um pouco, mas devem receber muito pedidos para tratar)
Devo ir a Portugal no proximo mes de maio (durante uma semana), para fazer algumas pesquisas no ANTT sobre os meus ramos paternos (da Beira Baixa), jà mas adiantados (graças a celeridade é disponibilidade do AD de Castelo Branco - simplesmente fantasticos). Conforme a informaçoes recebidas antes da minha partida a Portugal, irei, o ficar unicamente em Lisboa (ANTT a 100%), o passar 1 o 2 dias no AD de Castelo Branco é quem sabe, tambem ir o AD Guarda (so fica a 100 km de CB)....Mas penso sinceramente que o tempo vai ser poco para ir a Guarda.
Conforme as informaçoes recebidas irei responder a este topico.
Cumprimentos,
Luis Filipe Gonçalves (França)
Direct link:
Ola
Tambem tenho varios Nabais nos meus costados, mas sao de Vale de Espinho e do Souto. Talvez haja ligacao. Boa sorte!~
-Luis
Direct link:
Caro amigo , saudações.
Sou descendente da familia Moreira ,vinda de portugal , tenho em meu poder os passaportes , Governo Civil de Braga ,15 de junho de 1823 ou(1893) concedido a Sr°
Jose luiz Pedreira , natural de Comluzes ,Conselho de Monção ou Monsão e residente Alvorao , Conselho dos Eticos de Vallo de Vaz, districto de Viannão do Castello ,com Esposa Anna e um filho de 11 anos.Infelizmente ilegivel os nomes.Embarcado em Lisboa E passaporte de Governo Civil do Districto de Porto ,consedido a Domingos MOREIRA Michellas datado 08 de fevereiro de 1883 com 24 anos desembarcou Rio de Janeiro dia 11 de março de 1883 e Antonio Moreira Michellas
Abraço ao dispor Gilberto Antonio Michel
Direct link:
Caro Colega,
Nao me parece que a sua familia Moreira seja a de Vale de Espinho.
-Luis
Direct link:
Queria dizer, Quadrazais/Vale de Espinho
ReplyDirect link:
Caro Luis.
A minha descendencia de Moreira ,esta um pouco parado ,pois so tenho o passaporte de Domingos Moreira . Solicite busca de passaporte aqui no Brasil e no Arquivo de Porto.
Estou a pesquisar minha descendencia materna, nas minhas busca ja conseguir chegar ao meu Bisavo, Sr Albino Jose Barbosa PULINHO, vindo de portugal e infelizmente o documento que tenho do meu avô Albino Augusto Jose Barbosa Pulino não registra a região de origem dos Pais Portugueses
Esse apelido Pulinho foi adotado aqui no Brasil, fala das Quintas dos Pulinho em Portugal mas não encontrei referencias.
Gilberto
Direct link:
Caro Saba,
Depois de algums mêses venho aqui colocar algumas novidades (Sorry for the delay). Bem, fui a Portugal durante o mês de Maio passado e fiquei uma semana em Castelo Branco (AD de CB para fazer algumas pesquisas sobre os meus antepassados por parte paterna) e tambem na Guarda (dois dias) e [tambem 2 horas na TT em Lisboa um sabado]
No AD da Guarda, pude identificar algums antepassados :
Pela parte do meu Avô materno, Antonio Manuel Moreira (Nascido em Quadrazais em 1906).
1 / Antonio Manuel Moreira (*1906/X1926/+1946)
2 / Manoel Rodrigues Moreira (*1870/X1892/+?) * em Quadrazais.
3 / Rita Nabaes (*1870/X1892/+?) * em Quadrazais.
4 / Antonio Rodrigues Bicheiro (*?/x?/+?)
5 / Maria Nabaes (*?/x?/+?) [com o nome de Nabaes no assento de casamento do filho (Manoel Rodrigues Moreira) e com o nome de Maria Gonçalves no assento de baptismo do mesmo individu).
6 / Simão Correia (*1831/x?/+1881)
7 / Francisca Nabaes (*?/x?/+?)
8 / Jozé Rodrigues Bicheiro (*?/x?/+?)
9 / Maria Barbara (*?/x?/+?)
10 / Manoel Affonso Da Pinheira (*1804/x?/+1872)
11 / Maria Nabaes Moreira (*?/x?/+?)
12 / Manoel Antonio Correia (*?/x?/+?)
13 / Barbara Gonçalves (Dos Santos, no assento de baptismo de uma irmà de Rita Nabaes filha de Simão Correia e nascida 3 anos antes).
14 / Antonio Pires Correia (*?/x?/+?).
15 / Luiza Nabaes (*?/x?/+?).
16 / Jozé Antonio Bicheiro (*?/x?/+?)
17 / Luiza Affonso (*?/x?/+?)
18 / Jozé Antunes (*?/x?/+?)
19 / Barbara Fernandes (*?/x?/+?)
20 / Antonia Affonso Da Pinheira (*?/x?/+?)
21 / Isabel Esteves (*?/x?/+?)
22 / Manoel Affonso (*?/x?/+?)
23 / Maria Nabaes Moreira (*?/x?/+?)
Pela parte da minha Avo materna, Ester Rodrigues (Nascida em Quadrazais em 1904).
1/ Ester Rodrigues (*1904/x1926/+1994)
2/ Manoel Rodrigues Fessuro (*1845/x1899 (2nd casamento)/+?) * em Quadrazais.
3/ Jacinta Da Conceição Dos Santos (*1872/x1899 (2nd casamento)/+1952). * em Penamacor, Distito de Castelo Branco / Filha de pais incognitos seguinte assento de casamento e portanto no assento de baptismo de Ester Rodrigues esta indicado o nome dos avôs maternos ? Mas pude verificar nos assentos de baptismos de Penamacor que praticamente todos os individus expostos e de sexo feminino tinha o apelido de Jacinta ?)
4 / Gabriel Rodrigues (*?/x?/+?)
5 / Luiza Nabaes (*?/x?/+?)
6 / Manoel Dos Santos (*em Penamacor/x?/+?) [com muitas reservas seguinte individu #3]
7 / Maria Geralda (*Em Penamacor/x?/+?) [com muitas reservas seguinte individu #3]
Bem, dois dias na Guarda foi muito pouco, não pude verificar/confirmar tudo o que queria. Muitos elementos precisam ser confirmados com outros assentos. Infelizemente, Um dia de consulta no arquivo passa com tanta rapidez... Se puder, fica para o proximo ano com tambem o desejo de ir algums dias a TT em Lisboa e não so 2 horas um sabado.
Tambem gostava elogiar os funcionarios do AD da Guarda, do AD de Castelo Branco e da TT. Encontrei pessoas fantasticas, disponiveis e bastante profissionais. Infelizmente são poucos na Guarda e precisavam ser mais devido os varios
pedidos.
Com os meus melhores cumprimentos.
Luis Filipe Gonçalves, Paris - França.
Direct link:
Procuro por informações de Manoel Moreira Rodrigues talvez nascido entre 1800 em diante, face ter uma filha chamada Maria Rosa Guimarães (falecida em 24/01/1969) e casado com Maria Joaquina Rodrigues. Moraram em Floriano - Distrito de Barra Mansa - RJ
Possuo um documento de IPTU datado de 1913 em nome de Joaquinq Maria da Conceição, porém não sei sua ligação com as pessoas acima, sei que Manoel Moreira Rodrigues e sua esposa Maria Joaquina Rodrigues moraram neste local e tiveram uma filha: Maria Rosa Guimarães que casou-se com Hildebrando da Silva Guimarães esse filho de Antonio Joaquim da Silva Guimarães e Constancia Maria Guimarães.
Hildebrando da Silva Guimarães nasceu em 27/02/1882 e faleceu em 09/08/1968 aos 86 anos.
São avós e bisavos de Adilson Guimarães Martins meu falecido marido, e procuro quem puder ajudar com informações entre essas datas
Pois sabendo que o avô nasceu em 1882, possivelmente seus bisavôs devem ter nascidos anteriormente a esta data.
Agradeço quem puder ajudar, pois estou iniciando minhas buscas.
Manoel Moreira Rodrigues faleceu dia 18/02/1927 e morou no Distrito de Barra Mansa - RIO DE JANEIRO
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Nov 2024, 15:35