Familia Silva Pereira/ Ramalho

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Brasil

Familia Silva Pereira/ Ramalho

#186978 | Maria M Luz | 04 Mar 2008 22:35

Em 27 de fevereiro de 1776 José Pereira da Silva tornou-se concessionário de 375 braças de terras na Localidade de Biguassú (Biguaçú), por ter requerido junto ao Governo da Capitania de Santa Catarina Francisco de Barros Moraes de Araújo Teixeira. Ele pode requerer porque casara-se com Isabel Josefa de São José(*1765) porque a mesma era agregada ao casal imigrante açoriano Manoel Paxeco da Costa, e por cabeça de sua mulher , por Ordens Régias teve este direito as terras, porque se casara no primeiro ano da imigração. Tornaram-se pais de Joaquim da Silva Ramalho Pereira (*1767) e falecido em 15.02.1838. Joaquim foi o primeiro catarinense a se licenciar na Junta de Protomedicato de Lisboa em 13.05.1787, obtendo assim o direiro " de sangrar,sarjar, aplicar bichas e ventosas..." e vir aplicar estes conhecimentos aqui na então Freguesia de Nossa Senhora do Desterro, Santa Catarina, Brasil. Gostaria de obter informações se existe algum arquivo que tenha informações sobre estes homens que foram estudar em Lisboa. se positivo, se alguém poderia obter e me repassar estas informações sobre Joaquim e seus pais o Alferes José Pereira da Silva e Isabel Josefa de São José. Eles eram das Ilhas, mas não sei de qual delas. Penso que eles devereiam apresentar um "Curriculum vitae", na hora de sua matrícula em Lisboa. Agradeço desde já aos confredes que se interessem por meus questinamentos.

Reply

Direct link:

RE: Familia Silva Pereira/ Ramalho

#186998 | salen | 05 Mar 2008 00:29 | In reply to: #186978

Cara Maria M Luz,
Porque não entra em contacto com a Ordem dos Médicos, cujo site descobre em qualquer motor de busca?
É provável que se pedir o contacto de médicos que façam pesquisas históricas, lhos dêem. Ou mesmo no próprio centro de documentação da Ordem lhe forneçam alguma informação pertinente às questões que põe, não sobre genealogia, mas eventualmente quer sobre estatuto na época, o que era e como funcionava a Junta, como se fazia o processo, se sobrou algum, onde estará, etc.
Boa sorte,
Victor Ferreira

Reply

Direct link:

RE: Familia Silva Pereira/ Ramalho

#187511 | Maria M Luz | 09 Mar 2008 03:53 | In reply to: #186998

Olá Vitor Ferreira
Gostei muito de sua intervenção ao meu pedido de ajuda. Vou buscar estas fontes na história dos médicos do Brasil. Não Havia pensado nesta probabilidade de encontrar e sanar minha curiosidade e busca por esta via . Entretanto ainda gostaria de solicitar aos demais leitores deste fórum, dados sobre os pais dele. Muito obragada. Até breve.

Reply

Direct link:

Acreditação de médicos

#187632 | salen | 10 Mar 2008 12:08 | In reply to: #187511

Cara Maria M Luz,
Embora essa via não seja de pôr de parte, não me referia a nenhuma organização de médicos brasileira, mas sim à Ordem dos Médicos de Portugal, aquela que provavelmente melhor a pode esclarecer sobre os processos de acreditação de profissionais de saúde que decorriam aqui, na metrópole, sede do Reino.
Mas como 'duas' é melhor que 'uma', siga-as, e boa sorte.
Victor F.

Reply

Direct link:

RE: Acreditação de médicos

#187725 | Maria M Luz | 10 Mar 2008 18:13 | In reply to: #187632

Boa tarde Victor!
Eu é que não entendi bem a sua mensagem. Agradeço mais uma vez a sua boa vontade em ajudar-me. Vou seguir sua orientação. Até breve.

Reply

Direct link:

RE: Acreditação de médicos

#190553 | Maria M Luz | 01 Apr 2008 02:22 | In reply to: #187725

Oi Victor!
Ainda não consegui via internet achar um site com a Ordem dos médicos em Portugal. Alguns sites precisam de senhas que acho sejam exclusivas aos médicos. Se você puder me ajudar mais uma vez fico muito agradecida. Se você puder descobrir para mim um endereço para fazer esta buscaficarei muito feliz. Também fica este fórum para outros como eu interessados em descobrir suas origens, para dar dicas sobre este assunto. Sairei do fórum por alguns dias por motivos familiares, mas retornarei assim que possível. Um grande abraço.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 18:47

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen