Freguesia de São Martinho - Arganil
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Freguesia de São Martinho - Arganil
Caros Confrades,
Algum dos confrades tem dados sobre os “MONTEIRO” da freguesia de São Nartinho – Arganil e que me possa facultar?
Desde já agradeço
Paris/António Amorim
Direct link:
RE: Freguesia de São Martinho - Arganil
Caros Confrades,
Algum dos confrades tem dados sobre os “MONTEIRO” da freguesia de São Nartinho – Arganil e que me possa facultar?
Desde já agradeço
Paris/António Amorim
Direct link:
Caro Confrade
Quererá dizer freguesia de São Martinho da Cortiça?
Consultei vários registos do final do SecXVIII e principios de XIX nesta freguesia e não surge qualquer referência a este apelido.
João Reis
Direct link:
caro confrade,
o nome da freguesia segundo um assento de baptismo é São Martinho, mas sem da Cortiça.
Obrigado desde Paris
Antonio Amorim
Direct link:
Caro António
será que me pode dizer de que data é esse assento, este pormenor pode ser importante.
cumpr.
João Reis
Direct link:
Caro Confrade,
É o seguinte, o registo de nascimento é do C.R. de Penacova, e diz o seguinte:
Que a Celeste é filha de Altina Monteiro, natural da Ponte da Mucera, freguesia de São Martinho, concelho de Arganil.
Cumprimentos
Paris/Antonio Amorim
Direct link:
Caro António
A localidade a que se refere é Ponte da Mucela (assim , com "l"), e de facto pertence á freguesia de São Martinho da Cortiça.
S. Martinho da Cortiça, é freguesia de Arganil, apenas desde 1853, antes havia sido do Concelho de Farinha Podre (de 1836 a 1853), de Pombeiro (de ? a 1836) e antes ainda do concelho da Sanguinheda.
Os registos paroquiais de S.M. da Cortiça estão bastante incompletos pois esta zona foi bastante fustigado, quer pelas invasões francesas, quer pela guerra civil.
É no entanto importante saber a datas dos registos que dispõe.
Cumprimentos
João Reis
Direct link:
Caro João Reis,
Eu procuro o assento de baptismo da mãe da D. Celeste Monteiro (a D. Celeste nasceu em Paradela – Penacova) Altina Monteiro que tinha 23 anos quando nasceu a filha (Celeste) presumo que tenha nascido no ano de 1898, no lugar da Ponte da Mucela, freguesia de São Martinho da Cortiça, concelho de Arganil, filha de Joaquim Gomes Pinto e Clementina das dores. Se o confrade me poder continuar a ajudar?, agradecia.
Cumprimentos
Paris/António Amorim
Direct link:
Caros Confrades
Também eu ando à volta de um S.Martinho do Bispo, lugar de Fala e Concelho de Coimbra. será o mesmo?
É que procuro informação sobre Manuel João Valente, natural do dito lugar, que casou em Amieira do Tejo com Maria Pereira de Araújo. Era viúvo de Maria Ferreira, natural de Coimbra, S. Salvador. será que me podem dar alguma ajuda?
Cumprimentos
António Godinho
Direct link:
Caro António
Para essa data terá que escrever/enviar um e-mail para Conservatória do Registo Civil de Arganil. Obterá o endereço facilmente na internet.
Cumprimentos
João Reis
Direct link:
Caro António Godinho
Não é o mesmo.
S. Martinho do Bispo é uma feguesia na periferia de Coimbra, pertencente portanto ao concelho de Coimbra (o outro S. Martinho, o da Cortiça pertence a Arganil).
O lugar de Fala é colado a S. Martinho do Bispo, junto ao hospital dos Covões.
Conforme as datas, poderá obter dados junto da Conserv. Reg. Civil de Coimbra ou junto do Arquivo da Universidade de Coimbra (para dados com mais de 100 anos).
Cumprimentos
João Reis
Direct link:
Caro João Reis
Os meus agradecimentos.
Cumprimentos
António Godinho
Direct link:
Caro João Reis,
Presumo que o confrade se refere ao AUC e não a CR de Arganil, em virtude do assento ter mais de 100 anos?
Portanto já solicitei ao AUC o assento de baptismo de 1893.
Obrigado.
Paris/António Amorim
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 03:05