Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#191373 | joaoggralves2 | 06 Apr 2008 21:46

O meu trisavô, Vergílio Martins da Costa, nasceu em 1854 em Lamego e era filho de Rodrigo Martins da Costa (creio que há conecção com a casa de minotes embora ainda não tenha conseguido ligar) e de Margarida Victória de Magalhães Brandão.

Casou em Arcos de Valdevez com Maria da Conceição Pereira Barreiros, filha de Joaquim Guilherme Pereira Barreiros e de Rosa Teresa da Silva Lima (filha de Caetano da Silva e de Maria de Sousa Lima).

Agradeço qulquer informação relativa à ascendência ou descendência desta família.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#255831 | mmarinho | 02 Jun 2010 02:47 | In reply to: #191373

MEUS CUMPRIMENTOS A VOCE, joaoggralves2, A POUCO PASSEI A ME INTERESSAR PELA PESQUISA DE MEUS FAMILIARES, E TENHO MUITO POUCA INFORMAÇÃO DOS MEUS ANTEPASSADOS E ATÉ O MOMENTO CONSEGUI SOMENTE ALGUNS NOMES REFERENTES AOS IRMÃOS DE MEUS AVÓS BEM COMO OS NOMES DE MEUS BISAVÓS. A PARTIR DAI PASSEI A PESQUISAR NA INTERNET ATÉ ENCONTRAR ESTE TAO CONCEITUADO FORUM DE PESQUISAS E DURANTE A PESQUISA ME DEPAREI COM A SUA SOLICITAÇÃO SOBRE A FAMILIA MARTINS DA COSTA O QUE MUITO ME INTERESSOU VISTO QUE MEUS FAMILIARES TAMBEM POSSUEM O S/BRENOME *******MARTINS DA COSTA******** SENDO MEU AVÕ MATERNO (MARIO MARTINS DA COSTA NASCIDO EM 08/1922 NO BRASIL E SEU PAI, OU SEJA MEU BISAVÕ***** JOAQUIM MARTINS DA COSTA***, ATÉ O MOMENTO NÃO CONSEGUI MELHORES INFORMAÇÕES ACERCA DESTE ULTIMO QUANTO AO LOCAL DE NASCIMENTO BEM COMO A DATA, SOMENTE QUE É ORIGINARIO DE PORTUGAL. ASSIM QUE OBTIVER MELHORES DADOS, ESTAREI POSTANDO NESTE FORUM.
SE PUDER ME FORNECER ALGUMA INFORMAÇÃO ACERCA DE SEUS FAMILARES QUE TENHAM O SOBRENOME MARTINS DA COSTA FICAREI MUITO GRATO.

ATENCIOSAMENTE

MARIO MARTINS
SÃO PAULO
BRASIL

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#255838 | joaoggralves2 | 02 Jun 2010 09:12 | In reply to: #255831

Caro Mario Martins,

Existem muitas famílias Martins da Costa em Portugal, mas é possível que se trate da mesma. O meu bisavô Rodrigo Martins da Costa ( http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=995109 ) era de Arcos de Valdevez e tinha de facto um irmão Joaquim, do qual perdi o rasto - não sei se casou, se teve filhos, se emigrou... e desconheço também o apelido que usou, porque alguns dos irmãos preferiram o apelido Barreiros ao Martins da Costa.

O que o Mario tem de fazer é perguntar aos seus familiares mais velhos o máximo de informações possível, com prioridade para nomes e locais de nascimento. Se mesmo assim não conseguir mais dados, deverá recorrer às conservatórias do registo civil e pedir certidões de nascimento, casamento e óbito, por exemplo do seu avô. Com sorte descobrirá o local de origem do seu bisavô Joaquim e o nome dos pais.

Fico à espera de novas informações.

Cumprimentos,
João Guilherme

PS: Corrigindo o tópico inicial, esta família não está relacionada com a Casa de Minotes, embora tenha ligações a Guimarães.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#255874 | mmarinho | 02 Jun 2010 20:20 | In reply to: #255838

João Guilherme, agradeço pelas informações e orientações passadas, em breve estarei em contato com minha AVÓ, que foi casada com o filho de JOAQUIM MARTINS DA COSTA para verificar o que ela possui de documentos e informações sobre as origens de meu avõ e bisavõ.
Também vou verificar com ela os dados relacionados aos antepassados dela pois os pais dela tambem são de origem portuguesa e, assim que estiver com as informações estarei postando para voce.

Muito obrigado

Mario Martins

Brasil

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#264317 | ronaldmartins | 25 Oct 2010 00:52 | In reply to: #255874

Caro Mario, gosto bastante de genealogia e por acaso me deparei com este site, no qual, havia sua questão sobre a família Marins da Costa. Contudo, ainda não analisei as regras do Forum e se enteressa a vc a genealogia de uma parte da familia Martins da Costa do Estado de Minas Gerais, a qual deu origem de quase 40% da população mineira, principalmente do Vale do Rio Doce, das cidades de Itabira, Nova Era, Santa Barbara, etc., tenho um livro de genealogia da famila Martins da Costa, aqui no Brasil e de onde originou-se de Portugal. São milhares de descendentes, inclusive das familias paulistas de outras familias, como: Azão, Morais, Bueno da Câmara, Borba Gato, descendentes de Amador Bueno da Cãmara, os Indios Tibiriça e Piquerobi, fundadores da Escola(esqueci o nome) onde se fundou a cidade de São Paulo.Este livro é obra de um Padre chamado Padre Pedro Vidigal, também Martins da Costa, muito inteligente, que correu todos os cartórios de Minas e São Paulo e quando de sua publicação, recebeu elogios de cientistas em genealogia do EUA. Lá se encontra dados historicos e nomes e familias Paulistas de 1560 em diante, que trouxe a Minas Gerais, Margarida Bueno da Cãmara, filha ou neta de Amador Bueno da Câmara ( o Aclamado), para si casar com Manoel Martins da Costa (Portugues) instalado em Nova Era-MG, dono de uma enorme quantidade de terras. Onde se deu a origem da família Mineira.

Se lhe inteessa estou a sua disposição.
Ronald Martins da Costa.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#264321 | ronaldmartins | 25 Oct 2010 01:12 | In reply to: #255874

desculpe pelos erros, estou com a visão ruim, não tô enchergando o monitor de 17 polegadas.
Abraços.
ronald Martins da Costa.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#264323 | ronaldmartins | 25 Oct 2010 01:38 | In reply to: #264317

Caro Mario, para completar as informaçães, o referido livro não é raro, mas é bastante dificil de conseguí-lo, pois foi feito para os familiares e não é um livro comercial. O padre Pedro Vidigal, faleceu 3 ou 4 anos, certamente que sua obra a cada dia ficará mais dificil de encontrar. Quero lhe informar que todos os Martins da costa referidos neste livro, tem sua filiação, e seus descendentes desde 1600 e tal, até aos anos 70 se não me engano. Por isso, muitos Joaquins e Manoeis estão lá e seus descendentes. Informo-lhe também, que a familia Martins da Costa em Minas Gerais é uma familia de homens e mulheres ilustres, que presevaram a etica e honra com muito ardor pelo que consta na obra, a muita gente da area de metalurgica, engenheiros e muitos na area jurídica, predomindado os industriais e fazendeiros, os mais ilustres são fundadores de usinas como ACESITA Aços. Usiminas, entre outras.
è só um esboço do que foram e são seus parentes neste Estado.
Abraços Ronald.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#265092 | ronaldmartins | 10 Nov 2010 18:03 | In reply to: #255838

Caro Sr. Joao, vejo que entendi bem sobre genealogia dos Martins da Costa, principalmente referente as origens em Portugal.
Andei dando informações a alguns integrantes deste forum, no entanto não recebi respostas.
Como atento sei que vc é, gostaria que completando as informações aos confrades, esta familia mineira, é originaria
como informa o livro aqui presente: o Sr. Manoel Martins da Costa era filho de Joao da Costa, natural de São Miguel de Cabreiros e Perpetua Martins, de Santa Maria de Siqueira, proximas da cidade de Braga, aqui diz Bracara Augusta, diz anida onde teve a Primazia da Cátedra no Reino Luso-galaico dos suevos e no Reino da Conquista. Meu deus que é isso?
Abraços.
Ronald Martins da Costa.

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#265095 | joaoggralves2 | 10 Nov 2010 19:45 | In reply to: #265092

Caro Ronald Martins da Costa,

Tenho visto as suas mensagens, mas como não me eram dirigidas e como não encontro relação qualquer entre os meus e os seus Martins da Costa, não intervim. Quanto aos dados que agora me remete, apenas posso confirmar que tanto Cabreiros como Sequeira, são duas freguesias fronteiriças entre si do concelho de Braga. Quanto à referência à dita Primazia, parece uma nota sobre Braga um pouco a despropósito... Em que contexto exacto é que aparece, em algum documento original, ou é nota do autor? De facto, o Arcebispo de Braga detém o título de "Primaz das Espanhas", visto que a Arquidiocese de Braga é a mais antiga de Portugal, remontando provavelmente ao tempo dos Suevos, que tinham esta cidade como capital. Mais não sei dizer, mas não me parece que tenha qualquer importância para o tema.

Melhores cumprimentos,
João Guilherme

P.S. Esqueçamos o "Sr.".

Reply

Direct link:

RE: Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#265140 | ronaldmartins | 11 Nov 2010 19:51 | In reply to: #265095

Caro Joao Guilherme, recebi sua resposta e lhe fico grato. Como sou principiante nestes assuntos, e logo após lhe enviar a questão, passei a ler na internet em Encicl. textos sobre Suevos, Celtas e Asturia, para te falar a verdade até então era bastante ignorante neste assuntos e depois de mais 20 horas de leitura, fiquei bastante impressionado com viagem que me propos a leitura. A estas alturas, com tantas invasões e povos, imagino que talvez sejamos mesmos Suevos. Muito me emocionou a importancia destes povos para a humanidade e principalmente a Europeia. Bom saber que além das montanhas de Minas, nossos ancestrais foram herois e guerreiros de fibra, pelo menos é o que mostra a literatura.
Me parece que se não somos de ramais identicos na genealogia Martins da Costa, me pareceu que os Martins se derivam das mesmas origens.
Abraços.
Ronald Martins da Costa.

Reply

Direct link:

Martins da Costa - Arcos de Valdevez; Lamego

#428289 | GSFSergio | 26 Oct 2020 02:41 | In reply to: #264317

Caro, Ronald, tenho interesse no livro obra do Padre Padre Pedro Vidigal, também Martins da Costa. como posso entrar em contato.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 01:00

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen