" filho do Ajudante ..." - baptismos

This topic is classified in the following rooms Cargos | Formação | Arquivos

" filho do Ajudante ..." - baptismos

#191614 | JoãoGaspar | 08 Apr 2008 12:07

Caros confrades,

num acento de baptismo de 1740, diz o seguinte:

" baptizei Carlos (...), filho do Ajudante Francisco de Mattos e Sousa e de sua legitima mulher Dona Margarida Maria Henriques ..."
O que significa o termo "ajudante" neste caso?

Cumprimentos

(jpg)

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#191617 | gmg | 08 Apr 2008 12:21 | In reply to: #191614

Muito provavelmente seria militar, mas não tenho a certeza.

Cumprimentos,

Luís GMG

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#191639 | fsrogeiro | 08 Apr 2008 15:24 | In reply to: #191614

Caro João Gaspar

"Ajudante", neste caso, é certamente o ajudante da companhia de ordenanças de determinada terra. Creio que se situava entre capitão e alferes.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#191672 | JoãoGaspar | 08 Apr 2008 18:42 | In reply to: #191639

Caros Confrades,

Muito obrigado pelos esclarecimentos

Cumprimentos

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante " - baptismos

#192543 | Tomvitoin | 14 Apr 2008 21:21 | In reply to: #191639

Também penso que se trate de um militar, se bem que haja outros "ajudantes"...
Mas com a falta de rigor dos documentos da época pode deixar alguma margem de dúvidas.

Modernamente, no Exército Francês, a patente "Adjudant" acho que corresponde a "Alferes" em Portugal. Não sei exactamente o nome das patentes em Portugal na primeira metade do séc.XVIII, mas não me parece que houvesse alguma de "ajudante", seria uma função de Ajudante de Campo, ou de outra coisa.
É muito natural que seja de Ordenanças, mas também não deveria, a rigor, ser só "Ajudante"... Seria um subordinado a outro oficial seu superior; havia Sargento-ajudante, tenente-ajudante, capitão-ajudante... Ajudante de praça.

Cumprimentos,
Luis Pinto-Coelho

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante " - baptismos

#192546 | melisa | 14 Apr 2008 21:46 | In reply to: #192543

Caros confrades

Julgo que no princípio do século XVIII a patente de ajudante pertencia ao exército regular e seria logo acima de sargento.

Encontrei vários indíviduos em Lagos e arredores, pertencentes a companhias desta cidade em que depois de aparecerem com a patente de sargento apareciam mais tarde designados como ajudantes.

Exemplo:
Manuel Borges , soldado em 1694, sargento em 1698 e 1703, ajudante em 1710, 1713, 1716.
Cumprimentos
M.Elisa

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante " - baptismos

#192547 | Tomvitoin | 14 Apr 2008 21:56 | In reply to: #192546

É muito possível.

Fui ver à boa e velha GEPB e, entre outros Ajudantes, está:
"Sargento-ajudante: Posto do Exército, intermédio entre 1.º sargento e aspirante a oficial. Brigadas."

Cumprimentos
Luis Pinto-Coelho

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#192553 | tmacedo | 14 Apr 2008 22:34 | In reply to: #191614

Caro João Gaspar:

Julgo que era uma patente do exército regular e dos terços de auxiliares.

Semelhante patente não terá existido nas Companhias de Ordenanças. No final do século XVII encontrei um ajudante do terço de auxiliares, José João de Carvalho, que vivia próximo de Vila Real (Trás os Montes). Também na mesma época, vivia próximo de Castelo Rodrigo, um Simão Lopes, que pertenceria à Companhia existente naquela vila, que tinha o posto de ajudante e de furriel mor (de memória não sei que posto precedeu o outro)

Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: filho do Ajudante ...- baptismos

#192557 | coelho | 14 Apr 2008 22:54 | In reply to: #192553

Caros confrades,

o posto de Ajudante existia nas ordenanças, concretamente nas capitanias-mores. Presumo assim que teria um papel de apoio ao capitão-mor e/ou ao sargento-mor. Nas companhias de ordenanças propriamente apenas encontro capitães e alferes.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: filho do Ajudante ...- baptismos

#192558 | tmacedo | 14 Apr 2008 23:04 | In reply to: #192557

Caro confrade Coelho:

A que época se refere?

Já vi vários livros de capitanias mor de finais do século XVIII e inícios de XIX. Os postos de oficiais eram: capitão mor, sargento mor, capitão, alferes. Vinham depois sargento e cabo.

Poderá ter havido uma evolução com o tempo. Ou, numa mesma época, diferenças entre regiões militares. Ou numa região militar, diferenças entre capitanias mor.

Os exemplos que referi, na mensagem anterior, como ficou expresso, não eram de ordenanças.

Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: filho do Ajudante ...- baptismos

#192559 | coelho | 14 Apr 2008 23:09 | In reply to: #192558

Caro confrade António Taveira,

mas nas capitanias-mores, além do capitão-mor e do sargento-mor, havia o ajudante. Encontro isto documentado para o século XIX. Penso que também já vi alguma obra sobre o assunto em que tal facto se confirma, mas não tenho neste momento presente qual.

Cumprimentos,
Coelho

Reply

Direct link:

RE: filho do Ajudante ...- baptismos

#192571 | fsrogeiro | 15 Apr 2008 00:42 | In reply to: #192559

Caros confrades

Pesquisando aqui mesmo nos tópicos do Fórum se pode ter uma ideia da frequência com que ocorrem as expressões "Ajudante de Ordenanças", "Ajudante das Ordenanças" ou mesmo "Ajudante de Milícias".

Experimente-se, assim mesmo, pesquisar em Tópicos, as mesmas expressões, com as competentes aspas.

"Ajudante de Ordenanças" aparece-nos cinco vezes, nos tópicos: Botelhos da Covilhã...; Famílias de Alverca...; Gente de Mazagão; Barões de Mogadouro...; e Sousa Pegado Serpa...

"Ajudante das Ordenanças" aparece-nos em quatro tópicos: Cartas de Brasão-Vol.II; Ribeira de Pena...; Família Mosqueira; e Presidentes da Câmara de Famalicão...

"Ajudante de Milícias" aparece em três tópicos: 618 presos de Estado...; Manuel Correia de Brito; e Família: Camisão.

Parece-me inequívoco de que o posto existia de facto.

Cumprimentos
Filipe Rogeiro

Reply

Direct link:

RE: filho do Ajudante ...- baptismos

#192574 | fsrogeiro | 15 Apr 2008 00:52 | In reply to: #192571

Corrigindo a mensagem anterior:
A pesquisa deve ser feita em Mensagens e não em Tópicos.
FR

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#192622 | apegejr | 15 Apr 2008 14:55 | In reply to: #191614

Achei na internet um site interessante sobre títulos e postos militares nos séculos XVIII e XIX. O endereço é: http://gens.fateback.com/gn_tropas.html
Vale a pena dar uma olhada. Diz lá que 'O posto de Capitão-Mor corresponde aproximadamente ao atual posto de "Coronel", enquanto o posto de Sargento-Mayor se transformou no atual posto de "Major". O posto de Ajudante corresponde aproximadamente, nas organizações militares de hoje, a "Capitão" (com a função de "Ajudante" de Companhia ou Batalhão). "
Espero que tenha ajudado.
Amauri - Brasília (DF)

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#192693 | JoãoGaspar | 15 Apr 2008 21:47 | In reply to: #192553

Caro António Táveira,

Muito obrigado, eu estava a pensar ser das Companhias de Ordenanças, mas vejo que estava errado.
Muito obrigado pela sua ajuda.

Sinceros cumprimentos

João Gaspar

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#340033 | peninha | 27 Dec 2013 10:10 | In reply to: #191614

Caro João Gaspar

Vi agora este sua questão, daí que com este atraso lhe transmita a minha opinião sobre o assunto.

Ajudante é um posto no Estado Maior dos Regimentos das Milícias.

Com os meus cumprimentos,

António Pena Monteiro

Reply

Direct link:

RE: " filho do Ajudante ..." - baptismos

#340108 | CAAM | 28 Dec 2013 19:51 | In reply to: #340033

Boa tarde,

Começo por agradecer as informações muito úteis que encontrei neste tópico. Um meu quarto avô era precisamente ajudante na capitania-mor de Sanfins da Beira.

http://www.arqnet.pt/exercito/ord_sanfinsbeira.html

Gostaria de perguntar se alguém me sabe esclarecer se o que era designado por "companhias" (em número de três), seria, como no sentido actual, as subdivisões das forças locais (em que estavam divididos os 54 recrutas mencionados?).

Por outro lado, sendo oficial, sobre este meu antepassado, será provavelmente possível encontrar informações em publicações ou arquivos militares. (Nasceu noutro concelho, Alvarenga (extinto em 1836), no lugar então chamado chamado Cornes.) Onde poderia procurar?

Agradeço desde já a atenção dispensada.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Miranda

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 04:33

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen