Apelo aos confrades do RJ

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Apelo aos confrades do RJ

#192321 | ledinha | 13 Apr 2008 02:44

Boa noite a todos

Preciso de dados do registo de baptismo de meu bisavô nasccido em S.JOÃO DA BARRA RJ em 24/3/1860 filho dos portuguêses JOAQUIM DAMASCENO DA ROCHA e ANTÔNIA DA ROCHA LOBO. Já encomendei uma pesquisa profissional e fui informada que o registo deve estar no arquivo da Cúria do Rio. Infelizmente não obtenho resposta. Alguem poderia ajudar-me? basta-me saber os dados. Penso que deve constar algo mais alem do nome dos pais. Moro em Lisboa e coloco-me à disposição para alguma ajuda. Será um favor inestimável.

Obrigada

Ledinha

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193169 | Marcos campista | 19 Apr 2008 15:22 | In reply to: #192321

Cara Leninha:
Talvez possa ajuda-la, mas preciso de mais informações:
Qual localidade de São João da Barra seu avô nasceu? Veja se há o Distrito em que foi registrado o nascimento, por este ano, as pessoas que moravam em São João seriam batizadas no Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro em Mussurepe, que fica próximo ao limite dos municípios de Campos e São João da Barra, se for este o caso o profissional que lhe prestou informação está enganado, pois todos os registros, ou quase todos foram queimados em incêndio por volta de 1968. Ainda assim me passe a informação do nome dos padrinhos desse seu avô, pois tentarei acesso a outras fontes que conheço e talvez possa resolver seu problema. Sou de Campos dos Goytacazes, como já citei acima e minha residência está próxima às possíveis fontes de informação.
Ao seu dispor, te aguardo

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193234 | ledinha | 19 Apr 2008 21:44 | In reply to: #193169

Caro Marcos

Eis as informações que tenho:

Antonio da Rocha Lobo- nascido em S.JOÃO DA BARRA RJ em 24/3/1860 filho dos portuguêses JOAQUIM DAMASCENO DA ROCHA e ANTÔNIA DA ROCHA LOBO. Essas informações me foram passadas por uma parente já muito idosa. É pouco, não é? Eu solicitei ajuda profissional, mas até agora não recebi respposta alguma, nem positiva nem negativa. Caso possa ajudar-me ficarei muito grata e coloco-me à disposição aqui em Lisboa.

Cumprimentos

Ledinha

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193236 | Marcos campista | 19 Apr 2008 21:50 | In reply to: #193169

Complementando o "post" anterior seria om também que houvesse informação da atividade profissional de seu avô e bisavô por aqui.

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193239 | ledinha | 19 Apr 2008 22:01 | In reply to: #193236

Caro Marcos o pai de meu bisavô, o portugues Joaquim Damasceno da Rocha era dono de uma usina de açucar. O meu bisavô ( antonio) deixou são João da Barra em 1879, indo para o Espírito Santo. O meu trisvô ( Joaquim), teria cometido um crime contra um funcionário e fugido, isso provavelmente entre 1860/65, no máximo.

Obrigada por seu interesse e ajuda

Ledinha

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193241 | Marcos campista | 19 Apr 2008 22:13 | In reply to: #193234

Existem alguns arquivos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - Priorado Rozário em Campos, que foram levados para Portugal antes do fatídico incêndio no século passado, nestes arquivos constam todos os movimentos do dito, e ainda casamentos batizados e falecimentos, além de transações comerciais do tipo enfiteuse que foi o meio de utilização da terra por alguns séculos aqui na região. Vou me informar sobre o paradeiro exato destes documentos, mas se não me falha a memória os arquivos estão na Torre do Tombo.
Através destes arquivos você poderá encontar senão o Batistério de seu avô, mas também diversas outras coisas pois todos os negócios à época passavam pelas mãos dos monges Beneditinos.

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193244 | Marcos campista | 19 Apr 2008 22:19 | In reply to: #193239

Assim fica mais fácil, pois um proprietário de usina de açúcar seria um fidalgo e, portanto pessoa de lide pública.
Vamos encontrar o que você quer!
Até breve!

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#193250 | ledinha | 19 Apr 2008 22:46 | In reply to: #193244

Caro Marcos,

Você deu-me uma injeção de ânimo. Estava mesmo sem saber por onde porcurar. Aguardo suas noticias. Muito obrigada.

Ledinha

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#197507 | ledinha | 22 May 2008 04:39 | In reply to: #193250

Caro Marcos,

Desculpe voltar a lhe procurar, mas você informou em uma das mensagens neste tópico, que existem alguns arquivos do Mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro - Priorado Rozário em Campos, que foram enviados para Portugal antes do incendio ocorrido em 1968. Caso isso se confirme posso ir procurar na Torre do Tombo, não é verdade? Fiz tambem uma tentativa junto à Curia do Rio.

Cumprimentos e muito obrigada por sua atenção

Leda

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#197588 | FGJ | 22 May 2008 21:58 | In reply to: #192321

LEDA,
Os livros de SÃO JOÃO DA BARRA devem estar na Cúria de Niteroi. Na Cúria do Rio estão os livros da CIDADE do RIO DE JANEIRO.
FGJ

Reply

Direct link:

RE: Apelo aos confrades do RJ

#197595 | ledinha | 22 May 2008 22:40 | In reply to: #197588

Caro Confrade

O Sr. Francisco, do Arquivo da Arquidiocese de Niterói informou-me que a Cúria de Niterói não possui documentação referente a São João da Barra. Essa documentação pode estar no arquivo da Cúria do Rio. Ele inclusive tem um grupo que realiza pesquisas. Ficou de dizer os custos etc. mas até o momento não enttrou em contacto. Dao o tempo decorrido já desesti.

Obrigada por seu interesse

Leda

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 23:03

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen