Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Braga/L

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Braga/L

#198340 | asgodinho | 28 May 2008 16:13

Caros Confrades

Tenho dificuldade na identificação deste lugar, e pretendo informação sobre Francisco Antunes que casou em Amieira, com Maria Lopes, no ano de 1711. Os pais são Manuel Antunes e Isabel Martins, também do dito lugar.

Qualquer dica será agradecida.

António Godinho

Reply

Direct link:

RE: Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Braga/L

#198343 | Mavasc | 28 May 2008 16:30 | In reply to: #198340

Caro confrade António Godinho

Apenas conheço Vale de Ladrões, hoje Valflor, na Mêda! Será esse o lugar que procura?

Cpts

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Braga/L

#198351 | asgodinho | 28 May 2008 17:04 | In reply to: #198343

Cara Maria Benedita

Será esse lugar próximo da tal Marialva, arceb. de Braga e Bispado de Lamego?

Obrigado por ter respondido

C.
António Godinho

Reply

Direct link:

Oleiros

#198356 | Lourval | 28 May 2008 17:26 | In reply to: #198340

Caro António Godinho,

Tenho alguns outros antepassados em Oleiros:

Domingos Fernandes casado com Maria Luísa em Oleiros em 30.12.1751. Ele filho de João Domingues e Maria Fernandes. Ela filha de Manuel Antunes e Maria Luís. Domingos Fernandes é do lugar da Portela, Oleiros. Maria Luísa é do lugar das Rabaças, Oleiros.

António Ramos casado com Maria Martins em Alcains. Ele é natural de Vilar Barroco, filho de Manuel Fernandes e Margarida Luís. António Ramos nasceu em 26.05.1675 e era neto materno de Domingos Ramos e Margarida Luís e neto paterno de Manuel Fernandes e Leonor Miguel.

Cumprimentos
Lourval

Reply

Direct link:

RE: Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Braga/L

#198357 | Mavasc | 28 May 2008 17:33 | In reply to: #198351

Caro António Godinho

Valflor é uma das aldeias do concelho da Meda, distrito da Guarda. Nesse concelho, uma das freguesias é Meda e outra Marialva. Valflor chamava-se Vale de Ladrões, mas mudaram-lhe o nome.

"A freguesia de Vale Flor situa-se num vale e pertence ao concelho da Meda, do qual dista 6 Km. As freguesias mais próximas são Carvalhal (2 Km) e Paipenela (1 Km). Em tempos remotos pertenceu ao termo de Aveloso, passando depois para o concelho de Marialva. Quando em 1855 este foi extinto passou a fazer parte de Vila Nova de Foz Côa e por fim da Meda.
Esta antiga freguesia chamou-se em tempos Vale de Ladrões, devido a um perigoso bando de salteadores que aqui viveram. Em 1941, já no séc. XX, foi-lhe mudado o nome para Vale Flor.
Há notícia desta freguesia desde 1222, por um documento que a ela se referia como fazendo parte da Casa de Marialva. Este local foi também conhecido por “pousada” (estalagem) por ficar ao lado de um caminho muito frequentado entre Vale Flor e Marialva.

Na Idade Média esta povoação era densamente povoada e chegou a atingir uma grande importância, que veio a perder progressivamente nos séculos seguintes.
Uma das figuras ilustre desta freguesia foi o Almirante Armando de Reboredo, que exerceu as funções de Chefe de Estado Maior da Armada Portuguesa.
Actualmente Vale Flor é uma localidade agradável e harmoniosa, com qualidade de vida para os seus habitantes.

PATRIMÓNIO E TURISMO "

http://www.patrimonio-turismo.com/juntas/zoom.php?identifx=756

Bispado de Lamego, sim, Arcebispado de Braga julgo que sim, igualmente

Melhores cumprimentos

Maria Benedita

Reply

Direct link:

RE: Vale de Ladrões - termo de Marialva- Arceb.Bra

#198462 | asgodinho | 29 May 2008 13:24 | In reply to: #198357

Cara Maria Benedita

Tão boa vontade e melhor informação é impossível. Agora só me falta avançar na pesquisa porque a localidade é essa.
E a informação merece uma visita a Vale Flor. Sabe, coincidência, sou natural de uma pequena aldeia, que deu título de conde, no concelho de Nisa/Alentejo, que foi comarca: VILA FLOR.

Os meus cumprimentos e ...os maiores agradecimentos

António Godinho

Reply

Direct link:

RE: Oleiros

#198468 | asgodinho | 29 May 2008 13:33 | In reply to: #198356

Caro Lourval

Obrigado. Vou voltar a este tema.
Quanto à Ana Fernandes, é mesmo Ana e já era defunta em 1701, data do casamento da filha. A Margarida Luís era moradora em Amieira, "para onde viera de menor idade" e onde correram os banhos.

Cumprimentos
António Godinho

Reply

Direct link:

RE: Oleiros

#198507 | asgodinho | 29 May 2008 18:11 | In reply to: #198356

Caro Lourval

Cá estou novamente.Dos ascendentes que mencionou nenhum se cruza com os meus. Esperemos que aconteça. Tb. eu tenho outros asc. de Oleiros que passo a referir: Teresa Simão (7.12.1698) filha de Manuel Álvares c.1650 natural de Cavalo??Carvalho??? Termo de Álvaro/Oleiros, def. em 1717 e de Maria Simões c. 1650, natural de Carvalho/Oleiros/Srª da Conceição, e neta paterna de Pedro Álvares e de Maria Gaspar moradores no Troviscal.
Tenho ainda outro casal, António Dias e Ana Simões que casaram em Oleirso em 1664, sendo a Ana filha de maria Simões e de Domingos Afonso moradores em Oleiros/Casal do Baraçal???
Oxalá apanhe alguma ligação.Se me puder dar alguma pista agradeço.
Eu sou natural da freguesia de Amieira do Tejo/Nisa. e tenho vários ascendentes originários dessa região, deesde Coimbra, Sertã ,Sernache, proença, Mação ,etc. Esta mobilidade poderá ter a ver, historicamente, com deslocações de pessoas no àmbito do Antigo priorado do cratoi. Estou apenas a supor. Não estudei e tenho dificuldade na ídentificação dos lugares. Agradeço qq. dica.

~Cumprimentos
António Godinho

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 17 Sep 2024, 01:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen