MANIFESTO EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
This topic is classified in the following rooms
MANIFESTO EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Só faltam 800 assinaturas para se chegar às 50 000.
http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/index-818.html
Direct link:
RE: MANIFESTO EM DEFESA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Caro Felpo
Já assinei e reencaminhei.
Melhores Cumprimentos
Airmid
Direct link:
Só faltam 361 assinaturas para chegar às 50 000
ReplyDirect link:
Li o Manifesto e concordo.
Já assinei
Júlio Pereyra
Direct link:
Só faltam 267 assinaturas para se chegar às 50 000.
http://www.ipetitions.com/petition/manifestolinguaportuguesa/index-818.html
Direct link:
Por falar nisto o Duque de Bragança fala em inglês
Ele fala um inglês muito bom!
Fiquei surpreso
http://www.tv2.no/nyhetene/utenriks/article1938993.ece
Direct link:
RE: Por falar nisto o Duque de Bragança fala em inglês
Uma língua é um conjunto de instrumentos utilizados pelos elementos de uma comunidade para comunicarem entre si.
Quanto mais línguas soubermos maior é o número de comunidades com as quais podemos comunicar.
Já só faltam 151 assinaturas para se chegar às 50 000.
Direct link:
Já só faltam 50 assinaturas para se chegar às 50 000.
ReplyDirect link:
Pelos vistos há em Portugal, pelo menos, 50 075 pessoas providas de bom senso. E mais haverá, certamente. Pergunto: Porque é que nenhuma está à frente dos destinos deste País?
Cumprimentos e boa noite.
António Alferes Pereira
Direct link:
Peço desculpa por esta intervenção mas, apesar de achar que o tema está algo deslocado num "fórum" de genealogia, não posso deixar de me indignar e de dizer:
SIM AO ACORDO ORTOGRÁFICO !!!
Não acredito que os portugueses de hoje continuem a pensar que são os (únicos) donos da língua portuguesa !
Na verdade,
não me custa nada escrever Úmido sem h;
não me custa nada escrever Fato sem c ;
não me custa nada reconhecer que o Português é hoje a língua mais importante do hemisfério sul, apesar de também ser falada na Europa;
não me custa nada reconhecer que Camões é tão brasileiro quanto português;
nem sequer me custa nada (mas mesmo nada) tomar um café da manhã bem gostoso...
não me sinto menos português nem menos patriota por ter que reconhecer que a língua portuguesa recolhe 90 % da sua importância internacional do fato de ser falada no Brasil !!!
Só tenho VERGONHA por o mercado editorial de língua portuguesa continuar dividido em 2 espaços absolutamente estanques e por se manter um desavergonhado protecionismo, em Portugal, relativamente às obras que vão sendo editadas do outro lado do Atlântico !!!
Os americanos e o ingleses já fazem inúmeras edições conjuntas, pouco importando se um livro é de autoria de um inglês ou de um americano, a edição é simultânea em Nova Iorque e em Londres....enquanto isto, Portugal e Brasil continuam de costas voltadas por força de um desavergonhado lobi de alguns editores livreiros....que agora querem travar o acordo ortográfico.... Não deixa de ser curioso ver entre os nomes dos signatários da petição, entre outros, o nome de Zita Seabra e Paulo Teixeira Pinto, ambos com fortíssimas ligações e interesses em editoras portuguesas !
Não, não quero que sejam os lobbies livreiros das editoras portuguesas a determinar o modo como nós escrevemos. Tenho muita pena, mas prefiro que seja a maioria dos falantes do português a fazê-lo !!!! Ainda que estes sejam brasileiros....
A verdade é que 3 países de língua portuguesa já ratificaram o acordo. Se Portugal o travar agora, será inevitavelmente Portugal a ficar isolado no conjunto do espaço lusófono.
O que está em causa é o risco de perda de importância, ou mesmo o desaparecimento da própria língua portuguesa...em alguns espaços, na Europa, em África, na Ásia, por causa de meros interesses económicos de alguns editores livreiros....
Por tudo isto e atendendo a tudo o que está verdadeiramente em causa, nesta época de globalização da cultura, eu digo
SIM AO ACORDO ORTOGRÁFICO
SIM Á LIVRE CIRCULAÇÂO DO LIVRO EM TODO O ESPAÇO DA LUSOFONIA !!!
E nem sequer me venham falar em degradação da língua falada e escrita. Não foi em Portugal que se passou a dizer “skestro” ou “Ti Shârt” em vez de “Seqüestro” ou “camiseta” ? Só os brasileiros é que têm adulterado a língua? Sinceramente, não me parece....
Peço desculpa por esta intervenção, mas não resisti a manifestar o meu apoio a uma ortografia única para o português !!!
Com os meus cumprimentos,
Francisco Andrade
Direct link:
Caro Francisco Andrade,
Embora haja opiniões em contrário, a história das línguas faz-se de cruzamentos e por isso as línguas também têm genealogias.
Não nego a importância, de um grupo alargado ter os mesmos códigos de conduta e na competição global em que vivemos, é evidente que a luta vai ser titânica. Mesmo assim prefiro, contra o totalitarismo de todos iguais, a liberdade da personalização e da diferença.
A haver acordo na grafia dos sons, que seja então entre o português, o castelhano, o francês, o italiano, o inglês.
As línguas têm diferenças, mas que haja o mesmo código na representação dos sons. Por exemplo:
no italiano, português, castelhano e holandês a palavra “fotografia” escreve-se com a letra f, em inglês e em francês escreve-se com ph “photography”e “photographie” respectivamente.
Nunca ouvi falar de um acordo ortográfico entre os países falantes do inglês. As diferenças que aí existem são muito maiores e pelo que me diz não têm causado problemas a publicação de edições conjuntas.
Com os melhores cumprimentos
Fernando Pinto Coelho
Direct link:
Caro Francisco Andrade,
As línguas são cultura viva!
Nascem, crescem e morrem.
Morrer é mudar a tal ponto, que já há dificuldade no reconhecimento da identidade original.
Sou a favor da liberdade do crescimento da língua conforme as suas necessidades.
Nenhum espartilho pode obrigar a tirar a raiz ao pensamento.
Com os meus cumprimentos
Fernando Pinto Coelho
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jan 2025, 20:20