Pantaleão de Sá Melo
This topic is classified in the following rooms Pessoas
Pantaleão de Sá Melo
Com o Código Referência PT-TT-RGM/21/360767, existe, no ANTT, um Documento Simples (Registo Geral de Mercês, Ordens, liv. 3, fl. 72v), referente a um Alvará em nome de Pantaleão de Sá e Melo para nomear por sua morte em seu filho mais velho a comenda de S. Pedro de Castelões. Algum dos Confrades terá acesso a esse documento, com data de 10/03/1649? Concretamente, quem foi Pantaleão de Sá e Melo e em que consistia a Comenda de S. Pedro de Castelões?
ReplyDirect link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Caro colega,
So em principios de outubro tenho possibilidade de ir a Torre do Tombo. Se ate la nao tiver outra ajuda nao me esquecerei de si.
Entretando, julgo que havia mais do que um Pantaleao de Melo em Portugal. Sabe o nome desse filho mais velho?
Poderei saber porquê o seu interesse por este Pantaleão?
No caso de antes de outubro obter uma fotocopia desse alvara, havera possibilidade de me enviar uma fotocopia? Obrigado
Cumprimentos
Fernando Horta
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Caro Fernando Horta,
Estou a fazer um estudo sobre a freguesia de S. Pedro de Castelões de Cambra (hoje concelho de Vale de Cambra, distrito de Aveiro), antigamente freguesia da apresentação do Cabido de Coimbra e comenda de Cristo de Tomar, depois aos condes da Feira e pela extinção desta família passou para a Casa do Infantado. Por volta de 1850, o 1º Barão de Areias, António Soares Leite Ferraz de Albergaria, fidalgo da Casa Real e cavaleiro da ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, exerceu o cargo de procurador do Marquês de Lavradio, último comendador da freguesia de S. Pedro de Castelões.
Conforme documento a que faço referência, Pantaleão de Sá Melo pede, em 10/03/1649, para nomear por sua morte em seu filho mais velho (Lourenço de Melo ?) a comenda de S. Pedro de Castelões.
Pergunta: A referida comenda de S. Pedro de Castelões estará relacionada com a freguesia de S. Pedro de Castelões de Cambra, distrito de Aveiro?
Não terei possibilidade de obter uma fotocópia desse alvará, por não me ser fácil deslocar à Torre do Tombo ae solicitar tal documento.
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Ja estive hontem na TT e pedi uma fotocópia desse alvará, agora não sei quando a obterei. Como quere que lha envie, no caso de ainda estiver interessado, pelo correio ou por email? De qualquer forma necessito da sua direção. Tem algumas informações em que consistia esta comenda? No alvará nada se diz:
Tenho interesse porque este Pantaleão era da minha terra, Amoreira.
Cumprimentos
Horta
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Caro Duarte:
Agradeço o seu interesse. Sim, gostaria ter uma cópia, enviada por correio ou por email, para
Adolfo Coutinho
Av. D. Afonso Henriques, 1064 - 8, Dt.
4450-011 MATOSINHOS
E.mail: Adolfopontocoutinhoarrobanetcabppontopt
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Caro Duarte:
Rectifico o endereço electronico:
Adolfopontocoutinhoarrobanetcabopontopt
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Confrades,
No último número da revista Raízes e Memórias, artigo "Os Representantes de alguns exploradores do litoral canadiano", de Manuel Artur Norton, p. 123, refere-se o tal Pantaleão de Sá e Melo "F. C. R., Adm. da Casa da Amoreira e da Casa em Óbidos. Comendador na Ordem de Cristo de São Pedro de Castelões. = D. JOana de Lima, filha herdeira de Miguel de Mesquita e Lima, Donatário do couto da Lagiosa, Adm. da Casa de Outiz e de sua segunda mulher D. Maria Brandão", dando-lhes como filho e sucessir Lourenço de Melo Sá e Mesquita "Adm. da Casa da Amoreira e da Casa de Outiz, dita dos Mesquitas. Comendadr na ordem de Cristo de São Pedro de Castelões...."
Do mesmo artigo consta a ascendência de Panatelão até seu trisavô Miguel Corte-Real, explorador do Canadá, e a sua descendência até D. Luís Dundas de Sousa Holstein Beck * Lisboa, 25.09.1991.
Cordiais saudações,
Augusto Tavares
Direct link:
RE: Pantaleão de Sá Melo
Caro Duarte Horta:
Já recebi a fotocópia, que me enviou, do alvará de Pantaleão de Sá e Melo. Obrigado. Chamo a sua atenção para o que sobre este assunto escreveu aqui no Forum o Confrade Augusto Tavares, em 03-10-2008. Quando tiver mais informações (se as tiver), entrarei em contacto consigo. Uma vez mais, muito obrigado.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jan 2025, 07:54