Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#202878 | henrique44 | 10 Jul 2008 21:19

Agradecia informações sobre a família Oliveira Neves que emigrou do Brasil (suponho Minas Gerais) para Angola (Luanda)em meados do século XIX, acompanhando um grupo que nessa altura deixou terra de Vera Cruz. Minha bisavó era Bernardina de Olveira Neves, já natural de Luanda, nascida em 1867.

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#202907 | Gilson Nazareth | 11 Jul 2008 03:40 | In reply to: #202878

Henrique,
Tudo certo?
Saberia o motivo desta emigração em grupo.
Tem os outros sobrenomes?
Abraço
Gilson Nazareth

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#202929 | henrique44 | 11 Jul 2008 13:29 | In reply to: #202907

Gilson:
A sua resposta devolve-me interrogações a que não sei responder. Gostaria de saber se tem elementos que respondam às questões que determinaram a abertura deste tema no forum. Poderei mais tarde fornecer nomes de outras famílias do grupo.Neste momento não tenho acesso a eles.
Muito obrigado.
Henrique

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#202931 | henrique44 | 11 Jul 2008 13:50 | In reply to: #202929

Gilson:
Suponho que a família Oliveira Neves está ligada à família Tancredo Neves. A minha memória entretanto troxe-me o nome de duas outras famílias do citado grupo: Amaral Gourgel e Bentubo de Lima.
Agradecido
Henrique

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#202998 | Gilson Nazareth | 12 Jul 2008 02:42 | In reply to: #202931

Henrique,
Tudo certo?
Não consigo localizar fato político que justificasse esta leva de brasileiros para Angola ,cerca de 1850...
Quanto a família de Trancredo Neves não tinha projeção nacional nesta altura do século XIX.
Os Gurgel do Amaral não são mineiros, se há algum ramo,em MG,desconheço mas pode haver.
Os Bentubo não me parecem, sequer brasileiros.
O amigo vive onde ?
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#203002 | henrique44 | 12 Jul 2008 11:03 | In reply to: #202998

Gilson:
Muito obrigado pela sua resposta. Vivo em Lisboa, sou português e o meu interesse é sòmente genealógico. Não importa se os antepassados têm ou não notoriedade.
Pode dizer-me quel a razão do seu interesse neste assunto? E de onde você é.
Renovo os agradecimentos.
Saudações,
Henrique

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#203033 | Gilson Nazareth | 12 Jul 2008 19:24 | In reply to: #203002

Henrique,
Sou brasileiro e vivo no RJ.
Sou professor universitário e em minha tése de doutorado trabalhei com genealogia e a estrutura da sociedade.
O que me interessa é saber o porque desta revoada de brasileiros para Angola,em meados do XIX ,é fato inédito para mim.
Abraço
Gilson

Reply

Direct link:

RE: Brasil-Angola, familia Oliveira Neves

#203053 | henrique44 | 12 Jul 2008 23:41 | In reply to: #203033

Gilson,
Independentemente de outros elementos que enviarei sobre o citado grupo, o que sei é que minha família Oliveira Neves veio do Brasil. Em minha casa, a mobília da sala de jantar é herdada de minha bisavó Bernardina de Oliveira Neves. Ela dizia que a mobília tinha sido feita no Brasil. Quando visitei o Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro verifiquei que o estilo da sua mobilia é o mesmo exactamente da que está em minha casa, "Luís II da Baviera", e que parece que foi a mesma pessoa executou ambas. Em Portugal não existe nada feito em tal estilo. Isto poderá indicar que a família Oliveira Neves provem de RJ e não MG.
Melhores cumprimentos
Henrique

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 00:59

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen