Porcalhos, de Portalegre
This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões
Porcalhos, de Portalegre
Procuro a ajuda dos medievalistas para completar a genealogia duma família do sul, radicada em Portalegre, à qual pertencia o célebre VAsco Porcalho, apelido hoje de conotações estranhas (pese os espanhóis terem o seu Cabeza de Vaca ou Ladrón de Guevara).
Os Porcalhos são gente de grande prosápia no burgo portalegre até finais de quatrocentos, o apelido desapareceu com uma Beatriz Porcalho, casada com um Vila da Fonseca.
Os Porcalhos estão na ascendência de todos os Grandes de Espanha pelo casamento de:
VASCO PORCALHO, foi Comendador-Mor de Aviz e Alcaide-Mor de Vila Viçosa. Passou a Castela em tempo de El-Rei D. João I, pelos motivos que referem as Histórias, principalmente a Crónica do dito Rei, Cap. 18, 19 e 100. Fez o seu assento na Vila de Cáceres. Casou ali com D. BRITES MORANT, Senhora herdeira, cujo apelido era muito antigo e mui nobre naquela vila, por ser descendente de D. Gonçalo Morant, Rico-Homem e Meirinho-Mor de Leão, em tempo de El-Rei D. Afonso o Sábio. Foi seu filho:
GONÇALO PORCALHO, foi Vassalo del-Rei D. João II e Henrique IV, Alcaide-Mor do Castelo de Albuquerque. Casou com D. MARIA GUTIERRES DE VALVERDE Y DE LACERDA, filha de Fernão Gutierres de Valverde, Senhor da Defesa e Castelo de Castellanos, e de D. Mafalda de Lacerda, filha de Fernão Rodrigues de Villalobos e neta de outro, e de D. Inês de Lacerda, Princesa da Casa de Castela, como filha de D. Afonso, Rei Titular de Castela, e de D. Mafalda de Narbona, e neta do Príncipe D. Fernando, filho del-Rei D. Afonso X e da Infanta D. Branca, filha de São Luís, Rei de França. Com geração.
NB
Direct link:
RE: Porcalhos, de Portalegre
Hola, le escribo en castellano pero si prefiere lo puedo hacer en inglés. Yo soy cubana y desciendo de Vasco Porcalho. Tengo mucha de su descendencia. Un tataranieto suyo, del mismo nombre fue una de los primeros conquistadores y pobladores de Cuba a del siglo 16. Tambien tengo informacion sobre Mafalda de la Cera, que no parece haya sido hija de Fernando R. de Villalobos, pero de Martin Gonzalez de la Cerda y de Violante Alvarez Pereira (hermanastra del Condestable Nuno. Lo que no tengo y busco es información sobre los ancestros de Vasco Porcalho (el portugués) primero que conozco de esta linea.
Mucho le agradecería si tiene más información. Saludos, Mara Gonzalez Morejon
Direct link:
Do you have any more information on Vasco Porcalho. I responded in March but perhaps you did not see the message. I am also looking for information on Vasco Porcalho, the one form Portalegre. I descend from him, a great grandson was one of the first settlers in Cuba and left many descendants.
I would appreciate any additional info you may have on him. Thank you, Mara Gonzalez
Direct link:
Mara,
Desculpe não ter respondido à sua mensagem, não a cheguei a ler. Tenho bastante informação sobre os Porcalhos medievais, por falta de tempo ainda não a passei para word. Espero fazê-lo em breve pelo que lhe deixo aqui o meu email.
NB
nunoborrego@netcabo.pt
Direct link:
Caro NB,
Tenho na minha Ascendência um Francisco Vaz Themudo, também chamado de Francisco Vaz Porcalho, mas este é dos inícios do séc. XVIII, em Portalegre.
Não sei se terá informação sobre este Francisco Vaz Porcalho, ou Vaz Themudo ou qualquer coisa sobre a ascendência do mesmo.
Aguardo notícias suas.
Obrigado e cumprimentos,
GMG
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Nov 2024, 12:47