Famílias Alto Minho

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

Famílias Alto Minho

#205968 | upessoa | 21 Aug 2008 20:01

Procuro informações sobre eventuais ligações familiares ( primos ) entre as famílias Couto Viana e Manuel Espregueira e outras instaladas na região de Geraz do Lima desde o início do século XX.

Reply

Direct link:

RE: Famílias Alto Minho

#205984 | PTM1 | 21 Aug 2008 22:02 | In reply to: #205968

Caro upessoa,
Que eu saiba não existe nenhuma ligação entre a família Espregueira e Couto Viana, ambas de Viana do Castelo e não de Geraz do LIma.
Manuel Espregueira não é o nome da família, mas sim de um dos seus elementos mais conhecidos, o qual era Ministro da Marinha, no início do século XX. A ele se deve a construção do porto de Viana do Castelo que então existia nesta cidade. No Jardim Público de Viana do Castelo há um busto em sua homenagem.
Pergunto qual o seu interesse por esta família: histórico, pessoal, genealógico, se tem ligações à mesma, etc.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Alto Minho

#206035 | upessoa | 22 Aug 2008 10:09 | In reply to: #205984

Caro Pedro Morais,

Muito obrigado pela informação. Os dados sobre os Couto Viana e os Espregueira são vagos, mas o que eu pretendia saber era descobrir os meus ( ainda que distantes ) laços a essas famílias das quais sei que a minha avó e bisavó tinham como primos "direitos". Sei também que essas minhas familiares tiveram residência ( alegadamente abastada ) em Geraz do Lima. Como há "pais incógnitos" pelo meio, como sabe torna-se complicado fazer o levantamento dos antecedentes...
Se tivesse alguma pista sobre o modo de proceder nesta busca seria uma boa ajuda.
Cordiais cumprimentos

Reply

Direct link:

RE: Famílias Alto Minho

#206037 | PTM1 | 22 Aug 2008 10:27 | In reply to: #206035

Bom-dia,
Diga-me quais os seus (ainda que distantes) laços com os Espregueira, que eu pode ser que o consiga ajudar. Conheço bem a família e a sua história.
Pedia era que se identificasse para podermos continuar a pesquisa.
Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Alto Minho

#206039 | upessoa | 22 Aug 2008 10:35 | In reply to: #206037

Caro Pedro Morais,

Obrigado pela sua disponibilidade. Sou historiador, mas neste caso ando um pouco às "apalpadelas", como se usa dizer...

O que sei é que a minha avó dizia ser prima em 1º grau do Dr. Espregueira Mendes, conhecido cirurgião, e dos irmãos Manuel Couto Viana e Maria Manuela Couto Viana.
A minha bisavó residiu em Geraz do Lima e era dada como uma "senhora servida por criados de libré".
É tudo o que sei. Talvez possa vir a identificar a quinta de família em Geraz e partir daí para uma investigação nos cartórios e arquivos distritais.

Grato pela sua colaboração,

Cordiais cumprimentos,

Joaquim Fernandes
Universidade Fernando Pessoa

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206054 | PTM1 | 22 Aug 2008 13:55 | In reply to: #206039

Caro Joaquim Fernandes,

O nome Espregueira deriva de Espargueira, lugar onde se cultivam espargos.
Manuel Afonso (de Espargueira) tinha uma quinta no Lugar de Espargueira, perto de Viana do Castelo.

Um dos seus costados, os Espregueira Mendes, ficou mais conhecido pelo facto de João Manuel Ortigão Duarte Espregueira Mendes, filho de João Espregueira Mendes e de Teresa Ortigão Teixeira Duarte, ter sido médico do Futebol Clube do Porto.

Do que sei os Espregueira não têm ligação directa com os Couto Viana. Possivelmente õ Joaquim deve é ter descendência, por um lado, dos Espregueira; e por outro lado de Couto Viana.

A quinta de que fala em Geraz do Lima pertencia a Manuel Espregueira, o que eu referi como sendo Ministro da Marinha.

Diga-me como se chamam ou chamavam as suas avó e bisavó para eu lhe poder facultar mais informações.

Cumprimentos.

Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206075 | upessoa | 22 Aug 2008 15:45 | In reply to: #206054

Caro Pedro Morais,

De momento apenas me lembro do nom da minha avó: Emília Passos - o nome que retenho da certidão de óbito. Estou a averiguar junto de outros familiares o nome da bisavó que sei faleceu aí pelos idos dos anos 50 ? no Asilo do Pinheiro Manso, aqui no Porto. Haverá registo dela nessa instituição ? Como ainda não havia computadores...
A ligação aos Espregueira sai reforçada pela existência da tal quinta de que fala e que segundo me disseram é "cor de rosa"....Tenho de ir até lá.
Cordiais cumprimentos,

Joaquim Fernandes

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206078 | PTM1 | 22 Aug 2008 16:17 | In reply to: #206075

Caro Joaquim Fernandes,

Os dados que me indica são muito vagos.
Qual o nome dos seus pais, avós, bisavós?
De onde eram naturais?

A família Espregueira não é grande, por isso não será difícil de verificar uma eventual ligação.

Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206096 | upessoa | 22 Aug 2008 19:40 | In reply to: #206078

Caro Pedro Morais,

A pista a seguir é a da minha avó materna, prima dos Espregueira.Infelizmente era bastante novo quando ela faleceu e como também não vivi com a minha mãe as informações dela não ajudam muito. Há "pais incógnitos" a mais nestas pistas...Mesmo assim vou tentar saber o nome da minha bisavó, na linha materna que me interessa seguir. Logo que tenha algo volto aqui.
Obrigado pela sua compreensão.
Cordiais cumprimentos,

Joaquim Fernandes

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206108 | PTM1 | 22 Aug 2008 21:52 | In reply to: #206096

Caro Joaquim Fernandes,

Não tem de agradecer, tenho todo o gosto em ajudar.

Já ando nisto desde 1993 e sei que às vezes basta uma pequena pista para fazer uma grande história.

Quando tiver algum nome que dê para entroncar, avide; pois facilmente lhe conseguirei dar o seguimento da sua família.

Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206155 | upessoa | 23 Aug 2008 11:10 | In reply to: #206108

Caro Pedro Morais,

Grato, uma vez mais. Vou procurar o rasto da minha bisavó e logo que tnha algo aviso.
Abraço,

Joaquim Fernandes

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206157 | PTM1 | 23 Aug 2008 11:24 | In reply to: #206155

Bom-dia,

O Joaquim já pediu os registos de nascimento dos seus pais ?
Nesse documento tem o nome dos pais e dos avós deles, assim como a respectiva naturalidade; e é uma boa forma de encontrar o que pretende e começar a construir a sua árvore genealógica com informações fidedignas.

As histórias ouvidas dos antepassados são importantes, mas têm de ser confirmadas; pois muita informação perde-se e deturpa-se pelo meio.

Cumprimentos.
Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206161 | upessoa | 23 Aug 2008 12:03 | In reply to: #206157

Bom dia,

O lado paterno não é relevante: sou filho de "pai incógnito". O interessante estará no lado materno, mas também aqui há as tais lacunas de que falei. Tentei o Arquivo de Viana para obter o registo de nascimento da minha avó, mas debalde. Penso que ela acabou por ser baptizada no Porto. Aguardemos a pista da bisavó, por causa das ligações aos Espregueiras...

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206163 | upessoa | 23 Aug 2008 12:05 | In reply to: #206157

Caro Pedro Morais

Enviei-lhe a mensagem sem o cumprimentar.
Peço desculpa.

Cordiais cumprimentos,

Joaquim Fernandes

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira

#206194 | PTM1 | 23 Aug 2008 21:41 | In reply to: #206161

Boa-noite,
Já tem na sua posse o registo de nascimento da sua mãe?
O registo de nascimento e de casamento da sua avó materna?
Ou o registo de óbito dos seus avós ou mãe, caso já tenham falecido?

Ultrapassar uma geração vai-lhe criar mais um hiato genealógico, dificultando-lhe ainda mais a construção da sua árvore que, parece-me, está agora a iniciar.

O registo de nascimento da sua avó ainda não deve estar no ADVC.
As técnicas do ADVC são super disponíveis e certamente o teriam ajudado se os dados lá estivessem.

Posso-lhe dizer que o assento da minha avó paterna consegui-o no Catório e não no Arquivo Distrital. Os livros de assentos vão para os Arquivos Distritais quando se completam 100 anos do último registo.

Até breve.

Pedro Teixeira de Morais

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira / Couto Viana

#257143 | IsabelFont | 24 Jun 2010 11:09 | In reply to: #206163

Bom dia
Cato confrade
Joaquim Fernandes,

Espero que ainda frequente este fórum.
A esta distância talvez tenha encontrado alguns dados sobre os COUTO VIANA de Viana do Castelo, que me permitam satisfazer a minha curiosidade de saber como eles se ligam a uns familiares (ancestrais não muito longíquos de meu marido - apelido CAMPOS).
Agora e a propósito do triste acontecimento do falecimento de António Manuel Couto Viana, escritor, poeta, contista, etc.. lembrei-me que talvez as memórias estejam mais vivas.

Então aqui vai tudo o que sei, ácerca de algum eventual relacionamento entre 2 famílias de Viana do Castelo.

Será que por um acaso sabe mais alguma coisa sobre ascendentes do escritor António Manuel Couto Viana? Era casado ou viúvo? Tinha filhos? É que, por coincidência, soube há pouco tempo que alguém também de apelido "Couto Viana" nascido em Viana do Castelo, teria casadao com uma senhora Dª Mª Augusta ...??? também nascida em Viana do Castelo. Ou vi dizer que teria 2 irmãs, também uma delas escritora, e que talvez seja a que assina Maria Viana.

O que me interessa era saber: Quem seria esta Srª Dª Mª Augusta? Alguém da família de Luís Baptista de Campos, filho de Joaquim Baptista de Campos, todos de Viana do Castelo?

Entretanto, também um certo Luís Couto Viana, este amigo de Luís Vieira Campos, teria casao já em idade avançada com uma Srª Dª Palmira Neves, em Lisboa, com certeza também já falecida.

É provavelmente tudo muito vago para si; mas se acaso tiver nos seus dados alguns destes nomes, muito agradeço a sua informação.
Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira / Couto Viana

#257163 | valboa | 24 Jun 2010 16:14 | In reply to: #257143

D. Maria Isabel

Julgo que tinha um filho que tem uma casa cerca de Moledo do Minho chamado David. Já não o vejo há muito tempo, mas fomos amigos quando mais novos. Tenho ideia que teria mais irmãs pelo menos.
Viviam na rua ou travessa das Águas Ferreas junto a Cedofeita e o Pai deste meu amigo era o director da ' Tutoria '.
Parece-me tratar-se dos mesmos.
Já é uma pista.
Nada mais sei.

cump.
Jorge Albuquerque da Quinta

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira / Couto Viana

#257237 | IsabelFont | 25 Jun 2010 17:55 | In reply to: #257163

Caro confrade
Jorge A. da Quinta,


Muito obrigada pela sua informação: quer com isso dizer que António Manuel Couto Viana teria um filho de seu nome David? Vou seguir essa pista.

Cumprimentos
Maria Isabel

Reply

Direct link:

RE: Famílias Espregueira / Couto Viana

#257381 | seabraemilia | 27 Jun 2010 16:46 | In reply to: #257237

Cara Maria isabel

Não sei se os dados que lhe vou dar não irão baralhá-la mais ainda, mas como na minha família também há uma Senhora D. Zulmira do Sacramento Monteiro de Espregueira Góis Pinto(1913) vou disponibilizar o que tenho sobre ela.
Era filha de Ernesto Espregueira Góis Pinto e D. Palmira do Sacramento Monteiroe neta paterna de Ernesto júlio Góis Pinto, deputado dopartido Progressista por Viana do Castelo(1884) e de sua mulher D. rita Norton Espregueira, da casa de Sto António de Espregueira da freguesia de Fragoso, Barcelos .

Felicidades para a sua pesquisa,

Maria Emília seabra

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 23:29

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen