Encontrar família na Espanha.
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil | Hispânia
Encontrar família na Espanha.
Gostaria de localizar em Portugal a família Arouca, da qual alguns membros (Maria de Oliveira Arouca) imigraram para o Brasil à época da primeira guerra mundial. Instalaram-se na região de Ribeirão preto-SP-Brasil
Gostaria também de localizar ancestrais na Espanha. Família oriunda de Granada. Pai: Felippe Moya; Mãe: Anna Bijarasso; Filhos espanhóis: José Moya, Francisco Moya, João Moya, Antônio Moya, Maria Moya, Salvadora Moya (brasileira). Imigrantes em meados de 1900. Instalaram-se na Fazenda Aliança, Ribeirão Preto/SP - Brasil
Aguardo resposta
Obrigada.
Susan
Direct link:
Aroucas portugueses
Cara participante,
Embora este site seja mais vocacionado à discussão sobre parentes mais a modo que 'falecidos', aqui vai uma sugestão.
'Arouca' é o nome de uma localidade do Distrito (+ ou - igual a 'Estado') de Aveiro (pode pesquisar na Wikipédia). Como tal, muitas famílias podem ter adoptado esse apelido a partir de uma origem nessa zona. Por isso não deverá haver 'uma' família de apelido Arouca, mas provavelmente dezenas ou centenas, e que muito provavelmente não têm nem nunca tiveram nada a ver umas com as outras.
Repare, se entrar no site das 'páginas brancas' - a lista telefónica de quem (ainda) tem telefones fixos em Portugal - e escrever Arouca, encontra 117 nomes, mas espalhados por todo o país.
Em suma, os apelidos normalmente por si sós não dizem nada sobre parentescos, nem ao menos os que se situam em zonas reduzidas. Quantos Silvas (ou Fernandes ou Morais) há na sua rua? 10? 20? E são primos? Se calhar não há dois que sejam sequer remotamente parentes.
Se quer descobrir qualquer coisa sobre os seus ancestrais 'Arouca' portugueses comece com a sua certidão de nascimento, as dos Srs seus pais, 4 avós, 8 bisavós, quando passar para o tempo em que só havia registos paroquiais, siga nas linhas portuguesas nos Arquivos Distritais, e só assim - repito: só assim - consegue saber quem são os seus ancestrais.
Para mais vou revelar-lhe um segredo de polichinelo: é provável que chegue a um ponto em que já ninguém se chame Arouca, e os apelidos passem a ser Gonçalves, Rodrigues, Rebelo, Pascoal ou outro qualquer. É que os apelidos não foram constantes ao longo dos tempos e variaram muito ao sabor dos hábitos da época.
No entanto, tenham os seus ancestrais os apelidos que tiverem, se forem descobertos pela via da pesquisa nos paroquiais, não só o foram da maneira mais simples e segura como não haverá nenhuma dúvida de que na verdade o foram.
Procurar parentes? Mas V nem sequer sabe de onde eram ... E mesmo que soubesse. Ao fim de três gerações, muita emigração, mobilidade no território, casamentos fora do lugar, desertificação do innterior, etc. provavelmenteSe já não haveria ninguém da família no local de origem. Mais: se se romperam os laços depois da emigração, nem há hoje ninguém vivo que possa se lembrar sequer da existência de algum primo que emigrou, nem os vivos saberão desse tio-bisavô ou trisavô de quem provavelmente nunca houviram falar. Mas se quiser procurar por essa via, é lá consigo. Boa sorte.
Adopte o primeiro método. Leia isto (http://www.geneall.net/P/pag.php?id=236) e execute. É assim que se faz. Vai ter uma trabalheira (como todos nós que por aqui andamos). Mas vai saber de tudo em primeira-mão.
Se tiver dúvidas ou ficar bloqueada em algum ponto, volte a este seu tópico (não abra outro: o seu tópico salta para a primeira página e fica com tudo concentrado em um só sitio), abra uma mensagem qualquer e ponha as suas questões. Haverá sempre um palpiteiro de serviço para trocar impressões consigo.
Mãos à obra e boas pesquisas.
Cumprimentos. Victor Ferreira
P.S: no Brasil, pode ir a uma sede da organização americana 'os mórmons' e encomendar os microfilmes dos livros paroquais portugueses ... mas antes precisa de saber quais são, o que só consegue sabendo de onde é o primeiro 'Arouca' português que lhe aparece, ... o que só consegue começando a sua pesquisa com pais e avós etc ... Percebeu?
Direct link:
Em tempo
Duas notas:
- 'houviram' foi lapso, é claro (ouviram é que é);
- sobre genealogia em Espanha, é melhor tentar um site espanhol (onde vai encontrar os mesmos problemas que para a pesquisa em Portugal: 'Moyas' em Espanha são como 'Silvas' no Brasil: de onde eram exactamente? de que localidade? de que paróquia? datas?...)
Cpms.
VF
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 15 Jan 2025, 04:14