Praças Antigas em Guimaraes

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Praças Antigas em Guimaraes

#208094 | liperebello | 12 Sep 2008 18:01

Caros amigos, venho por meio deste solicitar ajuda para dar prosseguimento na minha pesquisa genealógica.
Após exaustivas pesquisas talvez ainda pela inesperiencia, não consigo encontrar algumas informações que acredito estarem muito confusas.

Consegui fazer boa parte de minha ascendencia pela parte de minha bisavo materna, e não tendo encontrado nada a respeito de seu primeiro marido, pai de minha avó o qual herdei o sobrenome Rebello, o principal intuito da minha investigação.

Minha avó nasceu no Brasil em 1927, filha de Casimira da Conceição Carneiro de carvalho(1892, azurem) e Bernardino da Silva Rebello . Este Bernardino, pelo que me consta falesceu quando minha avó era ainda criança, tendo casimira casado-se pela segunda vez. Ao pesquisar certidoes de obito de minha bisavó cheguei aos nomes dos seus pai (João Baptista Carneiro de Carvalho e Luiza Rosa Salgado) dados tambem encontrados no neps. Na certidão de nascimento de minha avó encontrada por mim, as informações estão equivocadas, tendo em vista que ela mesmo foi a declarante aos 20 anos de idade.
Sei que minha bisavó ia constantemente a Portugal (ela citava apenas Conselho de Guimaraes) com seus filhos mais velhos que minha avó. Constam Cartas cujo endereço dos remetentes era PRAÇA DA LIBERDADE, N 66, CONSELHO DE GUIMARAES. minha avó disse que era uma quinta. porem nao acho registros da existencia desta praça em Guimaraes. Gostaria de obter alguma informação sobre esta praça, ou algo que possa ajudar-me, pois não consigo proseguir com minhas pesquisas.

Desde já agradeço a atenção
Att
Filipe Rebello Gomes de Carvalho

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208104 | FBrito | 12 Sep 2008 19:59 | In reply to: #208094

Caro Filipe Rebello Gomes de Carvalho,

Existe em Guimarães uma Rua da Liberdade...Não sei se isto ajuda. Existe um livro onde são referidos antigos nomes de ruas e praças, vou ver se lá aparece alguma coisa.

Conhece o site do NEPS? Encontrei lá estas referencias:

(http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=Azurem;lang=pt;p=luisa+rosa;n=salgado;oc=1) ,

(http://sarmento.eng.uminho.pt/cgi-bin/geneweb?b=SPaio;lang=pt;p=joao+baptista+carneiro;n=carvalho;oc=1)

Cumprimentos,

Francisco Brito

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208115 | liperebello | 12 Sep 2008 21:26 | In reply to: #208104

Caro Francisco Brito, agradeço muito a sua sugestão, mas ja havia visto estes resultados, que bateram com as minhas pesquisas e certidoes.
Pois na verdade busco o 1º marido de Casimira da Conceição Carneiro de Carvalho da filha destes dois mencionados. Ele se chamava Bernardino da Silva Rebello (não sei se esta correto o sobrenome, sei que era Rebello).
Pela parte de Casimira ja possuo até meus tetravos. O fato que me intriga é eu não conseguir saber nem mesmo o nome verdadeiro de meu bisavo, por isso acho que este endereço mencionado, possa me trazer mais caminhos para a pesquisa

Muitissimo Grato
Filipe Rebello

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208117 | roz | 12 Sep 2008 21:58 | In reply to: #208115

Caro Filipe Rebello,

Na lista telefonica on-line de Portugal (Paginas Brancas) ha bastantes pessoas com apelido Rebelo em Guimaraes e arredores, inclusivamente um senhor Silva Rebelo.
Se quizer procurar o link 'e: http:// pbi.pai. pt (nao deixe os espacos)

Pode ser que algum seja ainda parente.
Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208118 | liperebello | 12 Sep 2008 22:02 | In reply to: #208117

Obrigado Rosário pela informação, moro no Rio de Janeiro, Brasil, e não sei se este nome "silva rebello" ficaria da msma forma tantas gerações depois.

Mesmo assim agradeço muito vossa informação

Agradecido
Filipe Rebello

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208499 | liperebello | 16 Sep 2008 22:17 | In reply to: #208118

alguem mais poderia me dar informações?

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208521 | MCNN | 17 Sep 2008 00:30 | In reply to: #208499

Não sei se será grande ajuda, mas actualmente existe uma Praça da Liberdade em Fafe, que é bem perto de Guimarães.

O facto do endereço referenciar Concelho de Guimarães em vez de pura e simplesmente Guimarães poderá indiciar que a morada não era propriamente em Guimarães.

Não sei desde quando é que a referida Praça da Liberdade em Fafe tem este nome.


Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: Praças Antigas em Guimaraes

#208527 | liperebello | 17 Sep 2008 02:04 | In reply to: #208521

Muito obrigado MCNN, esse fato me intrigou bastante, realmente pode ser mesmo, não sei como as pessoas tratavam, estas regiões por costume, realmente pode ser sim, tambem penso que ao inves de "praça", possa ser uma espécie de "Largo", pois aqui no Brasil, o que os Portugueses chamam de Largo (que é o certo) aqui as vezes chamamos também de praça.
Por acaso o Sr é desta região de Fafe?
Se puder me ajudar seria muito grato.


Atenciosamente,
Filipe Rebello

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 29 Jun 2024, 04:17

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen