Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões | Eventos

Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#209137 | fertelde | 24 Sep 2008 16:38

Estimados:

Estou buscando informaçâo sobre um navio, que presumo inglês, batizado Queenn Charlotte, ou Rainha Carlota, que esteve em Portugal nos anos 1799/1780, ao mando do comandante inglês John Toulson... Este casou e foi pai em Lisboa nos anos indicados acima (1799-1780). Haverá alguma forma de conseguir informaçâo adicional, c.p.ex. hemerotecas ou arquivos hist´ricos, sobre a estadia dos oficiais ingleses em Lisboa, da época?

Grato por qualquer opiniâo ou ajuda,

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#270583 | mikhael74 | 13 Feb 2011 20:38 | In reply to: #209137

Caro Fernando

Agradecia que desse mais informacoes sobre of referido Toulson, pr exemplo grafia usada na epoca, nome da mulher, nome dos filhos, etc.

O que procurei ate agora nao resultou em muito, pois Toulson era um nome comum tanto No Reino Unido e nas Americas, tambem se escrevia Tolson, Taulson, Towlson.

Haviam pelo menos 2 navios Queen Charlotte nessa epoca, um era de mercadorias. Nos registos que vi John Tolson nunca foi comandante de nenhum deles, mas poderia ter sido um oficial menor, no entanto preciso de mais informacao para poder procura-lo.

Atentamente

Miguel

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#270609 | fertelde | 14 Feb 2011 03:29 | In reply to: #270583

Estimado MIguel:

1º- Grafia da época é a mesma Toulson, se bem aparece num registo, mal interpretado pelo Padre português como Tohulson.
2º- Sim que tropecei com milhares de Toulson, através da história inglesa/americana, incluindo um aborigem de Nova Zelandia ou Austrália. Todavia hoje nos aparecem milhares de Toulson por todo o mundo anglosaxão.
3º- A grafia do nome.... também já me tinha apercebido das distintas grafias, podendo todas significar o mesmo: Toulson
4º- É verdade que para a época havia dois navios Queen Charlott, um que estava em descoberta pelos mares do Canadá, e o outro, navio ou fragata inglesa, que explodiu nas costas de Itália, entre Liorne e Gargone a 17 de Março de 1800, segundo a "Gazeta de Lisboa", ano 1800, e que encontrei na Sociedade de Geografia de Lisboa...
Era a fragata capitânea do Mediterrâneo, cujo Almirante era Lord Keith. Já havia passado á história da Royal Navy na batalha do "glorioso 1º de Junho de 1794" ao mando do Almirante Lord Howe.-
Ora, não poderia o John Toulson estar nos mares de Canadá ( descoberta da ilha Queen Charlott ), pois se encontrava em Lisboa para o seu casamento. Então, só poderia estar na fragata que foi pelos ares... Mas estaria alí embarcado?

Ora, vendo alguns documentos sobre a Royal Navy, entendi que a bordo daquelas naves havia, para além do Almirante, mais tres ou quatro capitães a bordo, cada qual comandando uma secção do navio, distribuidos entre a popa, e a proa.
Também soube que não havia registos dos homens embarcados, mas sim daqueles que deixavam a sua soldada para os seus familiares ou mulheres em terra, mormente em Inglaterra, cuja folha de pago estão arquivadas e se podem aceder, onde aparece o nome do familiar, o parentesco e o nome do maritimo e a sua função a bordo. Porém, se este não deixasse a sua soldada a parente vivendo em Inglaterra, não haveria, como não há (que eu saiba), registo de que estivesse embarcado ou em serviço.-

5º- Como o Queen Charlott (fragata), explodiu, talvez possa existir uma lista de falecidos, ou de indemnizações, ou até de pedidos de indemnizações, mesmo interpostas demandas em tribunais.... Isto poderia ser um caminho para tentar localizar se entre os mártires do Queen Charlott estava o John Toulson.-

6º- o que tenho:
Arquivo Distrital de Lisboa- Freguesia de S. Paolo C-4 fl 68 V
João Toulson e Izabella Montan - No dia 10 de Novembro de 1799 nesta freguesia......... etc..... João Toulson capitam Inglez commandante do navio Rainha Carlota e Izabella Montan, filha de Diogo Montan... e de Carlota Florina Nata Benekers natural da freguesia dos Mártires desta corte, o contraente .... filho de Thomas Toulson e Anna Toulson, natural de Virginia na America setentrional Inglesa..... testemunhas João Guilherme Christóvão Muller e Pedro Bougard desta freguesia.-

O registo do filho ( que se encontra nos registos do geneall.net):
Arquivo Distrital de Lisboa- Freguesia de S. Paolo fl 131 v

João No dia 16 de Novembro de 1800 batizei ...... a João nascido a 04 de setembro do dito anno filho legitimo de João Tohulson (sic) capitão ingles do navio Rainha Carlota e de Isabel Monttan natural da freguesia dos Martires...
---------
Ora, como podemos observar, o navio Rainha Carlota aparece nomeado nos dois registos de 1799 e no de 1800.
Se o navio Queen Charlott explodiu em 17 de março de 1800, se supõe que em 16 de novembro, data do batizado do filho do capitão ingles John Toulson, deveria aparecer alguma referencia a que tivesse falecido na explosão do navio ( se é que isso tivesse passado), porém, devemos ter em conta que, se não tivesse ainda sido dado como desaparecido em combate ou achado morto nas costas de Italia, o normal, como hoje em dia, seria nada dizer sobre o seu estado... Não creio que possamos tirar nenhuma ilação deste facto...

No Arquivo HIstórico da Marinha de Portugal, em Lisboa, aparecem nomerosas embarcações com o nome de Princesa Carlota, mas nenhuma Rainha Carlota, para a época.-

Na Igreja dos Mormons encontrei: John Conway Toulson nascido a 01 de novembro de 1770 em St. Steffen's Parish, Northumberland, Virginia, filho de Thomas Toulson e de Ana....
Para Virginia, é a única concidencia que encontro naqueles registos... Creio ser muita coincidencia haver mais do que um John Toulson filho de um Thomas Toulson e de uma Ana, na Virginia daquela época... Mas... nada podemos inferir de certo.-

E é tudo o que lhe posso fornecer como apoio a uma possivel investigação...

Grato pela sua disponibilidade e ajuda,

Cumprimentos

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#270735 | mikhael74 | 15 Feb 2011 20:58 | In reply to: #270609

Caro Fernando

Encontrei mais alguma informacao sobre esta linha nos Estados Unidos, no estado da Virginia. Encontrei mais filhos de Thomas Toulson e Ann. Infelizmente nao encontrei nada relaitvamente ao John Toulson nem ao seu assumido cargo de Capitao do Queen Charlotte. O que tenho e' uma lista dos falecidos e sobreviventes to navio que explodiu em 1800, mas John Toulson nao consta nessa lista.

O que encontrei foi que haveriam muitos navios na epoca que se chamavam Queen Charlotte, em particular havia um que viajava entre Africa, Europa e a America do Norte que exportava escravos. Ora, Virgina era um epicentro de escravatura, e poderia ser que John Toulson fosse Capitao deste navio. Se assim fosse nao sei onde esses registos estejam.

Encontrei varias informacoes sobre o nascimento e casamento de outros irmaos do John, particularmente Richard Toulson, Betty Toulson, Nancy Toulson casada, e Molly Toulson.

Tenho uns PDF para lhe mandar.

O meu email e' montenegro.miguel@yahoo.co.uk

Mande-me um email e eu lhe mandarei o que tenho

Ate breve
Miguel

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#280982 | RMPS | 07 Jul 2011 22:14 | In reply to: #270609

Caro Fernando,

Espero que tenha avançado nas suas pesquisas quanto ao "Queen Charlotte", o navio estava no dia 20/08/1799 em Lisboa, depois de ter retomado a mercadoria (ou passageiros) do navio "Ranger", do capitão Thaerber chegado de Norfolk.
link:(folha n°140)
http://babel.hathitrust.org/cgi/pt?id=mdp.39015036615428;page=root;view=2up;size=100;orient=0;seq=140

Falou de Isabel Montan, filha de Diogo Montan,
segue aqui o assento de baptismo de Jacob Diogo Montant * 30/04/1750, batizado na paroquia de Notre-Dame de la Platière (Lyon/ France):

Link:(folha do lado esquerdo n°23 )
http://www.fondsenligne.archives-lyon.fr/ac69v2/visu_affiche.php?PHPSID=9f2b0465a701d99da91871fc943b0bb3¶m=visu&page=1

"...filho legitimo de Jean François Montant, e de Benoite Joubert,
os padrinhos sr Jacob Villot e a madrinha sra Jeanne Marie Montant tia da criança.

Boa noite,
Cumprimentos,
Rui

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#281003 | fertelde | 08 Jul 2011 04:06 | In reply to: #280982

Estimado Rui:

Obrigadissimo pelas informaçôes, sâo bem completas, em especial a das origens familiares em França.

Melhores cumprimentos,

Fernando

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#281006 | roz | 08 Jul 2011 09:15 | In reply to: #281003

Caro Fernando

Nao sei se encontrara' alguma coisa util mas aqui fica o link para "The National Archives" de Inglaterra no caso de ainda nao o ter.

http://www.nationalarchives.gov.uk/documentsonline/

Cumprimentos.
Rosario

Reply

Direct link:

RE: Queen Charlotte, ou Rainha Carlota; 1799/1780

#281056 | fertelde | 08 Jul 2011 18:53 | In reply to: #281006

Estimada Rosario:

Agradeço a sua colaboraçâo.
Vou investigar por esse elo.-

Melhores cumprimentos,

Fernando de Telde

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 02:16

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen