Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - SC

This topic is classified in the following rooms Famílias | Brasil

Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - SC

#209251 | ACPEIXOTO TONHO | 26 Sep 2008 02:01

ESAÚ PEIXOTO,
nasceu no dia 27 de maio de 1926, em Santa Luzia, municipio de Porto Belo no estado de Santa Catarina. Filho de Anatólio Francisco Peixoto , onde viveu até os 18 anos de idade. Ingressou na escola em 1935, com mais de 8 anos e estudou até 1939, quando conclui a 4. série primária. Ele lembra que a escola aceitava rapazes e funcionava na casa pertencente a João Furtado. Eram professoras D. Maria Melin e D. Bola, sua tia, esposa de Euclides Francisco Peixoto, que hoje empresta seu nome.

Em 1944, Esaú se muda com a familia para o centro de Porto Belo, onde permanece por dois anos. O comércio (venda) que tinham em Santa Luzia ficou aos cuidados do irmão de Esau, Euclides.

Em 1945 o pai Anatólio, vai trabalhar na Usati em São João Batista, Esaú acompanhou novamente a familia, deixando em Santa Luzia a namorada, a jovem Maria, filha de Tiburcio e Itelvina. A distância não esfriou o namoro em em 24/04/1946, perto de completar 21 anos de idade, Esaú e Maria casaram-se na Igreja Matriz de Tijucas. Cerimônia celebrada pelo Padre Mons. Augusto Zucco.

Passados 4 anos, o casal mudou-se para a Rua Lauro Muller, no Bairro da praça em Tijucas. Foi quando Esaú comprou de José Joaquim Santana um velho caminhão GMC, para ele e para o filho mais velho Anatólio, puxarem lenha.

O casal MARIA E ESAÚ PEIXOTO, tiveram seis filhos: ANATÓLIO, ALBA, ARNALDO ARNO, TIBÚRCIO ALBERTO E ANGELA.

Trecho extraido do Livro TIJUCANOS de Leopoldo Barentin.

"" Este texto dedico com saudades a uma das pessoas mais doces e fraternas que conheci na minha infância TIBURCIO ALBERTO PEIXOTO""""""""""""""""""""""""""""""

Antonio Carlos Peixoto/Rio de Janeiro-RJ

Reply

Direct link:

RE: FAMILIA PEIXOTO SANTA LUZIA PORTO BELO SC

#209255 | ACPEIXOTO TONHO | 26 Sep 2008 02:27 | In reply to: #209251

JOSÉ FRANCISCO PEIXOTO:
Lá pelos idos da virada do século XX (1900), existia um sujeito de apelido "CHICO PEIXOTO", que tinha o nome de batisto de JOSÉ FRANCISCO PEIXOTO, nascido em 12/09/1872, na vila de Santa Luzia, municipio de Porto Belo, no estado de Santa Catarina. Chico Peixoto, desde muito cedo chefiou a clã dos Peixotos de Santa Luzia, sujeito muito querido e astuto nos negócios, sempre vestido de terno e chapeu preto, sempre com uns trocados nos bolsos para dar as netos e afilhados, que não éram poucos. Chico Peixoto, tinha terras, boa parte de Santa Luzia, possuia plantações e engenho de arroz, plantação e descascador de café. Considerado um dos poderosos da região. Chico Peixoto se casou-se em 07/10/1893, aos 21 anos com ANGELICA BENEDITA DA SILVA (Nascida em 18/07/1871------ME FALTA A DATA DO FALECIMENTO))))), filha de Geremias Antonio da Silva e Benedicta Luiza Nunes (da familia Nunes Leal), Angélica éra neta paterna de Antonio José da Silva e Maria Gertrudes da Silva e avós maternos: José Leal Nunes (((((gostaria de saber se foi o 1. adm. de Porto Belo ???)))) e Angelica Leal Nunes.

CHICO PEIXOTO, éra filho do PORTUGUÊS, radicado em Santa Luzia, depois de uma passagem pela localidade de Guerreiros, em Porto Belo> DOMINGOS JOSÉ PEIXOTO, nascido em Portugal por volta de 1830 ???? e falecido em Santa Luzia Porto Belo, aos 49 anos de idade em 1893.

Infelizmente não cheguei a conhecer Chico Peixoto, meu bisavó, nasci 13 dias depois de sua morte.

Antonio Carlos Peixoto
Rio de Janeiro-RJ


Chico Peixoto, teve 12 filhos:

ALAUDIO FRANCISCO PEIXOTO>morreu solteiro
- Morreu solteiro aos 17 anos acidente com engenho de arroz.

ANATÓLIO FRANCISCO PEIXOTO> casou-se com Emilia Rebelo
- Filhos: Floriano, Angelica, Maria Dirce, Paulo César, Francisco e Esaú

JOSÉ PEIXOTO>

ANTONIO PEIXOTO> casou-se com Lidia Peixoto

MARIA PEIXOTO > casou-se com Teotônio da Silva

ADELINO FRANCISCO PEIXOTO > Casous-e com Maria José da Silva

JOÃO PEIXOTO > casou-se com Angélica Furtado

BENTA PEIXOTO > casou-se com José Bertemes

EUCLIDES PEIXOTO > casou-se com Paulina Peixoto

BENEDITA PEIXOTO> casou-se com Irineu Leal

RODOLFO PEIXOTO > casou-se com Olindina Tomazoni
-não teve filhos

NILA PEIXOTO > Ladislau Furtado


Em 04/11/1937, aos 65 anos de idade, já viuvo, casou-se pela segunda vez, com MARIA DA SILVA MAFRA, de 52 anos. Não tiveram filhos.

FRANCISCO JOSÉ PEIXOTO, o "CHICO PEIXOTO", faleceu em 13/01/1961, na vila de Santa Luzia, onde nasceu e cresceu, aos 89 anos de idade, bem vividos.

Reply

Direct link:

RE: Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - S

#236057 | Carlos Bertemes | 09 Aug 2009 05:12 | In reply to: #209251

sou parente dos Peixotos que casaram com os Bertemes por favor me contactem
Bremen_dl@yahoo.com.br
Obrigado
Carlos Bertemes
Itajai/SC

Reply

Direct link:

RE: Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - S

#275179 | pmpeixoto | 26 Apr 2011 14:19 | In reply to: #236057

Bom dia, meu nome é MARCOS PAULO PEIXOTO moro em Joinville, SC, meu pai é FRANCISCO LUIZ PEIXOTO, natural de Tijucas, nasceu em 1932, meu tio SILVIO JOSE PEIXOTO, MINHA AVO SE CHAMAVA ANGELICA PEIXOTO, O MEU AVO TENHO QUE VERIFICAR COM O MEU pai, tenho uma foto da familia peixoto de 1850 mas esta você deve ter. meu email é marcos.pmpeixoto@gmail.com, qualquer pergunta e só mandar um email, não seu os criterios do forum pois joguei no google e apareceu, mas vou explorar o site com mais calma.

Reply

Direct link:

Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - SC

#378579 | Carlos Bertemes | 13 Mar 2017 20:24 | In reply to: #209255

Outros Bertemes tambem se casaram com Peixotos, minha tia avó, Margarida Bertemes, filha do luxemburgue Stephan Bertemes, casou com José Zozimo Peixoto

Reply

Direct link:

Família Peixoto - Santa Luzia - Porto Belo - SC

#378580 | Carlos Bertemes | 13 Mar 2017 20:27 | In reply to: #275179

Falando em fotos antigas dos Peixotos, ja que tenho dois tios avós casados com eles, teriam alguma foto dos irmãos Margarida e Jose Bertemes casados com Peixoto?
Muito obrigado
Karlushko

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Jul 2024, 20:09

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen