Busca de certidão

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Brasil | Regiões

BUSCA DE CERTIDÃO

#210710 | FabioRibeiro | 16 Oct 2008 13:55

Depois de algum tempo, e alguns contratempos, sigo a minha pesquisa no intuito de localizar a certidão de nascimento de meu avô paterno, Manoel Alves Ribeiro. Ontem, dei mais um passo que foi obter a certidão de óbito dele aqui no Rio de Janeiro. O conteúdo da certidão me trouxe mais algumas informações, porém, nada definitivo ainda. A naturalidade que consta na certidão é "Tras os Montes", que na verdade é uma grande região dividida em 2 distritos, e composta por 15 concelhos...

Mas como disse um participante desse fórum, "por vezes, o acaso faz milagres". Então, deixo aqui todos os dados que possuo, para o caso de alguém ter esbarrado por aí com alguma informação que me seja útil:

Nome: Manoel Alves Ribeiro
Data de Nascimento: 31/01/1894
Natural de: Tras os Montes - Portugal
Pai: Antonio Gomes Ribeiro
Mãe: Maria da Soledade Pinheiro

Esposa:Cremilda Borges de Menezes
Data de Nascimento: 25/01/1904
País de Origem: Brasil
Pai: Henrique Borges de Menezes
Mãe: Deolinda da Silva Vieira

Local do casamento: Rio de Janeiro, Brasil
Data do casamento: 04/09/1924

Última residência: Rua Ada, 21 - Bairro Piedade - Rio de Janeiro - Brasil

Data do Óbito: 11/10/1929
Local do óbito: Rio de Janeiro, Santa Casa de Misericórdia

Reply

Direct link:

RE: BUSCA DE CERTIDÃO

#210718 | MCNN | 16 Oct 2008 14:59 | In reply to: #210710

Boa tarde

De facto, só com a indicação de "Tras os Montes", só mesmo por milagre ...

No entanto, e uma vez que sabe a data exacta do casamento do seu avô, já procurou a certidão de casamento dele ? Pode ser que diga algo mais do que Tras os Montes.

A certidão de baptismo do seu pai (e dos seus tios/tias caso tenham existido) poderá eventualmente fornecer mais pistas.

Já agora. o seu avô foi sozinho para o Brasil ou foi com os pais/irmãos ?

Caso não tenha ido sozinho, as certidões de óbito/casamento desses familiares também podem fornecer pistas.

Finalmente, procure no site do CEPESE se existe o nome do seu avô na relação dos passaportes (procure também pelo nome dos pais/irmãos, caso eles também tenham ido para o Brasil).


Cumprimentos

Mário César Navarro

Reply

Direct link:

RE: BUSCA DE CERTIDÃO

#210775 | GTSPereira | 17 Oct 2008 02:47 | In reply to: #210710

Caro Fábio Ribeiro

Se o seu avô nasceu em 1894, em Trás-os-Montes
só tem que enviar 2 e-mails
um para o Arquivo Distrital de Vila Real
outro para o Arquivo Distrital de Bragança
a pedir o paroquial de baptismo e esperar que lhe respondam.

cumprimentos
Pedro Silva Pereira

Reply

Direct link:

RE: BUSCA DE CERTIDÃO

#210809 | MICHELRIO32 | 17 Oct 2008 13:00 | In reply to: #210710

Prezado Fábio,gostaria de me comunicar com você,para te dar algumas orientações sobre pesquisas de genealogia,também estou fazendo a minha e estou disposto a lhe dar algumas orientações e se necesitar alguma ajuda em suas pesquisas, pode ser lhe que ajude,também moro no Rio de Janeiro,por favor, me passe seu telefone ou algum meio de contato pelo e-mail MICHELBIOLOGO@OI.COM.BR


Abração


Michel do N.G.Corrêa
Rio de Janeiro -Brasil

Reply

Direct link:

Busca de certidão

#416699 | SergioMarinhoBrasil | 30 Jul 2019 12:52 | In reply to: #210710

Prezado Fábio,

Aqui é Sergio Marinho. Sou bisneto de GERMANO ALVES RIBEIRO, de Murça, Distrito de Vila Real, região de Trás-os-Montes, Portugal, nascido em 13/04/1896 e falecido no Brasil (município do Carmo), a 17/12/1961.
Meu bisavô tinha um irmão chamado MANUEL ALVES RIBEIRO, e ambos eram filhos de ANTONIO GOMES RIBEIRO (1870-1935) e MARIA DA SOLEDADE ALVES PINHEIRO (1873-1961), casados em 24/02/1894. Tenho a certidão de nascimento de Manuel, que nasceu a 30/01/1895.
Pelas histórias familiares, o Manuel emigrou para o Brasil e faleceu ainda na década de 20.
Pelas suas informações, tudo indica que o meu tio-bisavô Manuel é o seu avô! Devido ao seguinte: nome dos pais, região do país, a data de nascimento é praticamente coincidente (1 ano e 1dia de variação, o que pode ter sido um erro no registro de óbito) e coincide com a história familiar de ter falecido nos anos 20.

Entre em contato comigo, pois tenho toda a árvore familiar, conheço Murça e mantenho contato semanal com os parentes que moram lá!

E-mail: sergio_marinho_jf@hotmail.com

Sergio

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 09 Jul 2024, 01:49

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen