F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214346 | mosorio | 29 Nov 2008 18:41

Boa tarde Confrades,

Será possível localizar freguesia de S. João da Cova junto à Arrifana de Sousa ?
Alguem estudou pessoas de apelido Coelho de Sousa, cerca de 1600?
Grata

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214350 | tmacedo | 29 Nov 2008 19:51 | In reply to: #214346

Ex.ma Senhora:

S. João de Covas fica na parte oriental do concelho de Lousada, concelho este a norte do de Penafiel.

Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214354 | mosorio | 29 Nov 2008 20:42 | In reply to: #214350

Ex.mo Confrade António Taveira.

Muito obrigada pela informação, procurei nos mapas deste sítio sem êxito. Partiu deste lugar de S. João de Covas , Lousada um antepassado meu com destino à Ilha da Madeira, o seu nome Amador Coelho de Sousa ,aí casou em 1612, foi pai de José de Medina que foi prior no convento de S. Domingos de Benfica e de outros dois que casaram e tiveram muitos descendentes, será que em S. João de Covas ficaram irmãos que tiveram descendentes ? ( isto é um monólogo )

Cordialmente

Maria Emília

Reply

Direct link:

RE: F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214356 | tmacedo | 29 Nov 2008 21:01 | In reply to: #214354

Cara Maria Emília:

Em S. João de Covas, e na vizinha freguesia de Sousela, há Coelhos desde finais do século XV. Ou na fosse a freguesia da apresentação do mosteiro de Leça do Balio que durante largas décadas da segunda metade do citado século teve dois comendadores, de nome Frei João Coelho, provavelmente tio e sobrinho. À sombra desses, ter-se-ão instalado outros familiares com larga descendência pelas freguesias vizinhas.
Durante o século XVI e início de XVII são já numerosos os prazos em nome de muitos agregados familiares com o apelido Coelho. Com certeza que esse familiar seu deixou parentes com descendência a nível local. O nome, Amador Coelho, até me é familiar. Com tempo poderei ver nos meus apontamentos o que tenho.

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214362 | tmacedo | 29 Nov 2008 21:41 | In reply to: #214354

Cara Maria Emília:

Na freguesia de Covas, ou na vizinha de Figueiras, havia um casal de Almedina que no século XVI-XVII pertencia a uns Coelhos. Seria daí o seu Amador Coelho (repito-lhe, o nome não me é estranho) pai de José de Medina (ou seria de Almedina, em memória da possível origem paterna), prior de S. Domingos de Benfica ?

Cumprimentos.

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: F. de S. João da Cova , junto a Arrifana de Sousa

#214370 | mosorio | 29 Nov 2008 22:57 | In reply to: #214356

Caro Confrade António Taveira


Satisfeita por me dar a conhecer os Coelho de Sousela. Outro dos filhos de Amador Coelho de Sousa , nasceu na Madeira , Funchal foi baptizado com o nome de Pedro Coelho de Sousa , o Frei José de Medina ( nome ,de origem espanhola ,da materna ) , o tio materno, Manuel Martins de Medina, em 1634 foi nomeado Capitão de Caravela e obteve o foro de Cavaleiro Fidalgo em 1640. Fico-lhe muito grata pela atenção dispensada, quando então tiver um tempinho verifique os seus apontamentos .

Cordialmente

Maria Emília

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Jul 2024, 23:00

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen