Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Porto
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil
Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Porto
Porcuro duas respostas:
1.: os ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, do Porto, cuja mãe chamava-se Emília. Ele veio para o Brasil e tem aqui vasta descendência, inclusive minha esposa, que é neta, e tem curiosidade por saber dos demais parentes aí em Portugal.
2.: ainda não sei bem como participar deste interessante espaço, mas gostaria de saber maiores detalhes sobre dois nomes que aparecem no "Minas 2 : Inventarios Testamentos e outros consultáveis": "Inácio José Bernardes e Emidia Maria de Moraes - 1821 (*)(dispensa matrimonial)", posto que podem ser ascendentes de outra grande família pioneira aqui em minha cidade (Três Ranchos, extremo sudeste do Estado de Goiás).
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Porto
Caro confrade,
gostaria muito de ajudar a encontar os ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, mas necessitava de mais elementos para a pesquisa.
Datas são de extrema importância, seja batismo, casamento ou mesmo de chegada ao Brasil.
Se tiver qualquer dado que ajude a limitar o espaço também ajuda.
O Porto cidade, só tem cerca de 14 freguesias. No entanto, não raras vezes, dizem que são do Porto sendo de facto de um dos concelhos vizinhos.
Assim tendo, todos os elementos que tiver são importantes para facilitar a pesquisa.
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Porto
Caro Alves dos Reis:
a demora não é intencional, pelo contrário! Ocorre que pouca informação documental há aqui do Sr Manuel Balthazar e espero que seja suficiente a que consegui: os descendentes informam que ele teria nascido no dia 20 de abril (porque comemoravam o aniversário) e, no obituário da Prefeitura local consta que ele morreu com 89 anos, em outubro de 1975. Se as duas fontes estiverem corretas, concluímos que ele nasceu em 20 de abril de 1886 (ou um ano aproximado desse). Infelizmente, não há como saber exatamente onde no Porto; talvez seja possível "deduzir" um local mais específico em vista da data. E se é que pode ser de alguma ajuda, ouvi também que o Sr Manuel dizia ter vindo de Portugal aos 18 anos, ou seja, o nome dele pode constar de alguma lista de emigrantes por volta de 1904.
Espero ter contribuído para a sua pesquisa, que é importante para nós.
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Porto
Meu Caro AlvesdosReis:
por acaso as informações que forneci foram insuficientes? Temo que sim.
Procurei mais aqui mas, infelizmente, pouco há além do que algum descendente mal informado diz e que careceria de confirmação.
Só posso contar com a sua disponibilidade, solidariedade e sacrifício nessa "missão"!
(Devo lhe dizer que o meu bisavô, do lado materno, assinava Vaz dos "Reis", como você. Vês que, possivelmente, também somos parentes!)
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Port
Caro Jose Luiz Vaz,
já comecei a ver alguns dos registos do Porto, em busca do seu antepassado. Estas duas próximas semanas são algo complicadas, a nível pessoal, mas prometo voltar "à carga" assim que possível.
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Port
Caro Alves dos Reis:
Perfeitamente compreensível!!!
E, justamente aproveitando o ensejo, desejo-lhe e aos seus um Natal muito Feliz e que 2009 seja também muito feliz para todos nós!
Um abraço fraterno.
José Luiz Vaz de Sousa
Direct link:
RE: Ascendentes de Manuel Balthazar Lopes, no Port
Caro Alves dos Reis:
reiteramos a súplica para que nos ajude a descobrir a ascendência do Sr Manuel Balthazar. As informações passadas anteriormente mantêm-se, apenas acrescentamos o nome do pai: José Lopes. Além disso, nada mais, infelizmente!
Algo que acrescento é mais um serviço para você: tenho trabalhado na descoberta dos meus ascendentes pelo lado paterno (família Carneiro) e cheguei a um personagem curioso pois, aparentemente, seria o "primeiro" a adotar tal sobrenome: Manoel Carneiro Figueiras, filho de Antonio Ventura e Maria Ferreira, naturais da freguesia de Figueira do Bispado do Porto. A dúvida consiste em saber por que Manoel adotou o sobrenome Carneiro, se seus primeiros ascendentes diretos não o tinham. Figueira, é (quase!) claro, faz alusão à região. Suponho que "este" Manoel tenha nascido no final dos anos 1600 ou início do século seguinte, vindo rapazote para o Brasil. Como nesse segundo caso há uma localização mais precisa, gostaria de saber se é possível vc levantar a história dos pais dele e mais, de onde teriam vindo os avós...... se é verdade que cristãos novos, fugindo aos rigores da inquisção, adotavam nomes de animais, pode ser que a minha ascendência venha lá do médio-oriente!.... aguardo sua resposta.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 16 Nov 2024, 04:27