Ribeiro, Cerva

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Património

Ribeiro, Cerva

#215252 | chardon | 11 Dec 2008 17:31

Caros confrades,

Ando numa luta inglória (porém persistente) em busca das origens de um ramo da minha família de apelido Ribeiro. Estes meus Ribeiros são de Cerva (S. Pedro), Ribeira de Pena, Vila Real.

Eis o que sei:

José Joaquim Ribeiro, natural de Cerva, Ribeira de Pena, casou com Maria José de Sousa Rosa Rademaker (tb surge por vezes escrito Rademaquer - à portuguesa) em Lisboa, S. Nicolau, a 08-08-1874. Foram padrinhos Domingos José Ribeiro (irmão do noivo) e Manuel António Portella (diz-se que seria meio-irmão). Domingos José e José Joaquim Ribeiro moravam (em solteiros) na Rua Augusta nº 176, 1º andar, em Lisboa. José Joaquim Ribeiro era filho de José Joaquim Ribeiro e de Ana Maria da Costa (nascidos em Ribeira de Pena, s. pedro. Imagino eu que entre 1800 e 1810).

Corre na família a história de um solar em Ribeira de Pena ou nas redondezas que pertencia à familia... a quem o povo chamava casa dos judeus, ou casa do judeu. Claro que pode ser mais uma história familiar com pouco de real. No entanto acho que se deve relevar o facto de todos os Ribeiros deste lado, bem como a descendência ter casado bem - Com Rademakers, Noronhas, Pena Martins,etc. Numa época em que a estratificação social era evidente estes casamentos não deverão ser mera coincidência. Também se diz que a família teria fábricas de tapeçaria e peles.

Infelizmente os registos em Cerva são escassos a partir de meados do sec XIX, pelo que se torna complicado ir mais para trás a não ser através de outras fontes. Era nessa parte que espero ainda poder ter ajuda.

Resta dizer que a Maria José de Sousa Rosa Rademaker nasceu em 1844. É crível que o José Joaquim Ribeiro tenha nascido pela mesma altura. Se assim for os pais dele (José Joaquim Ribeiro e Ana Maria da Costa) devem ter nascido no inicio do sec XIX, entre 1800 e 1810 arrisco eu. Alguém sabe se é possível descobrir alguma coisa usando fontes alternativas? Alguém que conheça bem a história de Cerva... Talvez.

Agradecido pela atenção, subscrevo-me,

Atenciosamente,

Ricardo Ribeiro Leitão.

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215322 | chardon | 12 Dec 2008 16:24 | In reply to: #215252

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215398 | chardon | 13 Dec 2008 15:52 | In reply to: #215322

RENOVO O PEDIDO DE AJUDA.

OBRIGADO.

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215414 | chardon | 13 Dec 2008 17:59 | In reply to: #215398

Renovo mais uma vez o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215429 | miro | 13 Dec 2008 20:12 | In reply to: #215414

boa tarde,
tambem eu tenho muitos ramos que não consigo entroncar no antigo concelho de cerva.
a minha bisavó era da casa da igreja (hoje é o centro paroquial), depois tenho outros nas casas de crespos, paço vedro, etc.
os apelidos não são ribeiro, são costa, almeida, moura, pereira, cardoso, etc.
cump
belmiro ribeiro

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215466 | chardon | 14 Dec 2008 14:38 | In reply to: #215429

Muito obrigado, Belmiro, é um principio. Pode ser que alguém tenha mais informações.

cump.

Ricardo Leitão

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#215849 | chardon | 18 Dec 2008 01:18 | In reply to: #215466

Renovo o pedido de informações.

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#217218 | miro | 03 Jan 2009 18:46 | In reply to: #215849

boa tarde,
estive a olhar para a minha base de dados e encontrei os seguintes ribeiro:
bilhó - José Antonio Correia Teixeira Ribeiro, terá nascido cerca de 1720
travassos - temos uma familia ribeiro que veio de ermelo cerca de 1800
travassos - existe uma outra familia ribeiro cujos registos vêm do séc. XVII, algum dos filhos pode ter casado em cerva.
anta - josé ribeiro e maria mouroa, tiveram uma filha que casou em travassos cerca de 1800
miro

Reply

Direct link:

RE: Ribeiro, Cerva

#217377 | chardon | 05 Jan 2009 00:35 | In reply to: #217218

Olá Belmiro,

Obrigado pela ajuda. Tentarei ver se algum deles se encaixa nos elementos que tenho.

Abraço.

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Sep 2024, 01:36

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen