Ajuda a um iniciante!!!

This topic is classified in the following rooms Formação

Ajuda a um iniciante!!!

#216864 | AlexandreP | 30 Dec 2008 23:59

Caros Confrades,

Confronto-me actualmente com uma dúvida que, na minha curta experiência nestas demandas, se tem revelado recorente, pelo que, se vos fosse possível, agradecia o devido esclarecimento.

Perante o desconhecimento da data especifica ou aproximada para o nascimento/ baptismo de um ascendente, qual é o melhor procedimento a ter no sentido de instruir, de forma correcta, coerente e exequível, a pesquisa nos registos paroquiais?

Tomar como referência os elementos conhecidos do seu descendente directo mais próximo - filho/a - e recuar 20/ 25 anos?
Recuar, face à data de nascimento desse descendente, de 1 a 10 anos e procurar o casamento dos pais?

Que fazer quando se sabe que esse filho casou com 19 anos, na condição de orfão. Tal poderá deitar por terra os pressupostos expressos anteriormente, ou não?

Há alguma coerência neste raciocínio? Poderão elucidar-me relativamente ao melhor procedimento?

Grato, desde já, pela atenção que queiram dispensar-me.

Desejo a todos, e naturalmente às respectivas famílias, um bom ano de 2009.

Com os melhores cumprimentos,

Alexandre Pais

Reply

Direct link:

RE: Ajuda a um iniciante!!!

#216871 | cacalmei | 31 Dec 2008 00:51 | In reply to: #216864

Caro Alexandre,
De iniciado para iniciado, penso que todos os seus pressupostos são válidos. Só faria uma correcção no caso de optar por procurar o casamento dos pais: eu procuraria de 0 a 10....
Mesmo os orfãos, têm pais, e costumam ficar registados nos respectivos assentos.
De resto, e não tendo dados fiáveis, chega-se lá por tentativa e erro. De preferência realize as suas pesquisas presencialmente, já que, por vezes, o pedido de pesquisa para os arquivos distritais têm resposta de "não localizado" quando estão lá!
Boa sorte e bom ano.
fpa

Reply

Direct link:

RE: Ajuda a um iniciante!!!

#217491 | AlexandreP | 05 Jan 2009 19:39 | In reply to: #216871

Caro FPA,

Obrigado pelas sugestões, e resposta célere. Vou concerteza segui-las.

Bom trabalho e bom ano.


Alexandre Pais

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 23:05

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen