Família Martins

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Família Martins

#216953 | 2570 | 01 Jan 2009 13:15

Caros Confrades
Um feliz ano de 2009 para todos
Procuro informações relativas ao nome Martins.
Os dados mais antigos que possuo dizem respeito ao meu avô, bisavôs e trisavôs paternos, de V. N. de Gaia, freguesia de Santa Marinha.

Joaquim Martins, n 18-05-1906, filho de Joaquim José Martins e de Delfina dos Santos

Joaquim José Martins, filho de José Martins e de Emília Rosa de Jesus

Delfina dos santos filha Amadeu Vieira e Anna dos Santos

Desde já muito agradecido
Joaquim Martins

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#217145 | golim67 | 02 Jan 2009 23:25 | In reply to: #216953

Caro Confrade Joaquim Martins

Também tenho antepassados com apelido Martins, mas as suas origens situam-se nos Concelhos de Baião (freguesia de Teixeira), de Amarante (freguesias de Candemil, Ataíde e Ansiães), de Mesão Frio (freguesias de Vila Marim e de Santa Cristina).

Não sei se antepassados seus têm origem naquelas localidades, porém, entre 1740 e 1890 (período que tenho pesquisado) há muitos Martins naturais do Lugar de Murgido, freguesia de Candemil e da freguesia de Ansiães, ambas do concelho de Amarante, bem como da freguesia de Teixeira-Baião embora em número inferior.

Cito alguns meus familiares:

António Martins de Lima (m/pai)-N.1915-F.1977, natural do Porto, filho de Ernesto

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#217146 | vbriteiros | 02 Jan 2009 23:34 | In reply to: #216953

Caro Joaquim Martins,
Na cidade do Porto existiu uma familia de industriais de saboaria que atingiu um nivel social e económico assinalável " Os Martins da Saboaria do Bolhão (?)" poderá pesquisar no ADP ou na secretaria do Cemitério do Prado do repouso onde possuíam jazigo-capela
Cumprimentos
Vasco Briteiros

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#217150 | golim67 | 02 Jan 2009 23:57 | In reply to: #216953

Caro Confrade Joaquim Martins

Também tenho antepassados com apelido Martins, mas as suas origens situam-se nos Concelhos de Baião (freguesia de Teixeira), de Amarante (freguesias de Candemil, Ataíde e Ansiães), de Mesão Frio (freguesias de Vila Marim e de Santa Cristina).

Não sei se antepassados seus têm origem naquelas localidades, porém, entre 1740 e 1890 (período que tenho pesquisado) há muitos Martins naturais do Lugar de Murgido, freguesia de Candemil e da freguesia de Ansiães, ambas do concelho de Amarante, bem como da freguesia de Teixeira-Baião embora em número inferior.

Cito alguns meus familiares:

António Martins de Lima (m/pai)-N.1915-F.1977, natural do Porto, filho de Ernesto
Martins de Lima e de Maria dos Anjos Guedes(esta natural de
S. Faustino-Peso da Régua)
Ernesto Martins de Lima (m/avô)-n.1889-F.1971,natural de Ataíde-Amarante, filho
de António Martins de Lima e de Leopoldina da Conceição.
António Martins de Lima (m/bisavô)-N.1857-F.?, natural de Vila Marim-Mesão Frio,
filho de António José Martins e de Gracinda Rosa de Lima.
António José Martins (m/trisavô)-N.?-F.?, filho de Francisco José Martins e de
Maria do Carmo.
Francisco José Martins (m/4º avô)-N.?-F.?, filho de José Martins e de Ana Joaquina.

Destes últimos desconheço a naturalidade, todavia, penso que são de Teixeira-Baião ou do concelho de Mesão Frio.

Gracinda Rosa de Lima /m/trisavó)-N.?-F.?, filha de João Pinto de Lima(natural de
Teixeira-Baião) e de Ana Emília de Macedo(nascida no ano de
1811, natural de Candemil-Amarante) por sua vez filha de
José Vitorino e de Ana Fernandes(também Ana Pereira
Martins) e neta paterna de Manuel Martins e Maria Pereira e
bisneta de Pedro Martins e de Micaela Alves, todos de
Candemil-Amarante.

Até esta altura das minhas pesquisas não encontrei qualquer relação entre os "Martins" de Mesão Frio e os "Martins" de Candemil-Amarante, no entanto e dada a proximidade das localidades Candemil-Teixeira-Vila Marim-Santa Cristina é
possível a existência de laços familiares.
Terei que consultar, de novo, o Arquivo Distrital de Vila Real, embora não tenha tido sucesso anteriormente.

Se eu puder ser útil disponha à vontade.

Aproveito a oportunidade para desejar a todos os Confrades um Ano de 2009 muito feliz, com saúde e sucessos genealógicos.
Um abraço do

Ernesto Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#217155 | 2570 | 03 Jan 2009 00:58 | In reply to: #217150

Caro Ernesto Gouveia de Lima
Obrigado pelas informações.
Relativamente a Baião, não consegui estabelecer ligação, no que diz respeito ao nome Martins.
Tenho contudo outros ascendentes desse Concelho: Soares. Moreia, Pereira, etc:
Contudo, em relação aos Martins, ainda não consegui retroceder para além das informações que aqui deixei.
De qualquer forma, guardo as informaçõews que me forneceu, com o intuito de os contrapôr com informações futuras.
Muito agradecido
Joaquim Martins

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#218216 | 2570 | 12 Jan 2009 18:14 | In reply to: #217155

Caros Confrades
Renovo pededido
Obrigado
Joaquim Martins

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#255933 | mmarinho | 04 Jun 2010 01:10 | In reply to: #217150

Caro Ernesto Gouveia de Lima, estou iniciando pesquisa sobre meus antepassados, disponho de pouquissimas informações e, durante a pesquisa encontrei suas informaçoes que despertaram curiosidade. Meu bisavõ, nasceu em Sandomil e possuia o nome de JOAQUIM MARTINS DA COSTA, casou-se com MARIA DA CONCEIÇÃO MARTINS, (nao possuo ainda informaçoes sobre as datas e locais), vieram para o Brasil passando a residir na Cidade de São Paulo. Meu avõ possuia o nome de MARIO MARTINS DA COSTA, Brasileiro, nascido em 08/1922, falecido em 07/1996, sua esposa, ainda vive e em breve estarei em contato com ela para obter melhores informaçoes. Assim que as tiver em mãos estarei disponibilizando neste forum.
Quando vivo, meu avõ me dizia que seu pai JOAQUIM MARTINS, esteve em Sandomil, onde ficou por aproximadamente um ano e teve um filho, cujo nome nao sei dizer, e que meu avõ quando esteve em Sandomil o conheceu, porem nao tenho melhores informaçoes.
Se puder dispor de alguma informação que tenha relação com os dados informados, ficarei muito agradecido.

Um grande abraço

Mario Martins

Brasil

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#256014 | golim67 | 05 Jun 2010 22:29 | In reply to: #255933

Caro confrade Mário Martins

Os meus "Martins" são de Candemil, concelho de Amarante e não Sandomil que pertence ao Concelho de Seia, penso eu.
Assim, nada lhe posso valer, o que lamento muito.

Cumprimentos,

Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#268306 | NITEMA | 09 Jan 2011 19:05 | In reply to: #217150

Sr. Ernesto

Estou iniciando pesquisa sobre meus familiares, quando deparei-me com seu texto.

Somos da família MARTINS.

Meu avô Julio MArtins, era natural de Santa Cristina, concelho de Mesão Frio, e minha avó Madalena Correia, natural da freguesia de Barrô, concelho de Resende.

Já meu pai Ernesto MARTINS,veio morar no Brasil em 1958, e já é falecido.

Será que existe algum laço, com os seus MARTINS?

Agradeço a atenção e aproveitando, para desejar a todos um feliz 2011.


Nitema

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#268327 | golim67 | 09 Jan 2011 22:35 | In reply to: #268306

Cara Nitema

Na realidade tenho antepassados de apelido MARTINS nas freguesias de Santa Cristina e de Vila Marim, do Concelho de Mesão Frio, mas para estudar uma eventual ligação com os seus MARTINS necessito de mais informação dos seus familiares:
JÚLIO MARTINS -Nome dos pais deste (seus bisavós) e data do nascimento do seu avô;
ERNESTO MARTINS -Data correcta do seu nascimento e naturalidade (penso que tem essa possibilidade através do registo de óbito).

Fico a aguardar estes dados.

Cumprimentos,

Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#268338 | NITEMA | 10 Jan 2011 02:05 | In reply to: #268327

Sr. Gouveia de Lima


Agradeço desde já sua atenção e informo que comecei há pouco tempo pesquisar as raízes familiares.

Segue as informações que possuo.


Meu pai (ERNESTO MARTINS) nasceu em 10/09/1929, no concelho de MESÃO FRIO.

Quanto aos meus bisavós paternos e data de nascimento de meu avô, infelizmente nada possuo.


Atenciosamente.


NITEMA

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#268440 | golim67 | 12 Jan 2011 10:19 | In reply to: #268338

Cara Nitema

Vou tentar ajudá-la! Informe a freguesia da naturalidade do seu pai e que pertence ao concelho de Mesão Frio para obter uma certidão de nascimento onde constará os nomes e, eventualmente, naturalidades de seus avós e bisavós.

Disse que seu pai já tinha falecido e a sua mãe ainda é viva? Tem a certidão/assento de óbito de seu pai?

Cumprimentos,

Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#268883 | NITEMA | 19 Jan 2011 17:21 | In reply to: #268440

Sr. Gouveia Lima,

Em primeiro lugar, agradeço sua atenção e perdoe-me por ter demorado a lhe escrever.

Deixe-me explicar uma situação:

Eu escrevi para a CONSERVATÓRIA DE REGISTRO CIVIL DE VILA REAL, pois era o local que meu pai sempre mencionava.

A Sra. Clarinda Queiroz, gentilmente me respondeu, o que transcrevo abaixo:

" Feitas buscas, o nascimento de Ernesto Martins foi localizado na Conservatória do Registro Civil de Mesão Frio. Filho de JULIO MARTINS, natural de Santa Cristina, Concelho de Mesão Frio e de MADALENA CORREIA, natural da freguesia de Barrô, concelho de Resende. "

Quanto aos meus bisavós, nada sei, mas continuo na busca.

Meus pais são falecidos .


Mais uma vez agradeço a atenção.


NITEMA

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#269087 | golim67 | 22 Jan 2011 20:36 | In reply to: #268883

Cara Nitema

Tendo por base a sua informação estou a remeter pedido junto da Conservatória do Registo Civil de Mesão Frio do assento/registo de nascimento de seu pai -Ernesto Martins- onde deve constar o nome e naturalidade de seus avós e nomes e, eventualmente, naturalidades de seus bisavós, todos paternos.

Entretanto pesquisei assentos de baptismo da freguesia de Santa Cristina entre os anos 1882 e 1889 e só encontrei três JÚLIOS mas todos casaram com pessoas diferentes de Madalena Correia!

Peço que aguarde o meu contacto, logo que receber o documento acima referido.

Melhores cumorimentos,
Gouveia de Lima

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#269121 | NITEMA | 23 Jan 2011 10:34 | In reply to: #269087

Sr. Gouveia,


É com muita alegria que recebo suas informações, não sei como lhe agradecer, mas peço a Deus esteja iluminando seus caminhos, cada dia mais.

Ao buscar entre as minhas coisas, encontrei um escrito antigo, dizendo que Madalena Correia ( minha avó), nasceu no ano de 1903, no mês de abril, porém não sei se devemos confiar, pois é apenas uma anotação.

De qualquer maneira continuo nas minhas buscas, agradecendo sua atenção e me colocando à disposição.


Felicidades, sinceramente.


NITEMA

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#270093 | golim67 | 07 Feb 2011 12:16 | In reply to: #269121

Cara Nitema

Muito em breve terei em meu poder o assento de nascimento de seu pai -Ernesto Martins- e a partir daqui talvez possa dar continuidade aos seus antepassados.

Entretanto e de acordo com informação telefónica da Conservatória de Mesão Frio, o seu avô Júlio Martins era filho de António Martins e de Angélica da Conceição. Destes seus bisavós possuo o assento de casamento que ocorreu a 11.10.1894.

Para poder enviar os assentos, tem que me disponibizar a sua morada ou o seu e-mail.

Cumprimentos,
Gouveia de LIma

Reply

Direct link:

RE: Família Martins

#270160 | NITEMA | 08 Feb 2011 09:36 | In reply to: #270093

Sr. Ernesto,


A cada resposta sua, sinto-me mais receptiva em descobrir as raízes familiares e graças a sua ajuda, estou conseguindo e por isso muito lhe agradeço.

Penso que o e-mail, é mais fácil e rápido, uma vez que moro no Brasil.
niderceteresa@bol.com.br

Também necessito saber se está tendo alguma despesa com toda essa pesquisa e que me informe quanto lhe devo.



Por enquanto, lhe agradeço por toda a atenção.


NITEMA

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Jun 2024, 02:22

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen