Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

This topic is classified in the following rooms Património | Famílias | Regiões

Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217978 | Dsousa | 10 Jan 2009 15:49

Caros Senhores,

Procuro informações sobre a família Andrade, desta localidade, à qual pertenceu:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=338489

Serão estes Andrades dos mesmos que aparecem aqui na base de dados, como ascendentes de Manuel Juzarte de Andrade Cardoso?

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=592831

Agradeço desde já qualquer informação.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217980 | cacalmei | 10 Jan 2009 15:59 | In reply to: #217978

Caro confrade,

Se consultar o link

http://genealogia.netopia.pt/3323/

é capaz de encontrar dados que lhe interessam.

Os meus cumprimentos

fpa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217981 | Dsousa | 10 Jan 2009 16:10 | In reply to: #217980

Caro FPA,

Agradeço a informação. São, de facto, os mesmos Andrades.

Veja:
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=214125#lista

Cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217985 | cacalmei | 10 Jan 2009 16:30 | In reply to: #217981

Caro Daniel,

Não me tinha apercebido da ligação entre os dois tópicos.Essa base de dados particular que estou a construir, com a ajuda do Pedro França, vai avançando à medida da disponibilidade que ele tem( que é pouca), tendo em vista uma futura integração em bloco na BD do Genea. Por esse motivo não tenho solicitado actualizações aos administradores em relação à grande maioria dos dados que já disponho, já que um problema que existe nessa integração é a existência de registos em duplicado. Ultimamente, só tenho solicitado actualização de dados que estejam em fim de linha ou que complementem os de pessoas que já constem da BD geral. Se for consultando periodicamente o link que lhe referenciei, pode-se ir apercebendo da introdução de novos dados. Alguns terão interesse, outros não.
Os meus cumprimentos
fpa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217987 | Dsousa | 10 Jan 2009 16:40 | In reply to: #217985

Caro FPA,

Mais uma vez lhe agradeço. Eu tenho alguns dados sobre um Domingos, que talvez seja irmão do “seu” Domingos Francisco, “o Andrade”, com descendência em Cadima.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217988 | Dsousa | 10 Jan 2009 16:41 | In reply to: #217987

Queria dizer filho ou neto.

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217989 | cacalmei | 10 Jan 2009 16:51 | In reply to: #217987

Caro Daniel,

O meu mail é cacalmei@ci.uc.pt. Se estiver disponível para essa partilha de dados, ficaria grato.

Os meus cumprimentos

fpa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#217990 | Dsousa | 10 Jan 2009 17:03 | In reply to: #217989

Enviei os dados para o seu mail.

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219818 | Dsousa | 28 Jan 2009 20:50 | In reply to: #217978

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219834 | tmacedo | 28 Jan 2009 23:37 | In reply to: #219818

Caro Daniel de Sousa:

O apelido Andrade, de Manuel Juzarte de Andrade e Cardoso, vem-lhe do avô materno de seu pai (um e outro de nome Miguel Juzarte de Andrade, ambos moradores em Cantanhede) e de seu bisavô por varonia, o licenciado Manuel de Andrade, da cidade de Coimbra. A mulher deste último, Juliana Lopes, era sobrinha do licenciado António Bernardes, vigário de Cadima desde meados do século XVI, e do qual a descendência daquele Manuel de Andrade foi herdeira. Julgo que no século XVI a Tocha, onde se situa aquele casal, fazia ainda parte da paróquia de Cadima. Os Juzarte de Andrade eram gente da Casa de Cantanhede, tendo o pai daquele Manuel Juzarte de Andrade e Cardoso falecido no cerco de Elvas. Sempre admiti, sem qualquer prova nesse sentido, que o casal dos Andrades fosse por eles subemprazado a família que com o decorrer do tempo tivesse adoptado o apelido. Tenho ideia de ter visto no AUC uma inquirição de genere, do início do século XIX, de um Manuel Inácio de Andrade (que também é nomeado como Dr. Manuel Inácio Juzarte de Andrade) cujos antepassados assinavam Andrade e eram desse Casal dos Andrades.

E é tudo que sei.

Cumprimentos

António Taveira

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219835 | chartri | 29 Jan 2009 00:46 | In reply to: #217980

Caro confrade

Fui consultar os dados que apresenta na sua base de dados http://genealogia.netopia.pt/3323/

O meu interesse aumentou quando verifiquei que tem uns Monteiro de Cadima. E eu que ando á volta deles desde ha um tempo!
Descobri um vigário da Igreja de Cadima, Inácio João Fernandes Monteiro (ou simplesmente João Fernandes Monteiro cuja mãe era Monteiro e o pai André Fernandes) residente em Guimara que institui uma capela na Igreja de Cadima (ainda la existe com o nome dele) em testamento de 1659. Teve duas irmãs. A Marta que foi administradora da Capela, mas morreu 6 meses depois do vigário, tendo herdado a administração a sua irmã Maria Monteiro casada com um Manuel Roiz, ou Rodrigues. Este morre em 1665 e a Maria casa com um antepassado meu, um Capitão Jerónimo de Azevedo (http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=214381). Bom, a Maria morre antes de 1680 e o Capitão casa outra vez e tem 6 filhos desta mulher. Interessante é que ele administra a capela (que se chamou da Herdeira) em nome da sua mulher e contra a opinião de um sobrinho do vigário que só consegue vir a administrar a capela quando morre o Capitão.

Claro que o Pedro França ajudou-me muito (como sempre) e estou-lhe muito grato, mas desde que os registos paroquiais de Cadima ficaram "on-line" (http://193.137.201.197/pesquisa/) passei a gastar os meus olhos e muitas horas para "descobrir" coisas

A minha pergunta a si é saber se não se cruzou com os mesmos Fernandes e Monteiros nas suas pesquisas do seculo XVIII.

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219862 | cacalmei | 29 Jan 2009 14:36 | In reply to: #219835

Caro confrade,

Até agora ainda não. Pode ser que venha a acontecer. Caso deseje, sinta-se à vontade para me contactar através do meu mail, indicado em post anterior.

Os meus cumprimentos

francisco pinto de almeida

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219866 | chartri | 29 Jan 2009 15:33 | In reply to: #219862

Caro Francisco Pinto de Almeida
Muito obrigado. Podera igualmente ver o que tenho construido em : www.chartersdeazevedo.no.sapo.pt

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219881 | Dsousa | 29 Jan 2009 20:00 | In reply to: #219834

Caro António Taveira,

Agradeço imenso o seu contributo. A hipótese que levanta faz todo o sentido, pois essas situações de adopção de apelidos eram muito frequentes na época.

Com os melhores cumprimentos,
Daniel Sousa

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219893 | João Mamed | 29 Jan 2009 21:36 | In reply to: #219866

Caro Ricardo Charters d'Azevedo

Por acaso sabe quem foram os pais do 1º Barão de Viamonte da Boa Vista?

Cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

Para O Ricardo Charters d'Azevedo

#219902 | Pedro França | 29 Jan 2009 22:18 | In reply to: #219835

Oi, Ricardo:

Este tópico está concorrido e acerca de temas e títulos que estou a trabalhar no presente. Ainda hoje, no AUC.
Tenho tropeçado volta não volta nesse seu antepassado Jerónimo de Azevedo, olé se tenho. Mas não estou a trabalhar sobre ele.
O Ricardo diz que os paroquiais de Cadima estão on-line mas eu tenho estado com eles - os originais - no AUC.
Monteiros em Cadima? Há-os sim, senhor. Vou ver o seu site para confrontar com o que tenho a respeito.

Abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#219921 | chartri | 30 Jan 2009 00:41 | In reply to: #219893

Caro João Mamede
Não, não sei. sei que era capitão das Milicias em Vila Real donde a origem dele dete ter sido aí.
Igualmente aqui o Geneall nada tem sobre os pais (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=55021)

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Para o Pedro França

#220005 | chartri | 30 Jan 2009 22:13 | In reply to: #219902

Caro Pedro França

Pois eu já com a capela e testamentos já vou com 300 fotocópias que me enviaram do Arquivo da Universidade de Coimbra... Ja tenho um belo texto, mas ainda me falta perceber alguma coisa.
No fim a Capela reverte para a coroa e há uma órfã de 17 anos, cuja toda a sua família morreu no naufrágio do barco em que seu pai ia (com mãe e outros irmãos) com destino a Mazagão onde ia tomar posse de um lugar. Ela solicita que lhe seja data a administração da Capela de Cadima , como recompensa dos serviços prestados pelo pai dela e como dote, pois tendo 17 anos sem dote não se casaria! Magnifico...

Já agora gostaria que pudesse ver se existem as habilitações de génere dos seguintes padres
Pe Joseph de Figueiredo de Abreu, seu irmão Pe Agostinho de Figueiredo de Abreu, de que sei que são filho de um Sebastião de Abreu, mas não sei mais nada.

e Pe Joaquim Pinto do Rego. Deste nem sem quem são os antepassados, só que deve ser de Porto de Mós.

Como tenciono pedir fotocópias dos processos não perca tempo. Veja só se existem. Vale ?

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Para o Pedro França

#220007 | Pedro França | 30 Jan 2009 22:39 | In reply to: #220005

Caro Ricardo:

Pois bem, assim, sem ver os processos propriamente, o Ricardo simplifica-me a vida porque tenho tido vários compromissos que tenho de honrar prioritariamente.
Eu anotei os pedidos.
Aguarde-me aqui, tá?

Abraço.
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para o Pedro França

#220011 | chartri | 30 Jan 2009 23:04 | In reply to: #220007

Caro Pedro França

Muito obrigado

Cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#220603 | Pedro França | 07 Feb 2009 01:24 | In reply to: #220005

Caro Ricardo:

Não consegui localizar os verbetes dos dois sacerdotes que me referiu, nem nos verbetes dos estudantes da UC nem nos da Câmara Eclesiástica.

Um abraço.
Sempre,
Pedro França

Reply

Direct link:

RE: Para o Ricardo Charters d'Azevedo

#220620 | chartri | 07 Feb 2009 11:07 | In reply to: #220603

Caro Pedro França
Muito obrigado. Muito útil a sua informação
Começo a chegar ao fim das minhas linhas genealógicas e, ou mudavam de nome, ou se perderam os processos , pois se tratam de indivíduos do século XVII !

Cumprimentos amigos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#223282 | Filipe Manuel | 09 Mar 2009 20:41 | In reply to: #219881

Carissimos,

tenho ascendentes naturais de Cadima para cardoso, cheiroso, cabano etc
tenho encontrado vàrios assentos sobre os andrades, maldonados, Juzarte..

seria interessante cruzar dados e info
Melhores cumprimentos,
Filipe

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#223885 | Filipe Manuel | 15 Mar 2009 22:12 | In reply to: #223282

Carissimos,

Alguém sabe explicar porque hà um hiato nos registos paroquais de casamento em cadima de 1604 até 1669? como contornar esse problema?

Tenho muitas familias (de andrade, cardoso, cabano, cheirozo) cujos casamentos apontam para essa conjuntura cronologica de modo que torna dificil subir.

ficaria muitissimo grato por qualquer informação
melhores cumprimentos,
Filipe

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#228876 | Filipe Manuel | 10 May 2009 13:29 | In reply to: #223282

Carissimos,
este topico tem sido bastante interessante, até por ter dados sobre os cardoso e andrade.

tenho ascendentes naturais de Cadima para cardoso, cheiroso, cabano etc
tenho encontrado vàrios assentos sobre os andrades, maldonados, Juzarte..

mas dificuldade em subir. Alguém terà info aferentes a este tema?

Ficaria imensamente grato

Melhores cumprimentos,
Filipe

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#242001 | clover779 | 15 Oct 2009 11:37 | In reply to: #228876

Meus caros,

também eu tenho pesquisado os arquivos, quer in loco no Arquivo da Universidade de Coimbra, quer pelos documentos disponibilizados digitalmente, o que começou por ser uma simples pesquisa sobre as origens da família Tabanez (Tabanes, Tavanes, etc) levou-me a esmiuçar os arquivos da freguesia de Cadima, dos quais eu tenho retirado muita e valiosa informação. Se alguém pretender trocar ideias ou informações sobre familias desta freguesia que entrem em contacto:

clover779@hotmail.com

pode ser que eu vos consiga dar algumas dicas ou informações, tenho reconhecido bastantes nomes já aqui mencionados ... Devo estar na minha pesquisa por volta da 10ª ou 11ª geração da minha família.

Cumprimentos,
Nuno Silva

Reply

Direct link:

RE: Andrades, do Casal dos Andrades, em Cantanhede

#278926 | mfcr | 18 Jun 2011 18:22 | In reply to: #217980

Caro confrade Francisco Pinto de Almeida

Em tempo, através da sua página pessoal, enviei um pedido de ajuda para análise de uns avós comuns, mas até hoje não obtive resposta, presumo que não tenha reparado.

Francisco Jorge Cheiroso, casou a 19 de Fevereiro de 1702, com Maria Simões.

Pais dele : António Jorge Cheiroso e Luiza Francisca ( é a leitura que eu fiz )

Pai dela: Pedro Simões e Isabel Henriques ( é a leitura que eu fiz )

Fonte : Livro misto da Tocha de 1611 a 1726 - tif 160 ( Etombo )

Como a leitura não é nada fácil, e os elementos a obter têm que ser exactos, peço a sua colaboração, a fim de podermos subir mais uma geração.

Até hoje ainda não considerei aqueles " avós ".

Cumprimentos

Manuel Rufino

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 23:13

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen