Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Património | Regiões | Famílias

Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#218330 | JAVSO | 13 Jan 2009 18:26

Caros Confrades

Será que conhecem a ascendência de António Macedo Vieira, da casa da Cruz, em Vale do Bouro, sendo aquele filho de António Macedo e de sua mulher Margarida Braga?

Aquele António Macedo Vieira casou, cerca de 1648, com Catarina Rebelo Leite.


E a ascendência desta Catarina, que viveu com o marido na casa do Reguengo, em Vale do Bouro?

Com os meus melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221169 | coimbra | 13 Feb 2009 23:09 | In reply to: #218330

Um mês depois,ninguém sabe nada?

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221173 | luizsillos | 14 Feb 2009 00:47 | In reply to: #218330

Caro José Alfredo:

Verei se encontro algo sobre estes nas anotações que fiz quando pesquisei os registos paroquiais de Vale de Bouro.

Porém, adianto ao amigo, que em 19 de novembro de 1624, casava em Vale de Bouro, Gonçalo Martins, da casa do Prado, em Britelo, filho de Domingos Gonçalves e Catarina Martins, com Ana Gonçalves, da casa do Reguengo, filha de Pedro Gonçalves e sua mulher Isabel Afonso. Este casal é um dos mais antigos da dita casa, visto que os paroquiais de Vale de Bouro começam em 1609.

Muitos cumprimentos,
Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221178 | JAVSO | 14 Feb 2009 04:19 | In reply to: #221173

Caro Luiz Gustavo

Muito obrigado pela informaço prestada.

Fico aguardando que encontre outras possíveis nas anotações que fez.

Melhores cumprimentos,

José Alfredo Soares de Oliveira

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221246 | coimbra | 14 Feb 2009 22:47 | In reply to: #221178

Primos Gustavo e Zé Alberto
Já somos quase «velhos conhecidos» e seguramente parentes.
Todos com ligação a Vale de Bouro.
O casal Ana Gonçalves c.c. Gonçalo Martins já aqui contam, tirados dos Carvalhos de Basto,VII vol,pag.287, a propósito da Casa de Figueiredo e do Marvão, em S.Romão do Corgo.
Como Corgo é pegado com Vale de Bouro e eles tem um neto um Antonio Teixeira de Macedo é altamento provável que este Antonio e o casado com Catarina Rebelo Leite sejam parentes.
Precisavamos de averiguar este Antonio Teixeira de Macedo (no Geneall) ,quando nos C.B. não consta como Macedo.
No entanto o Antonio do Reguengo, era originário da Casa da Cruz ,casa essa que sua Mãe, Margarida de Braga ,trocou com o Reguengo.
Até á proxima ,caros PRIMOS
Carlos

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221786 | luizsillos | 21 Feb 2009 14:14 | In reply to: #218330

Caro José Alfredo:

Infelizmente, só consegui extrair mais isto, de minhas anotações (na época estava focado na casa de Sorriba):


7-4-1610 Batismo de um António (ou Antónia), filho de Madalena, da Cruz, solteira. Deu por pai, Gaspar da Costa, de Gagos. Padrinhos: Francisco Borges e Ana Fernandes, de Sorriba.
28-10-1629 Batismo de Maria, filha de Gonçalo Martins, de Reguengo, e de s. m. Ana Gonçalves. Padrinhos: João, filho de Francisco Gonçalves, de Sorriba, e Francisca Barbosa.
22-4-1642 – Madrinha: Ana, filha de Pedro Francisco, da Cruz


Cumprimentos,
Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221790 | luizsillos | 21 Feb 2009 15:35 | In reply to: #221246

Caro primo Carlos,

Certa vez me falou que tinha uma escritura de doação da quinta de Surribas da parte do capitão Manuel Cerqueira de Meireles Pereira à sua nora Isabel Joana da Silva Barbosa, datada de 1710.

Isabel Joana da Silva Barbosa foi casada em 23.11.1707 com Antônio de Sousa Pereira de Magalhães, batizado em 1677 em Sorribas, filho do referido capitão e de s. m. Margarida de Magalhães de Mesquita, sendo dispensados do parentesco de terceiro e quarto grau de consangüinidade.

Entre seus documentos, haveria alguma escritura de dote, ou de outra natureza, que esclarecesse esse parentesco? Como por exemplo, o Manuel ser primo de Bernardo da Silva de Carvalho, pai de Isabel, etc.

Em minhas pesquisas, tenho um nó genealógico que está difícil de desatar sobre a quinta de Sorribas, e que diz respeito a Catarina Martins (Barbosa), avó paterna de Manuel, e mulher do segundo senhor de Sorribas.

Qualquer dado que tiver, me seria bastante útil.

Até a próxima, também!

Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221834 | coimbra | 22 Feb 2009 14:25 | In reply to: #221790

Primo Luis Gustavo
Pela minha escritura, nada feito! Lamento.
Vai ser dificil desatar o nó de que fala,eram quase todos parentes uns dos outros. De qualquer modo faltava aqui os pais de Pedro Falcão.Embora Felgueiras Gaio,IV vol,pag.192, lhe chame Pedro Álvares de Sousa nos C.B.VII vol, pag.406 diz que seus pais foram Gonçalo Pires de Barros Falcão c.c. Catarina João, em Santa Senhorinha a 14.1.1613. Ela, Catarina, Senhora da Casa de Fundevila.
Será por aqui o seu nó?
Viva o Carnaval do Brasil.
Carlos

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221835 | luizsillos | 22 Feb 2009 15:06 | In reply to: #221834

Primo Carlos,

Tenho aqui que, Pedro Falcão, nasceu em 07-11-1613, filho de Francisco Pires e Senhorinha Brás.

Por acaso teria a ascendência de Gonçalo Pires de Barros Falcão e Catarina João pelos Carvalhos de Basto?

Grato,
Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221844 | coimbra | 22 Feb 2009 17:22 | In reply to: #221835

Primo Luis Gustavo
Cavalhos de Basto é omisso nos avós de Pedro Falcão, só se refere aos pais, que casaram em Santa Senhorinha a 14.1.1613.
Diz que foi batizado em Santa Senhorinha a 7.11.1613 (confere consigo) e morreu em Molares a 25.8.1647.Casou em Molares a 4.5.1642 e era Senhor da Casa de Fundevila em Santa Senhorinha.
Os pais não coincidem, mas estes aqui estão com o casamento 10 meses antes de Pedro nascer.
Não o posso esclarecer mais.

A proposito de Subribas não houve lá uma Maria Cerqueira c.c.Francisco de Araújo?

Se tem Google Earth a Casa de Subribas e´n 41º.29' 23.99'' N 8º.00' 26.35'' O. Consegue?

Reply

Direct link:

RE: Casas da Cruz e Reguengo, em Vale do Bouro

#221845 | luizsillos | 22 Feb 2009 17:32 | In reply to: #221844

Primo Carlos,

É possível! Algumas filhas de João Francisco da Silva assinavam "Cerqueira". Me passe os dados que tem desta senhora e eu vejo o que descubro.

Luiz Gustavo

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Sep 2024, 01:34

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen