pedido de ajuda de brasileiro

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões | Brasil

pedido de ajuda de brasileiro

#219259 | Ricardo Fonseca | 22 Jan 2009 22:10

senhores moderador ou menbros do forum, procuro em portugal obter dados sobre meu avô materno manoel magalhães e minha visavó materna maria da conceição silva mãe de manoel magalhães.Já tentei entrar em contato com alguns conservatórios de portugal mas nunca me respondem de volta, já tentei pesquisas em alguns bancos de dados na internet, mas sem suscesso.peço a ajuda dos senhores em portugal, pois não tenho condiçoes de ir a portugal, nem posso arcar com as custas das pesquisas genealogicas.
Se por ventura com a vossa experiencia em genealogia puderem me ajudar ai vão os dados que tenho.
manoel magalhães (data nasc desconhecida. calculo 1890 a 1903) (Parece que nasceu na regua ou são joão de loubrigos).morava em vila nova foscoa.
a unica informação de meu avo manoel magalhães que tenho é o seu registro de obito de manoel magalhães: Conservatorio de registro civil de vila nova de foscoa 13/12/1944
registro no livro de emolumentos n610
ano 1944 n 274 folhas 138v ou 138 (não tenho certeza se o v é letra ou apenas uma ticagem na certidão).
era casado com mabilia da gloria mendes que nasceu em 04/07/1904 conselho:penedono:freguesia ourosinho distrito vizeu
filha de: antonio mendes e josefa pestana
a mãe de manoel magalhães:(Maria da conceição silva) morava em são joão de loubrigos.(não tenho qualquer dado sobre ela).
Obs: na certidão de obito de meu avô não consta o nome do pai, somente o da mãe.
agradeço se por ventura nos registos de batismos, casamentos, proquiais ou outros assentamentos quaisquer eu obtiver a sorte de obter os dados sobre meu avô manoel magalhães.
Obs:sei que meu avô manoel magalhães também esteve internado num hospital de portugal no ano de 1941 ou 1942 chamado doutor gama pinto na cidade de lisboa para tratamento das vistas.Já teneti varios contatos lá mas sem suscesso.O fato de eu morar no Brasil me inmpossibilita de ir lá pessoalmente.
Não sei se nos prontuarios deles adequele tempo pode constar as informações que procuro.
só consegui este endereço a respeito deste hospital em portugal
Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto
Gestão de Doentes
Travessa Larga, n.º 2
1169-019 Lisboa
agradeço qualquer ajuda da parte dos senhores moderadores, menbros do forum e pesquisadores.

Reply

Direct link:

RE: pedido de ajuda de brasileiro

#219261 | cverde | 22 Jan 2009 22:51 | In reply to: #219259

Portugal encontra-se dividido em distritos, estes em concelhos e estes ainda em freguesias:

- S. João de Lobrigos é uma freguesia do concelho de Santa Marta de Penaguião e distrito de Vila Real.

- Peso da Régua é uma freguesia do concelho de Peso da Régua e distrito de Vila Real.

Os registos paroquiais anteriores a 1910 encontram-se no Arquivo Distrital de Vila Real para onde poderá solicitar uma pesquisa do assento de baptismo / nascimento do seu avô Manuel Magalhães. Como tem a certidão de óbito presumo que a mesma deverá dizer a idade do seu avô à data do falecimento e o lugar donde era natural pelo que será fácil saber o ano aproximado do nascimento.

Escreva "Arquivo Distrital de Vila Real" num motor de busca e chega ao respectivo sitio onde poderá solicitar a pesquisa através destes passos: Serviços -» Pesquisas -» Registo Civil -» Registos de Nascimento

(138v significa o verso da página 38)

Luís Figueira

Reply

Direct link:

RE: pedido de ajuda de brasileiro

#219391 | Maria M Luz | 24 Jan 2009 02:23 | In reply to: #219259

Prezado Ricardo
Estou fazendo um levantamento dos primeiros moradores das mais antigas Freguesias da Ilha de Santa Catarina (como era chamado o atual Estado de Santa Catarina) no Brasil, e encontrei por volta de 1727 um João de Magalhães, natural da cidade de Braga e que era genro de Francisco de Brito Peixoto, este o Primeiro Capitão-mór da Vila de Laguna (Freguesia dos Santos Anjos). Não cita o nome da mulher de João.
Te encaminho este subsídio pois talves encontres na cidade de Braga, as origens deste sobrenome Magalhães.
Um abraço
Maria Helena

Reply

Direct link:

RE:aGRADECIMENTO DE BRASILEIRO A AMIGA MARIA M LUZ

#219472 | Ricardo Fonseca | 25 Jan 2009 00:50 | In reply to: #219391

Olá amiga Maria Helena,pelo que sei até agora o sobrenome Magalhães teria sido tirado do da Torre de Magalhães, na freguesia de São Martinho do Paço Vedro, Ponte da Barca. Em castelhano o nome é escrito Magallanes.O nome desta família teria se originado em Afonso Rodrigues de Magalhães, senhor daquela torre e que vivia em 1312. Era raçoeiro do Mosteiro de Tibães e do seu casamento com D. Alda Martins de Castelões teve descendência que deu continuidade ao apelido. Dentre aquela, será de salientar o navegador Fernão de Magalhães.Não possuo a arvoré genealogica da descendencia da familia magalhães, mas com o tempo espero encontrar a descendencia desta familia.Agradeço muito suas dicas e ajuda.

Reply

Direct link:

RE: pedido de ajuda de brasileiro

#219474 | cacalmei | 25 Jan 2009 01:14 | In reply to: #219259

Caro Ricardo,

Complementando a informação dada pelo confrade Luis Figueira, poderá fazer os pedidos por internet, através do "link"

http://www.advrl.org.pt/servicos/registo2.html,

onde tem acesso directo aos formulários de pesquisa de ocorrências de nascimento, casamento e óbito.
Boa sorte.

fpa

Reply

Direct link:

RE: pedido de ajuda de brasileiro

#219634 | Ricardo Fonseca | 27 Jan 2009 00:28 | In reply to: #219474

Senhores, obrigado pela atenção já efetuei pedido ao arquivo distrital de vila real, para obter o registro de nascimento de meu avô.
Solicitei investigação de datas entre 1888 e 1903, pois acredito que ele era de 1901.
Gostaria de saber se alguem saberia quanto tempo demora esta investigação no arquivo distrital de vila real e se tem custos para que eeu obtenha a certidão desejada.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 21:46

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen