ernesto chardon - livraria lello

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Cargos | Famílias | Regiões | Património

ernesto chardon - livraria lello

#221438 | chardon | 17 Feb 2009 13:23

Caros confrades,

Procuro informações sobre Ernesto Chardon, fundador da livraria Lello e irmão no Porto. Sou descendente de Abraham Chardon, holandês radicado em Portugal, e estou a tentar saber qual a relação com Ernesto Chardon, se é que há alguma. Tentei pesquisar na intenet mas não há nada sobre a vida de Ernesto Chardon ou a sua família. Apenas dizem que morreu novo e que gostava de livros, tendo fundado a livraria internacional de Ernesto Chardon, hoje lello.

Espero que alguém me possa ajudar.

Atenciosamente,

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

RE: ernesto chardon - livraria lello

#221452 | chardon | 17 Feb 2009 15:32 | In reply to: #221438

RENOVO O PEDIDO.

Reply

Direct link:

RE: ernesto chardon - livraria lello

#221503 | NBA | 17 Feb 2009 23:08 | In reply to: #221452

Caro Ricardo Leitão

O n.º 8 do 1.º ano da revista "Commercio e Industria", publicado em 1881, tem um texto biográfico e um retrato fotográfico de Ernesto Chardron. Procure na Bibliooteca Nacional de Lisboa ou na Biblioteca Pública Municipal do Porto (em S. Lázaro).
Com os meus melhores cumprimentos,

Nuno Borges de Araújo

Reply

Direct link:

RE: ernesto chardon - livraria lello

#221699 | mtt | 20 Feb 2009 05:24 | In reply to: #221452

Caro Ricardo Leitão
Atenção que o Ernesto Chardron que fundou a livraria do mesmo nome, mais tarde livraria Lello, não era Chardon nem holandês. Veio de França para o Porto, trabalhar na casa editora do Nicolau Moré, dapois viúva Moré, no largo dos Loios, onde funcionava uma livraria que, aliás, vendia livros e toda a espécie de quinquilharia importada. Posteriormente, após a venda da Moré, estabeleceu-se por conta própria, como livreiro-editor, na rua das Carmelitas, aí ocupando-se apenas de papel impresso.
O mais certo, pelo que se pode perceber, é que não exista qualquer ligação.
Atenciosamente,
Manuel.

Reply

Direct link:

RE: ernesto chardon - livraria lello

#221711 | chardon | 20 Feb 2009 12:15 | In reply to: #221699

Caro Manuel,

Muito obrigado pela sua explicação. De facto tinha tido acesso a uma informação que se referia a Chardron como Chardon. Aliás, há vários sítios onde o nome aparece assim escrito - Chardon - e outros em que aparece como me diz - Chardron. Daí a minha dúvida. Também encontrei na internet a informação de que seria filho de pai flamengo. Mas se o Manuel tem a certeza do que diz, fica a questão encerrada. Os meus Chardon, são holandeses e estiveram em Portugal em missão diplomática - em Lisboa. Depois por cá ficaram acabando por cruzar com Rademakers, também holandeses, e algumas famílias portuguesas, Sousa Rosa por exemplo.

Agradecido pelo esclarecimento,

Atenciosamente

Ricardo Leitão.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 May 2024, 05:53

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen