Família Tabanez

This topic is classified in the following rooms Famílias | Hispânia

Família Tabanez

#222017 | clover779 | 24 Feb 2009 09:56

Viva,

estou interessado em saber das origens da família Tabanez, suspeita-se que tenham vindo de Espanha, mas nem em Espanha consigo encontrar as origens. Qualquer ajuda seria importante.
Obrigado

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222032 | tavanez03 | 24 Feb 2009 13:51 | In reply to: #222017

na região de Palmela no distrito de setubal exstem 2 familias com apelidos Tavanez e tabanez eu faco parte de uma delas(tavanez) por via materna mas quanto a origem se é espanhola ou não ainda não nao tenho informações acerca dess promenor comecei a pesquisar a pouco tempo pelo menos desde de 1880 as pessoas são originarias desta região.

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222036 | clover779 | 24 Feb 2009 14:01 | In reply to: #222032

Viva,

obrigado pela resposta, sei que existe família Tabanez na região de Setúbal já há algum tempo pois existem registos na Torre do Tombo em Lisboa (registos que estão on-line) de tribunais onde pessoas dessa família estavam envolvidas.

No entanto, no distrito de Coimbra é onde existe mais "Tabanezes", até se fizermos uma pesquisa na lista telefónica, mais concretamente no concelho de Cantanhede. Sei de um registo de 1846 onde um Tabanez, morador de Tavaredes, Tocha, Cantanhede foi padrinho num baptismo, mas neste momento é a fonte mais antiga que tenho. Ao que parece o primeiro Tabanez da região foi o bisavô do meu avô (deverá ter sido no inicio dos anos 1800), não sei se há ligação a essa família da região de Setúbal...

No entanto não encontrei ainda em Espanha este nome ...

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222052 | tavanez03 | 24 Feb 2009 17:43 | In reply to: #222036

podera existir pois esta regiao existe muitas pessoas qe eram oriundas do distrito de coimbra e aveiro "chamados caramelos d e ir vir "especialmente da tocha e de cantanhede veram trabalhar para a herdade de rio frio nas varias sesmarias que esta tinha na altura podera existir ligação remota entre as familias.

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222073 | clover779 | 24 Feb 2009 22:45 | In reply to: #222052

Faz sentido, sim senhor, isso significa que a suas ascendência deve coincidir com a minha cerca de 1800, então lhe digo que o que sei é que o primeiro Tabanez apareceu pelo distrito de Coimbra (ainda não sei o nome nem o ano), e aí se casou, mais concretamente em Barris/Escoural, freguesia da Tocha, Cantanhede... Mas é isso quero aprofundar mais ;). Se souber de algumas informações, como por exemplo como se chamavam as pessoas que foram para aí da Tocha e Cantanhede, em que ano foi e que idade tinham pode ser que eu consiga fazer uma ligação. Estou a contar tirar um dia para ir ao arquivo da Universidade de Coimbra vasculhar os registos da paróquia da Tocha um destes dias ...

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222102 | tavanez03 | 25 Feb 2009 13:54 | In reply to: #222073

boa tarde verifique tb a famiia tavanez com "v" pois nesta região dependia dos padres e posteriormente dos funcionarios dos registos por isso nesta região existe 2 familias aparentadas e a prieira vista nao parecem

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222117 | cacalmei | 25 Feb 2009 17:38 | In reply to: #222073

Se consultar o link
http://genealogia.netopia.pt/3323/
e pesquisar Tabanes, é capaz de ter uma base para a sua pesquisa no AUC.
Cumprimentos.

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#222212 | clover779 | 26 Feb 2009 14:29 | In reply to: #222117

Muito obrigado mesmo,

vou tentar então pesquisar se há ligação ;)

Já há portanto três versões do nome: Tabanez, Tabanes e Tavanez

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#309979 | clover779 | 10 Jul 2012 23:45 | In reply to: #222117

Joam Francisco Tabanes parece estar no origem de todos os Tabanezes, casou em Tocha/Cadima/Cantanhede no inicio do século XVIII, com Isabelinha Francisca do couto de Cadima. Viveram no Casal dos Soretos/Bracial, freguesia da Tocha. Vários registos indicam-no como natural da Varziela, freguesia de Cantanhede, no entanto na freguesia de Cantanhede não consegui encontrar qualquer referência ao nome Tabanes.

O registo mais antigo de Tabanes que encontrei é mesmo de Espanha, Sevilha, no século XVI.

Algum(a) confrade tem mais informações/dicas?

Cumprimentos,
Nuno Silva

Reply

Direct link:

RE: Família Tabanez

#315121 | rtabanez | 10 Oct 2012 20:39 | In reply to: #309979

optima informaçao visto ke eu propria tenho interesse em saber mais acerca das minhas origens.posso adiantar ke ha pessoas da familia Tabanez em Inacios(tocha),Catarruchos(Arazede),Luxemburgo e tambem no Brasil segundo informaçao de familiares.
Bem haja

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 30 Jun 2024, 23:36

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen