Exposto cidade Coimbra

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Regiões | Formação

Exposto cidade Coimbra

#222056 | RICARDO1983 | 24 Feb 2009 18:40

Boa tarde a todos,

Esta mensagem pretende:

Questionar sobre a existência de alguma iniciativa a nível nacional de inserção em bases de dados dos registos de nascimentos, casamentos, óbitos ou outros. Tive a oportunidade de participar em experiência semelhante com a informação registada na balança comercial do Reino de Portugal em 1831 (organizada pela Universidade do Minho), e que permitiu a realização de um estudo de âmbito económico. A existir tal iniciativa, pergunto se qualquer pessoa se pode voluntariar e de que forma o deve fazer, nomeadamente relativamente aos registos constantes no Arquivo Distrital de Aveiro. Sei que estão a ser disponibilizadas as imagens desses registos on-line, mas a sua leitura nem sempre é fácil, pelo que deduzo que alguma forma de auxilio à localização dos registos pretendidos ou que permita estudos demográficos estará em curso.

2. Solicitar conselho sobre a investigação da ascendência de um exposto em Coimbra em 1843. Foi possivel apurar que em 1839 a administração dos expostos naquela Cidade transitou da Misericórdia para a Camarâ Municial, e que desde essa data que os registos de entrada dos expostos estão desaparcedidos. No entanto, julgo que a informação sobre a exposição de crianças pode ser localizada em outros livros que não os da entrada dos expostos Em que outros livros pode ser encontrada informação relativa a um exposto especifico?

Cumprimentos,

Ricardo Leite

Reply

Direct link:

RE: Exposto cidade Coimbra

#222083 | Saba | 25 Feb 2009 02:45 | In reply to: #222056

Desculpe a minha ignorancia. O que eram "expostos"?

Obrigado,

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Exposto cidade Coimbra

#222125 | RICARDO1983 | 25 Feb 2009 18:49 | In reply to: #222083

Ora essa, eu próprio não saberia o significado do termo se não me deparasse com o mesmo na certidão de casamento de um antepassado meu.

Julgo que exposto é o nome atribuido à à acção de entregar uma criança aos cuidados de uma instituição. Ao contrário do procedimento habitual, em que a familia educa e assume a crinaça como sua, um exposto é "abandonado" (espero o termo não ser demasiado forte) aos cuidados de outrém.

Cumprimetos,

Ricardo Leite

Reply

Direct link:

RE: Exposto cidade Coimbra

#222127 | Saba | 25 Feb 2009 18:55 | In reply to: #222125

Tenho aqui nos costados da minha namorada (Carvalho, Pampilhosa): "Foi cobertado em 580 réis para a junta dos expostos da Pampilhosa, pelos anos de 1845 -
1846."

posso deduzir que o casal tera entregue uma crianca, ou que seria uma especie de imposto que toda a gente tinha que pagar?

Obrigado.

Luis Ramos

Reply

Direct link:

RE: Exposto cidade Coimbra

#222138 | henrdias | 25 Feb 2009 19:37 | In reply to: #222127

Caros Confrades,

se escreverem a palavra - expostos - na caixa de pesquisa acima, verão que há imensos tópicos relacionados com esta temática, e onde poderão obter mais informações.

Saudações,
H. Dias

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 07 Jul 2024, 14:38

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen