Maçonaria
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Maçonaria
Caros Confrades,
Alguem teria conhecimentos a cerca dos membros da Maçonaria em Portugal, no Porto, no século XVIII?
Existe em qualquer lugar uma lista com esses nomes?
Estou desconfiada de que membros de minha família possam ter sido membros desta sociedade.
Como posso saber?
Desde já obrigada por qualquer ajuda
Eliana Quintella de Linhares
Direct link:
RE: Maçonaria
Temo que a sua busca seja complicada. Para começar a maçonaria é ainda uma sociedade secreta e faz parte do código dos maçons não revelar a identidade dos "irmãos", mesmo que já tenham falecido. Depois, a maçonaria está longe de ser uma sociedade coesa. Com isto quero dizer que há várias correntes, com várias orientações e propósitos, sendo que os principios da revolução francesa - liberdade, igualdade, fraternidade, deve ser comum a todas. Assim temos duas grandes facções maçonicas em portugal: 1- O Grande Oriente Lusitano (tem várias lojas dependentes espalhadas pelo país - Porto também, claro) sediado no palácio da maçonaria em lisboa.
2 - A Grande Loja Regular (também com as suas lojas)
Sem querer maça-la com mais explicações, aconselhá-la-ia a procurar informações junto do palácio da Maçonaria. Para já são as unicas pessoas que me parecem certas para a ajudar.
Atenciosamente,
Ricardo Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Sr. Ricardo.
Muito agradeço pela tua colaboração. Tentarei o Palacio da Maçonaria.
Atenciosamente,
Eliana Linhares.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Senhor
"sendo que os principios da revolução francesa - liberdade, igualdade, fraternidade, deve ser comum a todas", não é verdadeira esta afirmação.A Maçonaria Regular de origem britânica não é jacobina, só o GOL é que é, por isso apelidado de maçonaria irregular (actual escola dos míudos candidatos a politicos do PS).
Não está a ver o Duque de Kent, o Rei da Suécia, o Rei da Noruega e o Princípe da Dinamarca, revolucionários jacobinos, pois não???
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Luso,
Antes de mais é sempre interessante, talvez jacobino, assinar as mensagens. No meu caso, chamo-me Ricardo Leitão - Muito prazer. Quando disse deve, é isso mesmo que quero dizer, deve, ou no condicional, deveria, uma vez que foi assente nesses principios que nasceu a maçonaria no sec XVIII, como forma de lutar contra os privilégios da nobreza e de alguma burguesia opressora (normalmente bem casada com nobres, não lhe fossem cair os parentes na lama). Assim, se lhe causa urticária falar de revolução francesa, tenho pena, mas a maçonaria é indissociável da revolução e dos seus principios, quer queira, quer não. Hoje pode dizer, se quiser, que é uma associação de homens livres, respeitadores da liberdade de pensamento e religiosa, tolerância, blá, blá, blá, sabe o que quero dizer. Quanto às personalidades que invocou, imagino que conheça a história política, religiosa e social dos países em questão e a diferença abissal das monarquias da europa católica apostólica romana. Não está a ver o D. Duarte ou o Rei Juan Carlos a fazerem parte da Maçonaria Regular ou outra qualquer ou está?
Em relação aos políticos do Ps... Olhe tenho pena deles e do Ps. Não sou socialista, nem tão pouco republicano, mas também não sou um menino de risco ao lado e berloques nos sapatos a dizer não ao aborto e a cumprimentar as amigas com um beijinho. Quando há berço não precisamos desses apetrechos. E sabe que mais, viva o 25 de abril!.
Um abraço,
Ricardo Leitão - Não maçon, para que conste.
Direct link:
RE: Maçonaria
Cara Eliana,
Tenho os livros do Oliveira Marques sobre a Maçonaria, em que constam muitos nomes de membros e das diversas Lojas a que pertencem, mas para a ajudar preciso que me indique os nomes que pretende confirmar se eram ou não maçónicos.
Cumprimentos
José Huet de Bacelar
Direct link:
RE: Maçonaria
Prezado Semhor José Huet de Bacelar
Que felicidade saber que o senhor tem esse livro.
Espero que os antepassados estejam listados.
Trata-se de Joseph Murat ou qualquer outro Murat que apareça. Sec. XVIII e XIX
Os filhos de Joseph eram :
John, Richard, Peter e ainda John e Luis Queriol Murat (netos).
Meu problema maior é descobrir a origem deste Joseph Murat.
Fico-lhe muito agradecida por essa ajuda.
Abraços, Eliana Linhares
Direct link:
RE: Maçonaria
Olá Eliana
Não localizo nenhum Murat entre as várias centenas de nomes que constam das listas conhecidas, Eliana.
Um abraço amigo
Joao Stevenson Rodrigues
Direct link:
RE: Maçonaria
Cara Eliana Linhares,
Nos referidos livros nada encontrei.
Mas numa busca no TT Online, encontrei isto (que copio), que julgo se refira ao José Murat que procura.
"CódigoReferência PT-TT-TSO/IC/25/8632
Processo de José Murat
Datas 29/05/1747
NívelDescrição Documento Composto
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 8632
ÂmbitoConteúdo Estatuto Social: Cristão-Velho
Crime/Acusação: Anglicanismo
Naturalidade: Vila Nova de Gaia
Situação Geográfica (Naturalidade): Bispado do Porto
Morada: Vila Nova de Gaia Ou Porto
Situação Geográfica (Morada): Bispado do Porto
Pai: José Murat, Homem de Negócio
Mãe: Joana Roberta
Estado Civil: Solteiro
Data da Apresentação: 29/05/1747
Outros Dados: M.C.; O RÉU FOI OUVIDO E, NO MESMO DIA, OBTEVE LICENÇA PARA IR PARA O PORTO; O PROCESSO NÃO TEM SENTENÇA. "
Cumprimentos,
José Huet de Bacelar
Direct link:
RE: Maçonaria
Mais outro registo na TT Online:
"CódigoReferência PT-TT-TSO/IC/25/12563
Título Processo de JOSÉ MURAT
NívelDescrição Documento Composto
CódigoReferAlternCota Tribunal do Santo Ofício, Inquisição de Coimbra, proc. 8632
ÂmbitoConteúdo Acusado(a) de ANGLICANISMO, natural de VILA NOVA DE GAIA, de 26 anos de idade, filho de JOSÉ MURAT, HOMEM DE NEGÓCIO e de JOANA ROBERTA, SOLTEIRO."
Cumprimentos,
José Huet de Bacelar
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Chardon
Com o devido respeito acho a sua prosa desinteressante , não trás nada de novo é um poço de lugares comuns, como tal abstenho-me de comentá-la.
Quanto a assinar assino o que me apetecer.
Agradeço que se tenha apresentado mas, não tenho o hábito popular de me apresentar a estranhos.
Com os melhores cumprimentos
Direct link:
RE: Maçonaria
A Maçonaria é um movimento espiritual e iniciático milenar, que assume características rituais e simbólicas de carácter sagrado expressas em landmarks fixados desde o início do século XVIII. Diz-se Regular ou Tradicional, a Maçonaria que exprime a sua crença espiritual no Grande Arquitecto do Universo, no respeito pela Regra dos 12 pontos, e que sendo masculina, exerce em exclusivo a jurisdição sobre as suas Lojas num determinado território onde é reconhecida internacionalmente.
A maçonaria diz-se não regular, irregular ou liberal, quando não aceita a Regra dos 12 pontos, não sendo portanto reconhecida internacionalmente pela Maçonaria Universal, devido principalmente ao seu carácter não espiritualista, de rejeição do sagrado e da não Crença no Criador.
Com os melhores cumprimentos
Direct link:
Anti-romanos? RE: Maçonaria
Caro Ricardo Leitão,
Parece que tocou num ponto interessante que eu gostava de conhecer melhor:
"a história política, religiosa e social dos países em questão e a diferença abissal das monarquias da europa católica apostólica romana"
Na história religiosa dos países europeus fica claro que houve várias ovelhas que jamais queriam seguir um pastor "equivocado" em Roma.
Acho que isto não será nenhuma notícia para ninguém. Assim temos uma ruptura entre a Igreja Grega (que se vê como a verdadeira) e a Igreja Romana (que se vê como a correcta).
Claro está que temos Catolicismo, Ortodoxia, Protestantismo, luteranos, anglicanos , presbiterianos, metodistas e batistas... etc.
O que eu gostaria de entender era em que lado desta teologia estava o Portugal de D. Afonso Henriques? O Portugal de D. João II? e o Portugal de D. João III o inquisidor?
Acho que para nós entendermos o nosso passado jamais poderemos deichar fora a razão da existênica de Portugal. Pois foi um país esculpido à espada na reconquista aos "infies".
A religião sempre teve no núcleo da alma da nossa nascença Portuguesa.... mas que religião seria e foi oui não mudada, abafada, substituida?
Com os melhores Cumprimentos,
Manuel Rosa - ainda não maçon.
Direct link:
RE: Maçonaria
Estimado Luso,
A minha mãe também me ensinou que não se fala com estranhos, tinha eu 6 anos, estou ainda assim agradecido por me avivar a memória. Penso (será que penso?), porém, que se contradiz à partida, uma vez que foi o Vossa Realeza que tratou de me abordar, chamando-me senhor, o que agradeço. Quanto à popularidade do meu acto, chamar-lhe-ia educação e carácter, mas imagino que um ser superior, de sangue puro e nome nacionalista, viriático mesmo, não necessite de ter um, uma vez que a sua condição de nascença vale por si mesma, é um poço de divindade, autoridade e magnificência. De resto o seu livre arbítrio deixa-me fascinado, principalmente porque me diz que aprecia o valor da liberdade. Não ouso dizer o mesmo acerca da igualdade (mal de nós, morte aos pretos) e muito menos da fraternidade (comunistas é o que são, comunistas encapotados!) Quanto ao desinteresse da prosa, vou fazer por melhorá-la, agradecendo desde já o seu sábio reparo. Vergo-me humildemente perante a Vossa erudição, retórica e estilo literário. Resta-me apenas dizer que esse seu - trás - é com z e sem assento - traz.
Estendendo um manto de servil, adulador, de sua incontestada excelência,
Subscrevo-me de cabeça baixa e olhos no chão,
Ricardo Ribeiro - o desinteressante estranho e inculto servo da gleba - Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Senhor
Acabou de provar a minha suspeita:É VERDADEIRAMENTE desinteressante.....e sem ponta de verdadeira ironia, é uma pena....parece uma máquina de debitar palavras e insultos velados.
Aqui está a prova provada que existem genuínos "enfadonhos vaidosos", com muita pena minha , acredite
PS:Nunca lhe chamei inculto, enfia o barrete quem quer e mesmo quem tenha a cabeça baixa.
Cumprimentos
Direct link:
RE: Maçonaria
Adenda: espero que não me esteja a chamar nazi ou coisa parecida , porque senão estamos mal....e era coisa que não gostaria que acontecesse, dado que o insulto é muito grave...como imagina.
ReplyDirect link:
Anti-romanos? RE: Maçonaria
Estimado Manuel Rosa,
Não sei se compreendo o seu ponto. Não tenho qualquer intenção de deixar a igreja católica fora do que quer que seja. É uma instituição que tem um relevante papel histórico mas nem sempre imaculado - Relembro os massacres da inquisição, as perseguições ao povo judeu (que nos saiu bem cara), a apologia da ignorância, da guerra, de um conservadorismo assente em preconceitos sem sentido, etc. Felizmente hoje as coisas estão melhores, parece-me. Falo como observador, nada mais. Não fui abençoado com o dom da fé, não sigo qualquer pastor nem faço parte de nenhum rebanho. Reconheço que a igreja foi importante no nascimento do país, teve um papel político essencial. De resto não acredito em esculpir nada à espada, nem na existência de infieis... Não sei que lhe diga mais. Por favor diga-me de que forma o posso esclarecer melhor.
atenciosamente,
Ricardo Leitão
Direct link:
RE: Maçonaria
Porquê? Serve-lhe a carapuça? E o estamos mal quer dizer o quê? Vai-me processar? Dizer à mamã? acredite que não o estou a chamar nazi, estou só extasiado com a sua inteligência. Bolas, é mesmo inteligente, não dá para competir consigo, D. Luso.
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
quanto ao "trás" tem absoluta razão, mas dactilografar não é o meu forte, é-o, com certeza, para si como forma de passar a reforma mais depressa e todo esse azedume que o põe de cabeça baixa.....(o que eu tenho de aturar....)
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
D Luso, S.A.R.,
A reforma aos 33 anos era boa, mas ainda lá não cheguei. Talvez se fosse nobre já a tivesse, mas sou um mero lacaio. De resto a sua pobreza intelectual é confragedora, o trás nãp é um problema de dactilografia, é um male de ortografia - sabe aquela coisa que damos na instrução primária?
Mais uma vez retiro-me fazendo uma vénia,
Ricardo Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Chardon, não me menospreze e deixe de ser irónico , pois não têm esse dom.
Se quer embirrar comigo foi bater a má porta, deixe-se estar quieto e tenha cuidado com os insultos verdadeiramente graves pois os outros são comuns aqui e não têm qualquer importância.
Não vou dizer nada à mamã porque vc não a têm mas posso pôr-lhe a cabeça direita.
Acabemos aqui o êxtase pois maricagem é facto que aqui nunca aconteceu.
Boa Tarde e tenha juízo
Direct link:
RE: Maçonaria
não é "male " que se escreve mas sim "mal" é a tal instrução primária ...lol
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
D. Luso,
Como me acusa de ironia se não tenho esse dom? Não vê que a sua afirmação é uma contradição nos termos? "Você não a têm" - aqui confunde o singular com o plural, e depois trata-me por "você" - será isso popular? E como me pode por a cabeça direita? dá tau-tau é? quando se acabam os argumentos passamos à violência? D. Luso, além de estar a tremer de medo e continuar sem saber o seu nome (o que demonstra grande valentia e nobreza) conseguiu superar-se em imbecilidade - parabéns.
Essa da maricagem não entendi, tirando o preconceito implícito (timbre comum dos pobres de espírito), só posso atribui-la a alguma questão sexual mal resolvida - alguma atracção infantil por um empregado do seu castelo, um africano talvez...
Mais uma vez, obrigado por toda a lição de humanidade, justiça, abertura de espírito e elevação,
Um criado ao dispôr,
Ricardo Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Tem razão, escrevo com em 1800. Deve ser por isso que estou na reforma. Poderia dizer que foi uma gralha de quem escreve muito e depressa, mas deixe lá, dou-lhe o male de barato. O lol é o quê? Português não deve ser.
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
D. Luso,
Como me acusa de ironia se não tenho esse dom? Não vê que a sua afirmação é uma contradição nos termos? "Você não a têm" - aqui confunde o singular com o plural, e depois trata-me por "você" - será isso popular? E como me pode por a cabeça direita? dá tau-tau é? quando se acabam os argumentos passamos à violência? D. Luso, além de estar a tremer de medo e continuar sem saber o seu nome (o que demonstra grande valentia e nobreza) conseguiu superar-se em imbecilidade - parabéns.
Essa da maricagem não entendi, tirando o preconceito implícito (timbre comum dos pobres de espírito), só posso atribui-la a alguma questão sexual mal resolvida - alguma atracção infantil por um empregado do seu castelo, um africano talvez...
Mais uma vez, obrigado por toda a lição de humanidade, justiça, abertura de espírito e elevação,
Um criado ao dispôr,
Ricardo Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro Leitão
A sua ironia é falsa pela simples razão que não a têm, pelo que não existe contradição da minha parte mas presunção da sua.
A discussão é ridícula e começou por uma afirmação que a maçonaria de origem britânica pouco ou nada tinha de jacobina,
Daí vêm os insultos, as pseudo ironias, os rótulos de nobre, "sangue puro" e no fim um viva o 25 de Abril, tudo misturado com o especial objectivo de se mostar culto e, aqui sim , de ser superior.Incompreensível, absurdo e desconectado de toda a realidade!
Vc ou é cretino ou têm, ao contrário do que diz, alguma tara de origem sexual, pois parece-me que fala muito de "pretos"(já referiu essa digna raça humana duas vezes e a despropósito )e mostra indúbitavelmente que está a assediar-me sexualmente.
Caro Leitão, tenha vergonha pois parece que inaugurou essa modalidade neste venerável site.
Por outro lado, parece-me um misto de amador de psiquiatria e de professor primário, pois está constantemente a analisar-me e a repreender-me.Penso que se trata de uma manifestação de fobia exbicionista própria de algumas orientações sexuais.
Aconselho-o a exibir-se noutro site, talvez num de sexo, pois daqui não leva nada.
Eis o que me cumpre informar de si, aproveitando para lhe comunicar que estas trocas de galanteios ficarão por aqui.
ps:analisando toda a sua prosa reparei que a mesma é uma projecção de si próprio.
O preconceito, o racismo latente, a pseudo ironia, o exibicionismo, o complexo de superioridade, os lugares comuns, a homosexualidade encapotada que sonha com "pretos" etc...são problemas seus e não meus como pretende.Assim desejo-lhe rápidas melhoras consultando um médico de créditos firmados.
Com os melhores cumprimentos e muita pena do seu estado de espirito
Direct link:
RE: Maçonaria
D. Luso,
Temo que Vossa Alteza não passe de um labrego engaxado com pretenções a fidalguia. Barãozinho certamente. Que pena me dá.
R.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro confrade,
em que obras é que estão publicadas essas listas com centenas de nomes de maçons?
Desde já obrigado.
Cumprimentos,
Coelho
Direct link:
RE: Maçonaria
D. Luso,
Quando a idiotice é muita o melhor é mesmo estar calado. Olhe sabe o que disse o platão? "Da estupidez até os Deuses têm medo!". Eu subscrevo e desisto de lhe tentar mostrar a sua própria limitação humana e intelectual. Pior que isso é a miserável cobardia com que não dá a cara, o toca e foge, o não assinar, o fazer-se importante rotulando um gesto amável como uma apresentação de popularidade. Desconectado com a realidade, meu deus, a sua pretensão não para. Julga-se detentor de todas as verdades, um mestre julgador, cheio de certezas absolutas quando não passa de um pobre idiota, reprimido, mal amado. Tenho pena por si. Quem falou de maricagem (assim textualmente escrito) foi o senhor (ainda não sei o seu nome - cobarde!) não eu. Sou, felizmente um homem de espírito livre com muitos amigos em todos os quadrantes políticos, religiosos, raciais e sexuais. Sim, para mim o sexo não é uma questão e por isso não pode usá-lo como insulto. Chamar-me de mariquinhas para mim é só patético e revelador da sua cretinice - acusar alguém de ser naturalmente o que quer que seja é tão estúpido quando natural é o que essa pessoa for, percebe? Exibicionista, não entendo. Porquê? Porque o tirei do sério? Porque não aguentou a prosa? Porque não tem respostas? Porque se confrontou com as suas fraquezas, com os seus preconceitos políticos e sociais primários? Pensa que ser nobre é usar um brasão? é um dado do sangue? Meu Deus, como está enganado. Quanto aos pretos, olhe, é tão triste a sua postura que nem sei o que lhe diga. Essa questão para mim foi ultrapassada há uns séculos , nem sequer é uma questão - só usei como exemplo o preconceito por sentir que lhe faz comichão a igualdade e a fraternidade. Aliás, acha que os valores da revolução francesa são jacobinos? Não são valores universais? A analisá-lo e a repreendê-lo? Onde é que viu isso? Foi isso que sentiu, se foi reflicta que bem precisa. Não quero moldá-lo, só lhe tentei mostrar que essa sobranceria é absurda, mesquinha, boçal.
O senhor, pior que bronco e ordinário é absolutamente vulgar e isso entristece-me sabe? Palavra que sim.
Quanto ao complexo de superioridade... já pensou que pode ser o seu complexo de inferioridade a falar. Já pensou que pode ser ele o responsável por todo esse rassabianço? O senhor analisa a prosa e conclui que é uma projecção de mim próprio e eu é que sou o psiquiatra amador? O professor primário? Nem psiquiatra , nem professor, nem primário... Já de si não posso dizer o mesmo.
Acredite que me dá pena saber que existem pessoas assim. São uma vergonha para a causa monarquica e se é para passar a ter gente como o senhor a mandar bitaites - Viva a República! Viva a República!
A monarquia é do povo, camarada! Do povo, não dos nobres, porque a nação é do povo!
Por favor, perceba que tem não é igual a têm.
Fique bem, D. Luso, alegre incógnito, triste cobardolas,
Assina o que tem nome, o que dá a cara quando quiser,
Ricardo C. Garcia Ribeiro Leitão.
Direct link:
Anti-romanos? RE: Maçonaria
Caro Ricardo Leitão,
Sim os países da Ibéria foram esculpidos à espada ao detremento dos seguidores de Maomé.
Isso é história. Certo é que antes de um país havia somente um pequeno condado Portucale.
Segundo a religião acho que nenhum pastor è necessário. O pastor simplesmente colhe das ovelhas para o seu beneficio, encurta-lhes a liberdade, abenção as uniões, sacrificia as crias, etc. ect.... Pastores a meu ver houve só um J.C. o qual não tentou forçar niguém à sua visão de amar o próximo, não tentou rebanhar e encurralar ninguém e tentou com que os povos pensassem sériamente entre o bom e o mau.
Uma religião formal, redigida em Dietas e Cismas, Concílios HUMANOS jamais pode ser coisa abençoada. É sim coisa humana repleta de erros/egos humanos e de poua Graça. Basta um pastor errado para entregar a si ao rebanho inteiro na cave do lobo.
Não existe lei/doutrina nenhuma que reze que por meio do Papa/Patriarcha/imam/Dali Lama/etc.. é que se contacta com Deus. Cada um d enós está livre de contactar.
Mas ao que eu queria chegar era a um ponto que acho que não é muito conhecido na nossa história. Que tipo de religião era praticada pelo Abade S. Hugo e S. Bernardo de Claravale? E que tipo de religião era praticada pelas cortes de Portugal em séculos passados, que tipo de religião era a da Santa Isabel? de onde veio o Culto do Espirito Santo praticado nos Açores e em Tomar? Que tipo de coisas faria com que um papa excomungasse uma meia dúzia de reis de Portugal e depois com D. Manuel I oferecer-lhe duas Rosas de Ouro????
Estou somente a tentar aprender mais sobre a nossa história nada mais..
Cumprimentos,
Manuel Rosa
Direct link:
Anti-romanos? RE: Maçonaria
Caro Manuel,
Não imagina como é bom dialogar com uma pessoa com dois dedos de testa. Adiante - estou absolutamente de acordo em relação às questões religiosas, a haver um Deus, não será certamente necessário um intermediário para chegarmos até Ele. Mais que isso, não será seguramente um Deus punitivo, descriminatório, adepto desta ou daquela religião. Será um Deus de amor e o amor é universal, transversal a todas as épocas e culturas, é uma coisa do homem e talvez, acreditando que não estamos cá por acaso, de Deus, quem quer que Ele seja. Em relação às suas perguntas, percebo onde quer chegar. A questão do Abade de Cluny e da sua defesa dos princípios mais puros da igreja, as diversas divergências entre a igreja e o reino de Portugal em alguns periodos da história etc. Pondo de lado as questões esotéricas, penso que a igreja adoptou ao longo dos tempos posições puramente politicas de defesa dos seus interesses económicos e do seu poderio e influência social. Em relação aos casos concretos do culto do espírito santo nos Açores, etc, tenho pouca informação sobre o assunto, mas tratarei de investigar.
Obrigado por ter levantado estas questões, fiquei curioso.
Um abraço,
Ricardo Leitão.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro João Stevenson
Que pena.
Tinha grandes esperanças nas listas de maçonaria.
Os Murat, aqui no Brasil, eram Maçons.
Abraços, Eliana
Direct link:
RE: Maçonaria
Aos incapazes diz-se sim a tudo.Vejo que perdeu as estribeiras, da cretinice que roçava a insanidade e passa do êxtase ao histerismo é algo digno de estudo, que belo espécime para trabalhar.
O homem tira ilações de tudo :que sou brazonado, monárquico, cobarde, racdista e sei lá que mais, porque disse que não acredito na maior farsa do mundo moderno que foi a revolução francesa tout court...não há diálogo possível com semelhante Leitão (Bairrada?)
Quer o nome para quê para me mandar sovar????hahahah, o homem que não gosta de violência ?....vc é maluco e varrido, descarrega as frustações em cima dos outros que nada lhe fizeram e alega que estava a tentar exercer uma troca de opiniões.Olha Leitão, vai falar com o Camões ou os teus colegas de 1800 que escrevem "male".
Fim de conversa, agora de vez.
ps:nº de telefone importante : 112, mandar ligar ás urgências do Hospital do Dr Júlio de Matos em caso de absoluta urgência.
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro José Huet de Bacelar
Agradeço muitíssimo pela tua boa vontade.
Esse José que você encontrou, num processo da inquisição, já foi pesquisado por um primo e , pelos dados,chegamos a conclusão que seria um filho bastardo do Joseph que nos interessa.
Eta homenzinho difícil de se encontrar.
Mais uma vez obrigada
Eliana Q. de Linhares
Direct link:
RE: Maçonaria
"por sentir que lhe faz comichão a igualdade e a fraternidade."O homem não sabe mesmo o que escreve .....pois é a antitese disso tudo, pobre criatura que se julga um génio.Enfim, parece que tem 32 anos, diz o jamanta, pobre país e pobre democracia.
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
Caro Bacelar
Muitíssimo obrigada pela sua boa vontade.
Esse processo já foi pesquisado por um primo e , pelo resultado, chegamos a conclusão de que se tratava de um filho bastardo do Joseph Murat que nos interessa.
Esse é que não conseguimos descobrir as origens.
Mais uma vez, muito obrigada.
Eliana Q. de Linhares
Direct link:
RE: Maçonaria
Luso, triste cobarde,
Então o senhor não assina com medo de ser sovado? Acha que eu sovo alguém? Que ponho a alguém a cabeça direita - citando-o? Então não temos a obrigação, o caractér, o dever moral de assinarmos o que escrevemos? De sermos responsáveis pelos nossos actos? Que grande gobardolas você me saiu. Que grande idiota, se estivessemos no tempo da PIDE era bufo com certeza. O senhor é uma potente besta quadrada. Entretanto não sei se raparou mas não repondeu a nenhum dos meus aurgumentos, limitou-se a chamar-me doido. É uma saida fácil, cobardolas e intelectualmente é a assunção da derrota. O Leitão é da Bairrada, é, mas não se esconde atrás de um pseudónimo.
Que pavalhão, meu Deus. Fica o seu caso de ressabianço patólogico para análise do forum. Arrisco dizer que é o ser mais patético que conheci em toda a minha vida. Que grande pedaço de asno.
Direct link:
RE: Maçonaria
Neste seu comentário arrisco dizer que simplesmente não sabe ler. Deve ter algum criado no castelo a ler por si. Há quanto tempo não vê uma mulher? Vá ter com uma, livre-se desse vinagre todo - Você é a frustração em pessoa. Pobre país, é verdade, que nem o burkina faso merece abrigar uma besta da sua envergadura.
ReplyDirect link:
RE: Maçonaria
Triste espectáculo este !
Os moderadores estão certamente distraídos !
João Stevenson Rodrigues
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro José Huet Bacelar,
Tenho comigo uns livrinhos da Maçonaria que dizem pertencer a D. Pedro d'Alcantara. Estão assinados, com a indicação do grau. Sâo de 1842 e portanto não pertenceram a D. Pedro II, imperador do Brasil. Nas suas listas haverá algum D. Pedro d' Alcantara desta época?
Cumprimentos
Miguel Brandão Pimenta
Direct link:
RE: Maçonaria
Caro João,
Tem toda a razão, é triste, e pela minha parte peço desde já desculpa a todos os participantes neste fórum se me excedi, mas lá diz o povo - que quem não se sente não é filho de boa gente - e este senhor (continuo sem saber quem é) é... olhe inenarrável e pronto, não vou adjectivar mais. Espero poder continuar a ter conversas e trocas de ideias frutuosas e construtivas como sempre tive até aqui. Desta vez, mea culpa, não me controlei, não sou perfeito mas procurarei melhorar. Mais uma vez o meu perdão a todos, sendo certo que não merecem nada do que aqui se passou.
Aceite o abraço de quem sabe quando erra,
Ricardo Leitão.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Dec 2024, 07:17