Ajuda na leitura de aseento de baptismo
This topic is classified in the following rooms Arquivos
Ajuda na leitura de aseento de baptismo
Bom dia caros confrades,
Tenho recebido vários documentos, referentes a assentos de baptismo e casamento, e nem por isso tenho tido grande dificuldade na leitura dos mesmos. No entanto este ultimo que recebi tenho uma certa dificuldade em algumas das palavras. O documento foi digitalizado e tb alteradas as cores e contrastes a fim de uma melhor leitura. Antecipadamente o meu obrigado a todos, e boas pesquisas.
http://i287.photobucket.com/albums/ll154/sergiomanuel332/Certidoes/CCF26022009_00002_Sub.jpg
António,
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo
Bom dia Confrade,
Eu leio:
Ana, filha de Teresa de Jesus, solteira, ...... pus os santos óleos .... o dia oito .... ? .... solteira ....lugar de ? desta freguesia .... Luis ...Maria .... Reverendo?? ... ? ... ?...solteira ????...?... era et supra.
Os pontos de interrogação querem dizer que não consigo ler ou tenho dúvidas.
Espero ter ajudado.
Boas pesquisas
Maria Bação
Direct link:
Cara Maria Bação,
Os meus mais sinceros agradeciemntos, pela ajuda prestada.
António Leão Martins
Direct link:
Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)
Uma vez mais bom dia,
Depois da preciosa ajuda de Maria Bação, actualizei o texto com as poucas palavras em falta.
http://i287.photobucket.com/albums/ll154/sergiomanuel332/Certidoes/CCF26022009_00002_Sub1.jpg
O meu sincero obrigado a todos,
António Leão Martins
Direct link:
RE: Ajuda na leitura de aseento de baptismo (Actual.)
Boa tarde,
Eu leio o seguinte nas palavras sublinhadas:
"nascida" ... " do lugar do Passo desta freguesia" ... "padrinhos o Reverendo Antonio Ozorio Reitor de Paramos"... "Ana de Jesus solteira criada do mesmo" ... "Joze Teixeira Varzia" ... "AntonioLoureiro criado ..."de que para constar fiz este assento dia, mez e era ut supra"
Cumprimentos
Pedro Villa Franca
Direct link:
Caro confrade Pedro Villa Franca,
Muito obrigado pela ajuda dada para finalizar a leitura deste assento. Uma vez mais a entreajuda a funcionar em pleno.
Uma vezmais os meus agradecimentos,
António Leão Martins
Direct link:
Cara Maria:
Parece-me o seguinte:
Anna filha de Theresa de Jesus, solteira.
...pus os santos óleos à Anna em o dia oito deste mesmo mês nascida; ...solteira do lugar de (?) desta freguesia.
...neta materna de Luiz d'Amaral ...Caetana Maria(?)...
Foram padrinhos o Reverendo António...reitor(?)de Paramos no Bispado do Porto e Anna de Jesus solteira ..?...e testemunhas José Teixeira Varzia procurador desta freguesia e António Loureiro (?)....para constar fiz este assento no dia e mês, era ut supra.
Paulo Rosa
Direct link:
Caro Confrade Pedro,
Já tenho o assento todo legivel, graças a vós, no entanto fiquei com uma duvida no mesmo. Onde diz: "...António Loureiro criado desta rezidência..." o que quererá dizer criado desta residência?, pois este António Loureiro é o mesmo que tem o nome assinado no assento.
Uma vez mais o meu obrigado,
António Leão Martins
Direct link:
Caro António
se quiser o seu assento em ordem de poder ler sem pedir ajuda a alguem deu seu mail.
A. Oliveira
Direct link:
Bom dia,
o meu mail é:
aalmartinsarrobaportugalmailpontopt
Um abraço,
António Leão Martins
Direct link:
Caro António Leão Martins,
Creio que a expressão "criado desta rezidencia" deve ser entendida no sentido antigo e corrente de "quem cresceu e foi criado (de criação)", mas a restante locução pode ter várias interpretações e eu inclino-me para a primeira:
1. Pode ser a residencia paroquial onde se realizou o baptismo;
2. Pode ser a de Paramos, onde o padrinho era Reitor.
Independentemente desta questão, o assento levanta outra, para a qual não nos dá resposta: quem seria o pai do baptizando? Por vezes a resposta está no assento de casamento da baptizanda, quando ele existe ou o conhecemos, o que não sei se é o caso. Só pela leitura deste assento, eu diria que poderão existir alguns indícios de que possa ser o padrinho, o Reverendo António Ozorio. Mas é uma mera especulação minha.
Cumprimentos
Pedro Villa Franca
Direct link:
Caro António Martins,
Aí vai a leitura do assento:
«Em o dia onze do mes de Setembro do anno de mil e oito centos e vinte sete baptizei solemnemente e pus os Santos Olios a Anna em o dia oito deste mesmo mes nascida, filha natural de Thereza de Jezus solteira do lugar do Passo desta Freguezia de S. Miguel d'Oliveira, e Pai incognito, neta materna de Luis d'Amaral e sua mulher Caetana Maria do ditto lugar: forão padrinhos o R.do Antonio Ozorio Reitor de Paramos, no Bispado do Porto, e Anna de Jezus, soltrª crª do mesmo e testemunhas Joze Teixeira Varzia Procurador desta Igrª, e Antonio Loureiro, crº desta Rezidencia, de que pª constar fis este assento, dia, mes, era ut supra»
Cumprimentos
José Huet
Direct link:
Caros confrades obrigado a todos pela preciosa colaboração. Sem qualquer duvida que estou bastante mais elucidado sobre este assento. Fiquei também curioso com a "teoria" de Pedro Villa Franca sobre a identidade do pai e acredito também que a sua teoria seja bem possivel...
Um abraço a todos, e uma vez mais o meu obrigado,
António Leão Martins
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 26 Dec 2024, 11:07