Habilitação de Genere

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Arquivos | Regiões

Habilitação de Genere

#224361 | ledinha | 20 Mar 2009 10:03

Amigos

Possuo a Certidão do teor da PROVISÃO DE LUGAR DE COLEGIAL NO SEMINÁRIO, de Caetano Alvares, natural de Santa Maria de Sarraquinhos, Comarca de Chaves, filho de João Alvares e de Isabel Preta, "já defuntos", em 26 de novembro de 1741.

Como poderei coneguir a habilitação de genere desse Caetano alvares, pois no documento consta: ("...visto se achar ele dito suplicante por ordem nossa habilitado de genere...", em documento que foi assinado por Dom José, Arcebispo e Senhor de Braga).

agradeço qualquer indicação

Leda

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224362 | cacr | 20 Mar 2009 10:23 | In reply to: #224361

Cara Leda

Infelismente o serviço on-line de consulta das habilitações de genere do Arquivo Distrotal de Braga foi encerrado pelo que só contactanto directamente o arquivo pelos endereços:
Arquivo Distrital de Braga (ADB)
Universidade do Minho
Largo do Paço
4704 - 553 Braga
Telefone: 253601177 , 253601178
Fax: 253601180
EMail: sec@adb.uminho.pt
URL: http://www.adb.uminho.pt
Responsável: Henrique Manuel Barreto Nunes

Espero que tenha sido util. CUmprimentos,

Candido Rodrigues

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224363 | Panonias | 20 Mar 2009 10:27 | In reply to: #224361

Cara Leda

O Processo está na TT

http://ttonline.dgarq.gov.pt/dserve.exe?dsqServer=calm6&dsqIni=Dserve.ini&dsqApp=Archive&dsqCmd=show.tcl&dsqDb=Catalog&dsqPos=122&dsqSearch=(((text)='Caetano')AND((text)='Alvares'))

Será este?

Cpts

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224364 | ledinha | 20 Mar 2009 10:34 | In reply to: #224363

Caro Ze Maria

Muito obrigada. Vou pesquisar.

cumprimentos

Leda

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224366 | ledinha | 20 Mar 2009 10:36 | In reply to: #224362

Caro Candido

Eu já encaminhei um e-mail para o endereço indicado. Vamos ver o que obtenho.

Muito obrigada

Leda

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224374 | rmfrp | 20 Mar 2009 11:36 | In reply to: #224364

Caros Leda e José Maria Ferreira:

Intervenho neste tópico para chamar a atenção para o facto de a habilitação localizada por José Maria Ferreira na TT online não corresponder à que é procurada pela Leda. Procura-se uma habilitação de Genere realizada na Diocese de Braga (e que a existir deverá estar no fundo correspondente do Arquivo Distrital de Braga), enquanto o que consta na TT online é uma habilitação do Santo Ofício de um Caetano Álvares, sem mais informação biográfica. A menos que o Colega José Maria Ferreira esteja na posse de informação adicional, é muito provável que se trate apenas de uma coincidência de nome, não existindo qualquer relação entre os dois Caetanos Álvares.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224375 | Panonias | 20 Mar 2009 12:04 | In reply to: #224374

Cara Leda e Rui Pereira


Evidentemente que nunca poderia ser uma Habilitação de Genere, a que indiquei é uma H.S.O.
Pelo lapso peço desculpa. Não tenho qualquer outros dados, mas o processo H.S.O. poderá ainda ser relativo à mesma pessoa.

Os meus cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224392 | A-Pereira | 20 Mar 2009 15:32 | In reply to: #224375

Caros Senhores

Perdão por me intrometer neste assunto, mas gostaria de ser exclarecido. Se não se importam, explicar-me-iam qual a diferença entre Habilitações "de genere", Habilitações do Santo Ofício e Diligências "de genere".

Será que as HSO serviam unicamente para ter acesso a um cargo naquela instituição, e que as outras (Habilitações "de Genere" e/ou diligências "de genere" )eram as que se faziam normalmente para ingressar num outro qualquer cargo religioso ( presbítero, cónego, menino de coro... ) ?

Mais uma vez, perdão pela minha intromissão.
Se tiverem a gentileza...

Antecipadamente agradecido

António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224413 | Panonias | 20 Mar 2009 19:25 | In reply to: #224392

Caro António Alferes Pereira


A habilitação de genere vitae e moribus era uma inquirição da vida e costumes relativa a um candidato aos ofícios eclesiásticos, diáconos, presbíteros etc. e constam normalmente do Arquivo da Câmara Eclesiástica do respectivo bispado, enquanto que a habilitação de Genere vitae e moribus (H.S.O.) era relativa a um candidato ao Tribunal do Santo Ofício, que poderia ser para familiar, comissário ou outro, normalmente estas inquirições encontram-se na TT e pertenciam aos arquivos dos respectivos tribunais de Lisboa, Coimbra e Évora.

Claro que fazer uma Inquirição destas dava muito trabalho de investigação e normalmente era nomeado um eclesiástico, comissário encarregado para fazer as respectivas diligências de Genere, que se deslocava não só à terra do respectivo habilitado, como à dos seus ancestrais, assim como a da respectivo cônjuge, afim de recolher informações sobre a vida e costumes do respectivo candidato, chamava-se a este serviço de investigação "Diligências de Genere" e normalmente também era nomeado um escrivão, que depois de realizadas ambos cobravam o serviço prestado.
O candidato depois era aprovado ou reprovado. Se for reprovado apenas se encontram as respectivas diligências em arquivo.

De grosso modo, é isto que se me oferece dizer.

Os melhores cumprimentos

Zé Maria

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224453 | quemteavisateuamigoé | 20 Mar 2009 23:56 | In reply to: #224374

Tome em consideração, nosso Alferes, que a inquirição de genere não se confinava apenas aos cargos religiosos!
É preciso deslapar daqui e ir para o campo pesquisar... e, gastar muito paciência e dinheiro em gasolina, em estadias, em refeições, etc..
E quando aparecem documentos com uma caligrafia tal que só alguns eleitos conseguem decifrar, sem inventar...
Isto de ser genealogista, de verdade, é tarefa bem árdua, dispendiosa, cansativa e exige dotes especiais.
Conheço licenciados que se encontram em muitos Arquivos deste país, que não conseguem ler -absolutamente nada- dos tais documentos. E têm os cursos todos de paleografia, etc. e etc.. Não se pode desenvolver, nem aperfeiçoar, nem tirar partido daquilo que não se tem... Isto é tudo um disfarce e uma palhaçada pegada. É só verniz.
Deculpe o desabafo.
Nota: não sou nem tenho categoria nem valor nem dotes para ser genealogista. Mas, conheço quem nasceu com eles. Impressionam como conseguem perceber semelhantes sarrabiscos sem se saturarem ou desmotivarem. Sem inventar...

Boa noite.

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224466 | A-Pereira | 21 Mar 2009 02:43 | In reply to: #224453

Caros Senhores

Em primeiro lugar, quero agradecer os esclarecimentos do Confrade José Maria. Fiquei elucidado com a sua clara exposição do caso.
Na realidade, li muitas "habilitações" que tinham como título "Diligências" e pareceram-me sempre a mesma coisa. Claro! Palermice a minha... Habilitação e diligências. Está tudo dito.
Já em relação às HSO, (e também já li algumas), suspeitava que fosse habilitação para um cargo no SO, mas não tinha a certeza. Muito obrigado mais uma vez.

Em segundo lugar, quero agradecer os cuidados do confrade "quemteavisanãoseioquê", e dizer-lhe duas coisitas:

1º pode desabafar à vontade, sou um ópimo "ouvinte". O que não compreendi é sobre o que é que o meu amigo está a desabafar; mas desabafe....

2º também reconheço que não tenho dotes de genealogista, embora já lide com a matéria há largos anos. A genealogia que faço é a minha, o que me dá muito prazer. Não desanimo, gasto algum dinheiro em deslocações, estadias e sabe-se lá mais o quê, e reconheço ter agum jeitinho para ler aqueles sarrabiscos sem inventar nem desanimar. Posso dizer-lhe que uma das formas de passar bem o dia consiste, para mim, em estar "encafuado" num distrital aquivo qualquer a tentar decifrar documentos atrás de documentos. Li 40 anos de acórdãos de um cabido, hailitações de genere" de cónegos, meninos de coro capelães, etc. e não me saturei. Voltaria a fazer o mesmo com muito gosto. Aliás, ´só dava pelo tempo por causa das dores de costas e de vista. E garanto-lhe que a tese que produzi com base nesse trabalho não teve uma "invenção" sequer.
Por isso, não entando o que quer dizer com a sua mensagem. Mas acredite que me sinto avisado embora, ao mesmo tempo, me sinta visado.
Mas, de qualquer modo, obrigado e desculpe o desabafo

Queiram ter um óptimo fim de semana.
Disponham
António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224486 | LProjecto | 21 Mar 2009 11:39 | In reply to: #224466

Caro parente António Alferes Pereira,

Será que, neste tópico, haverá alguém avalizado para nos esclarecer em relação à data de lançamento dos próximos volumes de "Famílias de Portugal", de Manso de Lima?

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224539 | anr109 | 21 Mar 2009 20:47 | In reply to: #224361

Oi Ledinha

Saudações

Gostaria se saber se todos os dados de Santa Cristina de Nogueira estão no ADPorto, ou se é possível encontrar dados do peíodo do Arcebispa de Braga,
Ou que tipo de documentos posso encontrar da freguesia acima mensionada.

desde já grato pela atenção

Antonio Regis

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224560 | ledinha | 21 Mar 2009 23:12 | In reply to: #224539

Caro Antonio,

Peço desculpas, mas não sei lhe informar com precisão sobre o assunto. Tenho visto algumas intervenções suas, á procura de dados sobre seus familiares. Acredito que algum confrade mais abalizado poderá ler este tópico e lhe prestar melhores esclarecimentos.

Cumprimentos

Leda

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224563 | anr109 | 21 Mar 2009 23:30 | In reply to: #224392

Oi António Alferes Pereira
Saudações
Minha intromissão neste caso, perdoe-me, e colher informações sobre este assunto, que pouco entendo.
Gostaria que me ajudasse a entender o exposto neste tópico
desde já grato pela atenção
Antonio Nogueira Regis
Limoeiro do Norte-CE
regis-arte@hotmail.com

Reply

Direct link:

RE: Habilitação de Genere

#224580 | A-Pereira | 22 Mar 2009 02:26 | In reply to: #224486

Caro parente Luis Projecto Calhau

Efectivamente nada sei quanto às futuras publicações da obra de Nuno Borrego.
fui espreitar o tópico sobre este assunto e parece que há quem sugira pressionar o editor com telefonemas... quem sabe...

Estou a pensar ir a Elvas continuar o meu ramo de Bencatel e, se conseguir, procurar os nossos goes. Se os planos se concretizarem e eu realmente for para essas bandas - aproveitar as férias para não pensar na nossa patroa - contacto consigo para me dar algumas pistas para a pesquisa.

Cumprimentos
António Alferes Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 27 Jun 2024, 15:25

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen