Sernancelhe - Soveral / Azevedo

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões

Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#226287 | João Mamed | 13 Apr 2009 18:32

Caros confrades,

gostaria de saber se alguém aqui no fórum tem conhecimento do casal:

Domingos do Soveral / Ana de Azevedo, naturais e moradores na Vila de Sernancelhe, principios do séulo XVII.

Agradeço a V. atenção.
Meus cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#226406 | rmfrp | 14 Apr 2009 23:12 | In reply to: #226287

Caro João Mamede:

Tenho na minha ascendência alguns Azevedos de Sernancelhe mas não consegui atingir datas tão recuadas. É possível que se trate da mesma família. Os mais antigos que tenho são António de Azevedo, de Sernancelhe, e sua mulher Isabel Tomé, da Ponte do Abade. Destes foi filho Manuel Tomé de Azevedo, que casou com Ana Maria.

Foram filhos de Manuel Tomé de Azevedo e Ana Maria:
- Manuel Tomé de Azevedo, que nasceu cerca de 1725 e teve em 1757 a mercê do ofício de Escrivão da Câmara da vila de Sernancelhe, habilitando-se nesse mesmo ano na Leitura de Bacharéis;
- António José de Azevedo, que casou a 13.02.1760 em Sernancelhe com Narcisa Maria (meus antepassados);
- Luís de Azevedo, que casou com Maria Teresa.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#226464 | João Mamed | 15 Apr 2009 16:37 | In reply to: #226406

Caro Rui Pereira

Obrigado pela sua mensagem.
Estou encravado no dito casal, se tiver novidades aviso-o.

Cumprimentos,

joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#226465 | aguerreiro | 15 Apr 2009 17:31 | In reply to: #226464

caro Rui Pereira

A minha mulher é dos Sobrais da Faia, A memória familiar fica nos seu avós João Sobral E Maria Alegria Lopes Cardoso, esta última vinda de Freixinho.
Poderá o amigo fornecer algum dado sobre os ntecedentes destes antepassados.
Obrigado
Aguerreiro

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#226477 | rmfrp | 15 Apr 2009 20:46 | In reply to: #226465

Caro Aguerreiro:

Lamento não poder ajudá-lo. Sei muito pouco sobre famílias da região de Sernancelhe, e não tenho quaisquer dados de épocas mais recentes que o início do século XIX.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#267783 | João Mamed | 01 Jan 2011 15:52 | In reply to: #226287

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#318485 | João Mamed | 01 Dec 2012 14:37 | In reply to: #267783

Renovo o pedido.

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#318515 | chartri | 01 Dec 2012 21:48 | In reply to: #318485

Meu caro
Na revista "O Instituto, Vol 61, pag 510
"E desde esse anno de 1791 que nunca mais se falia na fa- milia Soveral, que, por certo, emigrou (i). Arvore genealógica da família Soveral (1610) Domingos do Soveral e Maria Antunes (ou Maria do Anjo). i.» Maria do Soveral que cazou em ..."

No Beira Alta - vol 41, nº 1 e 2, pag 467 vem:
"... Tavares, Sr.a da Casa da Vila (irmã do Dr. Domingos de Tavares, Tabelião de Oliveira do Conde e Currelos);.3.° neto de Domingos de Soveral, Senhor de Algiraz (irmão de João de Soveral de Figueiredo, Morgado de Pindelo e Capitão-Mor ..."

Bom, o que fiz foi ir a http://books,google.com e colocar o nome a pesquisar. Alguns dos livros que aparecem (todos com mais de 100 anos) são visíveis, outros só pequenas partes, como neste caso. Mas este exercício dá pistas...
cumprimentos
Ricardo Charters d'Azevedo

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#318590 | João Mamed | 03 Dec 2012 13:58 | In reply to: #318515

Caro Ricardo Charter d'Azevedo

Obrigado pelas dicas, embora não seja fácil pois o apelido Soveral é muito comum na zona, mas vai-se tentando...

Cpts.
joão mamede

Reply

Direct link:

RE: Sernancelhe - Soveral / Azevedo

#318627 | LSV | 03 Dec 2012 22:27 | In reply to: #318590

Sobre a origem dos Soveral, e do ramo de Sernancelhe também, estará à venda a partir de 14 de Dezembro um livro de minha autoria "Os Soveral da Beira, de Algodres a Sernancelhe, Viseu, Canas de Senhorim e Oliveira do Conde", onde nomeadamente se corrige essa notícia que vem na "Beira Alta". O livro esteve em subscrição até ao fim da semana passada onde poderia fazer a reserva padando por ele mais barato. Deixei uma mensagem sobre o assunto no fórum, mas o administrador achou por bem retirá-la, pelo que, talvez por isso, não lhe teve acesso.
O livro irá depois para venda na livraria Ferin em Lisboa e na Esquina no Porto.
No entanto talvez o possa reservar directamente ao editor ainda, o Instituto de Genealogia e Heráldica da Universidade Lusófona do Porto.
Cumprimentos,
Luís Soveral Varella

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 14 Jun 2024, 02:50

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen