Haplogrupo X
This topic is classified in the following rooms Genética
Haplogrupo X
Este haplogrupo so se transmite por via feminina e e raro na Europa. Originario da regiao da Palestina encontra-se em certas tribos da America do Norte e Canada sem que se perceba a rota migratoria, ja que nao se detecta nos provaveis percursos entre as 2 regioes. Acresce que minha mulher e de Alvor e pelas informacoes que nos foram fornecidas nao ha conhecimento de outras pessoas na area do Algarve d
esse haplogrupo.Por outro lado tanto quanto consegui apurar os seus ascendentes femininos sao daquela regiao.
Agradeco informacoes mais completas dos entendidos desta materia.
HAPLOGRUPO X
1ªSegmento 16183C, 16189C, 16278T, 16311C, 16519C
2ºSegmento 73G, 143A, 153G, 189G, 195C, 225A, 226C, 263G, 309.1C, 315.1c,
475G
Cordeais Saudacoes
Jose Salgado
Direct link:
HUMAN MIGRATIONS
Universidade Califórnia (UC Riverside)
HUMAN MIGRATIONS
... (This index provides links to the many interesting puzzles in human history that are now beginning to unravel.)
(não funciona bem com o Firefox)
Trabalhos do ;
Prof. Dr. E. F. Legner
discoverfl@live.com
http://faculty.ucr.edu/~legneref/bronze/lingsubj.htm
... (Originário da região da Palestina encontra-se em certas tribos da América do Norte e Canada sem que se perceba a rota migratória, já que não se detecta nos prováveis percursos entre as 2 regiões.)
Não se percebe por causa do mito que a América foi descoberta por Colombo, falta de vontade e coragem das cátedras responsáveis reescreveram a história da humanidade à luz do ADN, e sem preconceitos nacionalista colonizadores de primazias.
O oceano Atlântico sempre se atravessou em canoas e barcos, antes e depois dos Egípcios, até ânforas romanas foram descobertas no Brasil…
As populares da zona do Portugal actual são referidas nesta nova história das migrações humanas como Bascos, e deixaram inúmeros vestígios no Canada e USA antes de C e CC…
O ADN português é muito próximo dos Bascos.
Cumprimentos,
José Manuel CH-GE
Direct link:
RE: Haplogrupo X
Eu sou natural do Algarve e tenho o Haplogrupo X pela parte materna (a minha mãe é natural de Moncarapacho). Efectuei o teste DNA pelo 23andme.com e o mesmo site refere que de facto este haplogrupo é raro na Europa, contudo o que me desperta a curiosidade, é que quando se diz 'raro' está-se a referir claro está, em relação á população conhecida (isto é as bases de dados existentes). Seria interessante agrupar os testes de DNA de Portugueses numa só base de dados relativa a Portugal, e poder ver num modo gráfico, o nosso grau de proximidade uns dos outros e que grupos principais constituem o património genético Português. Claro está que para incrementar o grau de fiabilidade, interessaria também aumentar o número de individuos nessa base de dados, o que dificilmente acontecerá no future próximo, pois os teste DNA feitos em Portugal ainda são dispendiosos para muitos Portugueses (cerca de EUR 200 por cada ramo paterno/materno).
ReplyDirect link:
Como ja passa mais de 1 ano que publiquei a msg em referencia, talvez fosse oportuno renovar o pedido de forma a obtermos outras localizaçoes de pessoas portadoras deste haplogrupo. Lembro que, ate ao momento, apenas temos 2 pessoas com origem em ALVOR e MARTINLONGO.
Cordeais saudaçoes, Jose
Direct link:
Caro Confrade jose930
Li por acaso hoje esta mensagem e como sou algarvia ( Monchique) gostava de fazer o teste. Como fazê-lo?
Agradeço informação se possível.
Cumprimentos
Marggo
Direct link:
A pesquisa do DNA no meu caso foi feita com o recurso a uma conhecida entidade cujo link e:
http://www.familytreedna.com/Default.aspx
Neste site encontra os esclarecimentos que pretende.
Muito provavelmente ira receber e-mails de muitas pessoas aparentadas com o seu DNA, bem assim como uma relacao de primos espalhados pelo pais e estrangeiro
Cordeais saudacoes
Jose
Direct link:
Este teste, bem como o do cromossoma Y (a história do DNA por via paterna), são efectuados no Laboratório de Genética Humana (lgh@uma.pt) da Universidade da Madeira a pedido dos interessados. Este laboratório é especializado no assunto e possui diversas publicações entre as quais uma amostragem de todos os haplogrupos mitocondriais de Portugal.
Não deixa de ser curioso que o haplogrupo X é encontrado com a mais alta frequência de todos os países da Europa. No Baixo Alentejo (particularmente no interior do País) atinge a mais alta frequência da Europa (3,3% da população total Portuguesa).
Não deixa de ser um grupo enigmático uma vez que os locais onde é encontrado coincidem com os locais arqueológicos relacionados com a escrita tartéssica.
Para uma coletânea dos haplogrupos mitocondriais encontrados em Portugal existe um artigo científico publicado no American Journal of Physical Anthropology e disponível no site pessoal do director do laboratório (http://www3.uma.pt/abrehm/v1.1/docs/downloads/pdfs/Gonzalez_mtDNAPortugal_AJPA2003.pdf).
Direct link:
Os meus agradecimentos aos confrades jose930 e pbrehm que tão prontamente me respoderam . Vou entrar em contacto com os dois endereços ,mas estou tentada a optar pela Universidade da Madeira.
Cumprimentos
Marggo
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 02 Nov 2024, 11:29