Mel Rebelo Leite, pai P. Teixeira Álvares Carvalho
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Mel Rebelo Leite, pai P. Teixeira Álvares Carvalho
Refaço uma mensagem para ficar mais clara e por considerar que é melhor intitulá-la só com apelidos
Em pesquisa na Torre do Tombo Online identifiquei a Diligência de habilitação de João Teixeira Álvares de Carvalho (padre) com a cota PT-TT-TSO/CG/A/8/2/2908.
O Documento data de 1772 e o clérigo, natural de S. Romão do Corgo, termo de Celorico de Basto, era filho de Manuel Rebelo Leite e de Verónica Álvares Barreira.
Ora, a primeira vez que me tinha surgido um padre João Teixeira, do Corgo, Celorico de Basto, tinha sido como padrinho de baptismo de um indivíduo de nome Domingos Teixeira de Magalhães de difícil identificação como se pode verificar na mensagem
http://www.geneall.net/P/forum_msg.php?id=226860
Tinha, pelo processo referido na mensagem cuja ligação deixo, encontrado um Domingos Teixeira de Magalhães nascido em 1796 (ou 1793) em Fermil de Molares, Celorico de Basto, e filho de José de Magalhães e de Rosa Teixeira. Era neto pela parte paterna de Manuel Leite e Antónia de Magalhães da freguesia de S. Romão do Corgo e pela parte materna de José Teixeira e Ana Lopes da freguesia de Vale do Bouro. Foram padrinhos da criança Domingos Lopes e o padre João Teixeira, pároco de S. Romão do Corgo.
Na altura em que consultei o assento de baptismo admiti – embora não tenha a certeza de que é este Domingos Teixeira de Magalhães que me interessa – que os padrinhos Domingos Lopes e o Padre João Teixeira eram familiares do baptizado pela via materna, já que os seus avós maternos se chamavam José Teixeira e Ana Lopes.
Ora, nesta busca na Torre do Tombo Online encontro um padre do Corgo, tal como o João Teixeira, padrinho de baptismo. Vinco ser essa a freguesia dos avós paternos de Domingos Teixeira de Magalhães e não dos maternos.
E este padre João Teixeira Álvares de Carvalho (da pesquisa na Torre do Tombo Online) vem identificado como filho de um Manuel Rebelo Leite, que admiti poder ser o avô paterno do referido Domingos Teixeira de Magalhães, embora venha só referido como Manuel Leite e casado com uma Antónia de Magalhães.
Nada que não se resolvesse com dois casamentos feitos por Manuel Leite, um com Verónica Álvares Barreira e outro com Antónia de Magalhães.
Será que o avô paterno do Domingos Teixeira de Magalhães referido supra seria este Manuel Rebelo Leite (que teria, então, tido pelo menos um outro casamento com Antónia de Magalhães)?
Claro que não procuro uma opinião impressionista, mas sim fundamentação documental, que não tenho. E é bem possível que nada tenham uns a ver com outros.
Atentamente, nuno de m.
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Dec 2024, 12:55