Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

This topic is classified in the following rooms Arquivos | Pessoas | Famílias | Regiões

Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#228260 | coviantiga | 03 May 2009 00:50

Caos Confrades
Procuro Maria Dias Campos de Carvalho de Casegas -Covilhã, Poderá ter sido parente de José Alexandre de Campos Paes do Amaral ou de seu filho António de Campos P,A.?????
Daí este António ter casado com uma NETA??? da Maria Dias de Campos?
A esposa de António de Campos P.A. é Hermínia Augusta Leal Delgado e (nasceu em Lisboa freguesia de Santa Engrácia (onde já mandei pesquisar e não há nada) e "recebida no Paúl e filha de Pais incógnitos.Porém chama-se LEAL DELGADO e no casamento que foi em 28/7/1869 no Paúl , tendo ela 18 anos e que foi celebrado pelo cunhado -Cónego José de Campos Paes do Amaral , foi acompanhada por Dr.Luis António Leal Delgado.
O povo do Castelejo para onde foi viver diz que ela era filha de 1 padre e por curiosidade o Tal Dr. Luis António Leal Delgado (ele já tinha 83 anos) tinha 2 irmãos padres dos quais só o Padre José António Leal Delgado nascido em 1/4/1798 tinha 53 anos à data de nascimento de minha bisavó Hermínia que podia ser filha dele????
Como se poderá desenrolar este enigma ?
Procurar 1 testamento legando (à filha) ou (à neta) qualquer coisa,?????
Procurar qualquer ligação de família que deu o conhecimento do meu bisavô do Castelejo com a bisavó ..... do Paúl??
Que me aconselham.Alguém que tenha registos ou testamentos, chega a algum lado ?.
Obrigada a todos que me possam ajudar
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#228295 | rmfrp | 03 May 2009 15:29 | In reply to: #228260

Cara Maria Alice:

O apelido Campos aparece ocasionalmente em alguns membros da família Dias de Casegas. Parece ter começado em Manuel Dias Campos, nascido cerca de 1696. Não sei que motivo o levou a utilizar esse apelido, mas o importante é que o apelido Campos desta família foi, ao que tudo indica, "inventado" aqui. Manuel Dias Campos teve do primeiro casamento uma filha, D. Maria Dias, nascida a 13 de Setembro de 1717. Tanto quanto sei, e ao contrário de outros membros da família, esta senhora nunca usou nem o apelido Campos nem o apelido Carvalho. D. Maria Dias casou em 1746 com Luís Delgado, dando origem aos Dias Delgado. O Dr. Manuel Dias Delgado, filho de Luís Delgado e D. Maria Dias, casou em 1781 com D. Maria José dos Santos Leal, e assim nasceu a família Leal Delgado.

Em geral, o apelido Campos é relativamente comum e como tal existirão por todo o país dezenas ou centenas de famílias Campos sem qualquer relação entre si. É provavelmente esse o caso dos Campos Paes do Amaral e dos Dias Campos.

Respondendo ao seu pedido de conselho, recomendo-lhe que estude a ascendência do seu bisavô António de Campos Paes do Amaral. O resultado mais importante dessa pesquisa será um melhor conhecimento dos antepassados desse seu bisavô, e um resultado adicional será o estabelecimento da ligação, se por acaso existir, entre os Campos Paes do Amaral e os Dias Campos.

Do lado da sua bisavó Leal Delgado, o que pode fazer é estudar o melhor possível a descendência do casamento do Dr. Manuel Dias Delgado e D. Maria José dos Santos Leal para identificar todos os possíveis pais ou mães da sua bisavó. Para além disso, e excluindo um improvável golpe de sorte, não existe muito mais que possa fazer.

Sobre "o que se diz" da possível ascendência da sua bisavó, não acredite muito. Já passaram mais de 150 anos e o que não falta nas tradições orais são exageros, deturpações e invenções completas.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#228524 | coviantiga | 06 May 2009 01:08 | In reply to: #228295

Caro Rui Pereira
Dentro de que me diz, tirando a pesquisa do lado dos Delgados (falta-me ver testamentos por exemplo , dados da família )só tenho as ligações de pais e filhos que me foram dadas por 1 confrade.Nada conheço e dizem que são do Paúl e Casegas.
A única coisa que vi (qulquer ligação , sem muita consistência) é que meu bisavô era (segundo o povo) muito amigo do Conde do Refúgio-Covilhã .No Paúl há 1 Rua Conde do Refúgio que apesar de perguntar a várias velhotas porque seria,nada sabiam.!!!!
Porém isto nada é .
Pode ser que se alguém tivesse testamentos de Casegas ou Paúl até se descobrisse se a dita senhora teria feito testamento "à neta" ??????????
Realmente só um grande GOLPE DE SORTE.
Muito obrigada pela sua "achega"
cumprimentos
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#228858 | coviantiga | 10 May 2009 02:26 | In reply to: #228524

Caro Rui Pereira
Gostaria de lhe perguntar se por acso sabe onde 1 pessoa que morava no Paúl faria testamento se fosse caso disso.?
Se o poderia fazer na própria terra ou se teria de ir à Covilha.
Do arquivo Distrital dizem-me que viram os livros de notas desde 1800 a 1869 a verem d algum testamento feito a favor dela Poderia haver outro sítio onde tivessem sido feitos testamentos ou no Paúl, Casegas, por isso eu pedi se haveria alguém com registos daqui????
Se me puder ajudar agradeço
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#229163 | rmfrp | 12 May 2009 22:35 | In reply to: #228858

Cara Maria Alice:

Em princípio não havia obrigatoriedade de fazer um registo notarial numa dada localidade. Isto significa que uma pessoa de Casegas ou do Paul poderia fazer o seu testamento em qualquer notário da região. Geralmente só existiam notários nas principais localidades - sedes de concelho e mais uma ou outra. É provável que as pessoas do Paul e de Casegas fizessem muitos dos seus registos na Covilhã e alguns no Fundão. Eventualmente também poderiam fazê-lo na Vide ou no próprio Paul, se lá houvesse notários.

Por outro lado, a partir de 1834 e até 1933, aproximadamente, existiu um registo centralizado de testamentos para cada concelho. No Arquivo Municipal da Covilhã existem os livros correspondentes a este registo para o concelho da Covilhã. Talvez seja interessante consultar esse fundo. Eu tenho referenciados todos os testamentos envolvendo pessoas de Casegas, mas não de outras localidades.

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#229334 | coviantiga | 14 May 2009 14:55 | In reply to: #229163

Caro Rui Pereira
Abusando da sua simpstia e preciosa ajuda que me prestou, atrevia-me a pedir-lhe se quando tivesse tempo, me poderia ver nesses testamentos de Casegas se por acaso como a família Leal Delgado e Carvalho também era de Casegas,se lá teria sido feito algum testamento sobre minha bisavó,onde se descobrisse qualquer coisa sobre os pais.
Muito obrigado
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#229383 | rmfrp | 14 May 2009 22:24 | In reply to: #229334

Cara Maria Alice:

Tenho os testamentos de Casegas bem explorados. Não penso que haja lá alguma informação sobre a sua bisavó.

Já nos testamentos do Paul existirão certamente informações sobre os Leal Delgado e, com sorte, alguma pista para a sua investigação. A questão é localizá-los no índice (cronológico) dos testamentos e consultar cada um deles. Os testamentos de Casegas são mais de 100 e presumo que os do Paul sejam mais ainda...

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#229480 | coviantiga | 16 May 2009 00:29 | In reply to: #229383

Caro Rui Pereira
Deu-me uma optima ideia.
Obrigado
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#230229 | coviantiga | 23 May 2009 02:05 | In reply to: #229480

Caro Rui Pereira
Queria dizer-lhe que tinha começado a responder -lhe nas Famílias da Covilhã .Depois é que me lembrei que era este o tema em que falava desta minha bisavó "do Paúl" e em que me dava a optima ideia de ir ver os testamentos do Paúl.
Aos filhos que me dá do Dr.Manuel Dias Delgado e da Maria José doa Santos Leal
pode acrescentar esta Angélica Teodora Leal Delgado Vª do Capitão José miguens Delgado residente na Coutada e " de visita ao Paúl para visitar a família" fez lá testamento " onde dá a este , àquele,..."e à Hermínia Júlia, Hermínia Januária, e HERMÍNIA AUGUSTA que cá estão a ser criadas em casa".... mas filhas de quem??? dá ideia que serão 3 irmãs e se são lá criadas em casa é porque são da família !!!
menciona o irmão Luis António, a irmã Teresa de Jesus etc
Os outros testamentos (ainda não os vi todos não têm nada de interessante. até agora Apenas que o Dr.Luis António Leal Delgado "era solteiro".Desgosto de amor? por outro lado se fossem filhas dele, no seu testamento que encontrei mencionava-as !
Cada vez está mais intrigante !!
Se se lembrar ou tiver alguma coisa de Casegas que faça luz, agradeço
Cumprimentos
Maria Alice

Reply

Direct link:

RE: Quem tem registos de CasegasCovilhã que me ajude?

#230399 | rmfrp | 24 May 2009 21:43 | In reply to: #230229

Cara Maria Alice:

É muito interessante esse testamento que encontrou. O problema é que dá poucas respostas e suscita muitas perguntas...

Admitindo que a "Hermínia Augusta" referida no documento é de facto a sua bisavó, coloca-se a possibilidade (embora me pareça pouco verosímil) de ter ocorrido uma espécie de "adopção" e de os apelidos serem por ela usados por ser criada pela família Leal Delgado sem existir parentesco de sangue. Mas é mesmo mais provável que ela fosse filha de algum membro da família, por exemplo um dos padres.

Neste contexto não me espanta o facto de existirem três crianças em vez de uma... Mas todas chamadas Hermínia? Devo perguntar-lhe, de certeza de que o que está escrito no testamento é mesmo "Hermínia" em cada um dos nomes? Tem cópia da página que refere as três Hermínias? Eu gostaria de vê-la, se possível. O meu e-mail é rmfrp@hotmail.com.

Confirmando-se os nomes, abre-se mais uma possibilidade que é procurar informação das outras duas Hermínias.

Com os melhores cumprimentos,

Rui Pereira

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 21 Jun 2024, 06:54

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen