Pepim - Castro Daire

This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões | Brasil

Pepim - Castro Daire

#229465 | ibaltar58 | 15 May 2009 20:08

Prezados amigos,

Meu avo materno, Manoel Ferreira de Almeida, imigrou para o Brasil no inicio do Seculo XX. Tenho tentado em vao buscar seu assento de nascimento atraves da internet mas todos as informacoes que consigo estao longe de serem consistentes. A unica informacao que possuo e que ele nasceu em Pepim, Castro Daire e a data seria 15 de novembro de 1899. Pais: Luiza de Almeida e Jose Ferreira.
Se alguem tiver alguma luz de como eu posso obter seu assento de nascimento, eu ficaria muito grata.
Uma outra pergunta seria sobre o sobrenome. Reparei que o ultimo nome de meu avo, Almeida, 'e o nome de sua mae, e nao o de seu pai, Ferreira. Seriam eles de origem espanhola? Portugal usava da mesma maneira o nome da mulher por ultimo?
Pesquiso tambem sobre a familia de meu tataravo - Antonio Ferreira Baltar Filho (1847) Pernambuco, Brasil

Isabella

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229579 | ibaltar58 | 17 May 2009 14:59 | In reply to: #229465

O documento que possuo do meu avo foi emitido pelo Consulado Portugues, no Rio de Janeiro, Brasil, 1930.
Agradeco mais uma vez,
Isabella

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229584 | macp | 17 May 2009 15:26 | In reply to: #229579

Isabella
Já se dirigiu ao Arquivo Distrital de Viseu? Pode aí ter alguma resposta: os pedidos podem fazer-se on-line...
Quanto ao apelido da mãe ter "passado" para o filho em vez do apelido do Pai , isso, por vezes acontecia, por razões várias.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229586 | ibaltar58 | 17 May 2009 15:34 | In reply to: #229584

Ola Maria,

Obrigada por sua resposta, eu ja falei com o Arquivo Distrital de Viseu. Me encaminharam para outro arquivo, mais especifico da regiao, e o telefone que me deram nao consigo me comunicar. Ninguem responde. Tentei fazer o pedido atraves da internet mas como meu avo nasceu em 1899, segundo o passaporte que possuo, eles nao aceitam atraves da internet por ser anterior a 1900. Se alguem souber do telefone do Arquivo de Pepim, Castro Daire, ou mesmo o email. Agradeco muitissimo.

Isabella

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229595 | macp | 17 May 2009 18:21 | In reply to: #229586

Isabella: tem a certeza que falou com o Arquivo? É que , precisamente ainda lá NÃO terão os documentos posteriores a 1900... Já viu na net ? têm um formulário para se fazer o pedido. Creio que em Castro Daire não há nenhum Arquivo, a não ser que a Paróquia de Pepim tenha lá os livros, situação que pode acontecer.
Cumprimentos.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229598 | ibaltar58 | 17 May 2009 18:46 | In reply to: #229595

Ola Maria,

Fui verificar nos meus papeis, aqui vai com quem eu me comuniquei:

Loja do Cidadao do Viseu - entrei no site, me cadastrei e por conta da data do meu avo ser anterior a 1900 eles nao aceitam o pedido on line. Falei depois ao telefone e me encaminharam para a

Conservatoria de Registro Civil de Castro Daire e de la me passaram para os seguintes telefones, um do Viseu (232 484140) e o outro de Castro Daire (232 382880). Mas nao consigo me comunicar.

Se voce possuir outro numero ou site eu ficaria muito grata. O problema ate agora foi o fato do ano do nascimento dele ser anterior a 1900.

Mais uma vez muito obrigada Maria,

Se eu puder ser de sua ajuda em alguma coisa, estou a seu dispor,

Isabella

Reply

Direct link:

RE: Pepim - Castro Daire

#229608 | macp | 17 May 2009 19:44 | In reply to: #229598

Isabella
Vá ao site do Arquivo Distrital de Viseu: é fácil de encontrar. Entre. Siga a indicação "formulários". Depois, requisição de reprodução de fundos paroquiais, que é o caso. Preencha com os dados que lhe pedem: depois é aguardar. Vai ver que é muito simples.
Maria A. Pinto

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 06 Jul 2024, 17:20

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen