São Jorge - Açores

This topic is classified in the following rooms Famílias | Regiões

São Jorge - Açores

#231542 | Filipe PC | 07 Jun 2009 18:35

Caros Confrades

Tenho-me dedicado em paralelo com Trás-os-Montes às Genealogias da Ilha de São Jorge no intuito de continuar o trabalho já feito para as restantes ilhas do Arquipélago. Tal tarefa tem-se revelado mais que árdua como é compreensível mas a insistência do grande amigo e genealogista consagrado Dr. Jorge Forjaz fizeram-me pender para estas linhas o que se tem revelado um extraordinário desafio!

Assim, peço aos confrades que possam contribuir com algumas linhas que sairam de São Jorge seja para outras ilhas seja para a América do Norte, Brasil, Continente ou outras regiões que as mesmas me possam ser facultadas ressalvados as respectivas autorias e salvaguardados os princípios subjacentes.

Como é fácil imaginar as linhas actuais serão as mais difíceis muito embora as linhas que se mantiveram em São Jorge se tornam também elas complexas pela grande endogamia tradicional em meios mais pequenos e em particular nas ilhas.

pinheirodecampos ARROBA gmail PONTO com

Com amizade

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: São Jorge - Açores

#231548 | Samuel C O Castro | 07 Jun 2009 20:39 | In reply to: #231542

Prezado Filipe Pinheiro de Campos,

Não sei se tens conhecimento das obras: Genealogias de São Jorge, de José Cândido da Silveira Avelar e, Genealogias de São jorge, Século XVIII, de Mateus Machado Fagundes de Azevedo, que se localizam no site do Centro de Conhecimento dos Açores, em Biblioteca Digital, depois em Pesquisa, em Título digitando Genealogia.

Fazendo a pesquisa da forma indicada, ainda aparecerão uma obra de genealogia de São Miguel e outra da Graciosa.

Da mesma forma, pesquisando por Fenix Angrense, encontrará a obra da Terceira, do Pe. Manuel Luís Maldonado, da qual achei muitíssima interessante, com o índice de algumas famílias na pg 54 e, o índice onomástico a partir da pg 55.

Desejo-lhe boa sorte nas buscas. Ótima semana vindoura. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: São Jorge - Açores

#231549 | Filipe PC | 07 Jun 2009 20:47 | In reply to: #231548

Prezado Amigo

Obrigado pela sua sempre amável mensagem. Conheço sim para além de algumas outras das quais possuo cópia ou as edições de época. Houve realmente um grande exercício de leitura até ao momento. Machado Fagundes, Pe. Cunha, Silveira Avelar, Marcelino de Lima, Santos Pereira, etc....

Um abraço

Filipe Pinheiro de Campos

Reply

Direct link:

RE: São Jorge - Açores

#231551 | Samuel C O Castro | 07 Jun 2009 21:09 | In reply to: #231549

Prezado Filipe,

Das demais obras que referiste, ou outras, por acaso viu alguma coisa sobre esta linha abaixo:

Pedro de Castro Canto – B-24.4.1695 – Esposa: Catarina de Noronha – FA, pg 91, 105, 218 - Fhs:
1) Pedro Xavier de Castro – Esposa: Margarida Leite – FA, pg 91 - Fhs:
a) Jerônimo de Castro do Canto e Melo – Esposa: Rosa Leite (Rosa Quitéria Leite) Da Ilha Terceira - FA, pg 91 - Fhs:
1) Pedro de Castro – Esposa: Joana de Betencourt – s. s.
2) Jerônimo de Castro do Canto e Melo – Esposa: Maria Cândida da Cunha e Silveira
C-6.7.1817 - Fhs:
a) Jerônimo de Castro do Canto e Melo – Esposa: Isabel de Forjaz de São .... - C-18.6.1855 - Fhs: 1) Jerônimo de Castro do Canto e Melo - Esposa: Maria Clara de Mendonça – C-11.5.1871

Dessa sequência, é o que tenho, faltando demais filhos e respectivas descendências.

Muito obrigado. Fraterno abraço.

Samuel de Castro

Reply

Direct link:

RE: São Jorge - Açores

#231734 | Saba | 11 Jun 2009 16:06 | In reply to: #231542

Existem aqui 2 pessoas em Seattle, e provavelmente mais com costados de S. Jorge. Apelido Furtado e Lemas. Este ultimo nome tera provavelmente sido mudado, talvez fosse Lemos ou Lima.~

Luis

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 01 Oct 2024, 09:21

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen