Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

This topic is classified in the following rooms Património | Regiões

Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231730 | LProjecto | 11 Jun 2009 13:56

Caros Confrades

Tenho procurado relacionar os “Leitões” que residiram na zona de Vila Viçosa e Redondo, que se encontram documentados até aos princípios do séc. XVI como "...gente principal, descendente de gente principal e precedentes de fidalgos de linhagem", com os “Leitões” da zona da Sertã, na medida em que estou absolutamente convencido que seriam dos mesmos, contudo ainda sem sucesso.

Não obstante o facto de não ter ainda conseguido alcançar tal objectivo, entendo que assume particular importância para o estudo que tenho vindo a desenvolver sobre algumas famílias desta zona, a possibilidade de consulta de várias fontes manuscritas que permitem retroceder para datas mais remotas do que aquelas que nos são reportadas pelos paroquiais, como por exemplo a documentação que integra o Arquivo Histórico da Misericórdia de Redondo.

Foi na consulta de alguma dessa documentação, nomeadamente o testamento de Francisco Mendes, pertencente a essa família “Leitão”, lavrado em 10.7.1582, que consegui subtrair alguma informação que sugeriu a seguinte pista para o estudo da proveniência dos mesmos: “era proprietário da Herdade dos Leitões, no termo de Sousel, que se julga herdade de seus avós…”

Suspeito que esta Herdade dos Leitões representaria aquela que é actualmente a Herdade dos Leitões, localizada em Montargil, pertencente à Fundação João Lopes Fernandes, e que confere actualmente um exemplo de sustentabilidade florestal.

É, neste ponto, que peço a vossa colaboração, ou seja, agradeço qualquer sugestão de resposta para as seguintes questões:

- A região de Montargil, nomeadamente aquela na qual se encontra localizada a Herdade dos Leitões, enquadrar-se-ia, no séc. XV, na região administrativa de Sousel?

- Existe alguma publicação que documente a origem da denominação “Herdade dos Leitões”, ou que faça alusão a indivíduos deste apelido na zona geográfica de Montargil?

Importa ainda salientar que já procurei informação no site da referida fundação, contudo nada é referido em relação à origem de tal denominação. Estou a equacionar a possibilidade de contactar, pessoalmente, os seus representantes no sentido de pedir algumas informações neste âmbito.

Qualquer contributo será, entretanto, sempre bem-vindo.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231733 | LProjecto | 11 Jun 2009 15:50 | In reply to: #231730

Caros Confrades

Após alguma pesquisa na Internet sobre o assunto que lancei neste tópico...

Não deixa de ser curioso o facto de se encontrar mencionado no site da CM de Sousel, como um dos notáveis da Terra, um "Leitão" do séc. XV, o que vem provar que a família Leitão existiu, de facto, em Sousel no referido século.

" Estevão Leitão (Século XV) - Natural de Sousel (escolar em Leis). Foi nomeado Procurador dos juízes e justiças da Comarca e Correição de Entre-Tejo-e-Guadiana, a 9 de Julho de 1466."

Ganha, no meu ponto de vista, mais consistência a hipótese de ter existido uma outra Herdade dos Leitões, no termo de Sousel, essa mesma distinta da que é hoje a Herdade dos Leitões da zona de Montargil.

Além do mais, e sem conhecimento profundo das alterações do ordenamento jurídico e político/administrativo, se entende que dificilmente alguma vez a actual Herdade dos Leitões de Montargil tivesse pertencido à zona administrativa de Sousel, não só pela distância a que ainda se encontra desta localidade como pela importância que já assumiam algumas das povoações limítrofes a Montargil.

Ainda assim, ficarei grato por qualquer informação sobre a eventual existência de uma Herdade dos Leitões, no termo de Sousel, de indivíduos desse apelido nessa zona, nos séculos XV e XVI, ou informação adicional sobre o tal Estêvão Leitão.

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231736 | LProjecto | 11 Jun 2009 17:23 | In reply to: #231733

...

(Chancelaria de D. Afonso V, liv. 14, fl. 52v)

D. Afonso V nomeia Estevão Leitão, escolar em leis, natural de Sousel, para o cargo de procurador dos juizes e justiças na comarca e correição de Entre-Tejo-e-Guadiana. Data 1466-07-09

Manuel Abranches de Soveral coloca a hipótese deste Estêvão Leitão, de Sousel, ter sido filho de Martim Gonçalves da Fonseca e de Maria Leitão, que constam em:

http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=226125

Não deixa também de ser curioso o facto de Francisco Mendes (Leitão), que mencionei na mensagem que serviu para lançar este tópico, ter sido tio de uma Isabel Barradas da Fonseca, filha do seu irmão Jorge Mendes Leitão, embora não seja de excluir a hipótese de ter herdado o apelido "Fonseca" por via materna, cuja linha ignoro.

Francisco Mendes era filho de Rui Mendes (Leitão) que viveu em Vila Viçosa e lá foi sepultado na sepultura de Gonçalo Mendes e de Leonor Mendes (cujo possível parentesco me é ainda desconhecido).

Curioso também o facto de ter vivido em Vila Viçosa um indivíduo chamado Rui Mendes, que cronologicamente poderia ser o pai de Francisco Mendes, e que foi Juiz Ordinário dessa vila em 1529 (ao mesmo faz referência o Pe. Joaquim Espanca na sua notável obra). Um possível parentesco com Estêvão Leitão, procurador dos juízes...?

Existem, de acordo com estes pressupostos teóricos, fortes probabilidades deste "Leitões" da zona de Vila Viçosa e Redondo pertencerem à linha dos "Leitões" da alcaidaria-mór de Portalegre...

Cumprimentos,

Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231894 | Plata | 14 Jun 2009 22:45 | In reply to: #231730

Caro Sr. Luís Projecto Calhau

Não existe qualquer relação entre a Herdade dos Leitões, de Montargil e o concelho de Sousel, nem, tão pouco, com qualquer família Leitão da Sertã.
Actualmente esta herdade é propriedade de minha Mãe D. Joana Lopes Fernandes Pereira Lopes, sendo aí a sede provisória da Fundação João Lopes Fernandes, cujo patrono, meu avô materno, foi no seu tempo o maior produtor individual de cortiça, produzindo mais que muitas das grandes sociedades agrícolas de então, como por exemplo a Companhia das Lezírias.
Quando morreu, deixou-nos mais do que o triplo da cortiça que tinha herdado, daí a constituição da Fundação como forma de reconhecimento.

A actual Herdade dos Leitões, que suponho ter pertencido aos "bens da rainha" resultou da junção de três propriedades, Leitão de Água, Leitão Sêco e Sesmaria de Coelheiros.
A referência mais antiga que conheço a esta propriedade é a posse do Leitão de Água por um senhor João Fernandes Rey, que terá sido 10 ou 11º avô de João Lopes Fernandes tendo, por partilhas caído noutro ramo da família.

Refira-se o apelido Fernandes (Rey) se perdeu, não tendo nada com o Fernandes do meu Avô, que herdou a propriedade dos seus avós maternos (Lopes Aleixo de Montargil e Cabeção), sendo este Fernandes dos de Évora.

A Herdade dos Leitões, tal como é actualmente, foi comprada pelos meus trisavós, João Lopes Aleixo (de Cabeção) e D. Rosa Godinho de Campos (das Galveias) nos finais do Sec. XIX, a uma senhora de nome Maria Leonor de Miranda Ferreira, dos Vaz Monteiro da Chamusca e Ponte de Sôr.

Refira-se que tanto o meu ramo como os Vaz Monteiros descendemos

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231896 | Plata | 14 Jun 2009 22:57 | In reply to: #231730

Caro Sr. Luís Projecto Calhau

Não existe qualquer relação entre a Herdade dos Leitões, de Montargil e o concelho de Sousel, nem, tão pouco, com qualquer família Leitão da Sertã.
Actualmente esta herdade é propriedade de minha Mãe D. Joana Lopes Fernandes Pereira Lopes, sendo aí a sede provisória da Fundação João Lopes Fernandes, cujo patrono, meu avô materno, foi no seu tempo o maior produtor individual de cortiça, produzindo mais que muitas das grandes sociedades agrícolas de então, como por exemplo a Companhia das Lezírias.
Quando morreu, deixou-nos mais do que o triplo da cortiça que tinha herdado, daí a constituição da Fundação como forma de reconhecimento.

A actual Herdade dos Leitões, que suponho ter pertencido aos "bens da rainha" resultou da junção de três propriedades, Leitão de Água, Leitão Sêco e Sesmaria de Coelheiros.
A referência mais antiga que conheço a esta propriedade é a posse do Leitão de Água por um senhor João Fernandes Rey, que terá sido 10 ou 11º avô de João Lopes Fernandes tendo, por partilhas caído noutro ramo da família.

Refira-se o apelido Fernandes (Rey) se perdeu, não tendo nada com o Fernandes do meu Avô, que herdou a propriedade dos seus avós maternos (Lopes Aleixo de Montargil e Cabeção), sendo este Fernandes dos de Évora.

A Herdade dos Leitões, tal como é actualmente, foi comprada pelos meus trisavós, João Lopes Aleixo (de Cabeção) e D. Rosa Godinho de Campos (das Galveias) nos finais do Sec. XIX, a uma senhora de nome Maria Leonor de Miranda Ferreira, dos Vaz Monteiro da Chamusca e Ponte de Sôr.

Refira-se que tanto o meu ramo como os Vaz Monteiros descendemos de um Domingos Fernandes que pelo ano de 1600 terá vivido no casal do Gavião, Chouto, dando origem aos Marques, do Casal do Gorjão, de quem descendem as famílias mais importantes da região (Chouto, Montargil, Galveias, Avis, Benavila, etc), conforme consta na obra de Carvão Guimarães e mais aprofundado nas Genealogias Alentejanas, de António Prates Godinho de Carvalho, em cujas obras se referem algumas vezes as propriedades iniciais

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#231977 | LProjecto | 15 Jun 2009 22:22 | In reply to: #231896

Caro Confrade

Estou muito grato pelo seu contributo, resultando o mesmo numa agradável surpresa, pois nem por sombras pensei obter resposta, a partir deste fórum, por via de alguém tão bem documentado e próximo em relação à Herdade dos Leitões, o que vem uma vez mais provar a amplitude e a importância do presente espaço virtual.

De facto, a análise dos vários elementos que fui coligindo, sugere-me agora a possibilidade daqueles “Leitões” de Redondo e Vila Viçosa, que tenho vindo a estudar, estarem relacionados com os “Leitões” que viveram no séc. XV em Sousel, com alguma probabilidade de parentesco com o tal Estêvão Leitão ao qual aludo numa das mensagens deste tópico.

Tal como referi, e de acordo com a informação presente no testamento de Francisco Mendes (Leitão), existiu no termo de Sousel uma também denominada Herdade dos Leitões, à qual o mesmo alude como tendo herdado já dos seus avós, ou seja, estará para já colocada de parte, pelas razões que enumerei, qualquer associação desta suposta herdade à Herdade dos Leitões de Montargil.

Deste modo, procuro alguma informação que possa resultar numa eventual pista para a localização da então denominada Herdade dos Leitões, na zona de Sousel, ou eventualmente do entroncamento destes Leitões naqueles de que há notícia de que por lá viveram.

Cumprimentos,
Luís Projecto Calhau

Reply

Direct link:

RE: Leitões de Sousel

#232073 | Plata | 16 Jun 2009 22:33 | In reply to: #231977

Caro Sr. Luís Projecto Calhau

Lendo a sua resposta à minha informação, lembrei-me que a minha trisavó Rosa Maria Teles da Guerra foi casada em primeiras núpcias com José Homem da Costa Leitão Feio

Reply

Direct link:

RE: Leitões de Sousel

#232077 | Plata | 16 Jun 2009 22:53 | In reply to: #232073

Caro Sr. Luís Projecto Calhau

Lendo a sua resposta à minha informação, lembrei-me que a minha trisavó Rosa Maria Teles da Guerra foi casada em primeiras núpcias com José Homem da Costa Leitão Feio, que embora tenha nascido em Pavia tem ligações com a Casa Branca, do Concelho de Sousel, onde a sua ascendência terá sido uma família importante.
Por descender do 2º casamento nada sei sobre estes Leitões, que encontra no Genea.

Vi que também procura elementos dos Leitões da Sertã, de que é descendente o meu primo-irmão Manuel Carneiro de Moura Lopes, que reside na Rua de Benguela, 506 - 2ºE - 2775-329 PAREDE, que lhe poderá dar alguns elementos

Cumprimento

joão Pereira Lopes

Reply

Direct link:

RE: Herdade dos Leitões - Montargil ... Sousel?

#305688 | MCDML | 12 May 2012 17:10 | In reply to: #231730

Ex.mo Sr.Luís Projecto Calhau. Os meus cumprimentos.
Seguindo a opinião/sugestão de meu primo-irmão, o excelentíssimo Sr.Eng.º João fernandes Pereira Lopes, publicarei, aquando da sua maturidade os meus estudos e investigações histórico- genealógicos sobre os Leitão da Sertã. Como certamente saberá esta Família Leitão é, para efeitos de uma observação dos "genes" de uma complexidade enorme. Já Miguel Leitão de Andrade, natural de Pedrogam Grande diz na sua Miscelãnea ter ido a Roma onde observou uma campa, uma estela ou um monumento funerário de outro calibre com a inscriçao PORCELLOS ( leitões). Daí até Júlio Cesar foi um passo. Para ele, Miguel Leitão.
Crente na sua benevolência e agradecendo, subscrevo-me,

Manuel Carneiro de Moura Lopes.

Reply

Direct link:

Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 03 Jul 2024, 02:39

Post New Message

Please login or register to access this functionality

Settings / Definiciones / Definições / Définitions / Definizioni / Definitionen