Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao-Mor
This topic is classified in the following rooms Pessoas | Famílias | Regiões
Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao-Mor
Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao-Mor do Sabugal. Descendo dele por dois ramos. Alguem tem mais informacoes sobre esta pessoa? Nao tenho nome dos pais, mas casou com D. Luisa Rodrigues.
Muito Obrigado!
Luis Ramos
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Luís Ramos,
Tenho notícias para si!
O Capitão João Bernardo Freire da Costa Pacheco era meu 4º avô. Não consta nos nossos registos que fosse Capitão-Mor mas sim Capitão.
Nasceu em Quadrazais, concelho de Sabugal e foi ali baptizado a 26 de Setembro de 1753.
Casou em primeiras núpcias com D. Luisa Martins Rodrigues.
Nascida também em Quadrazais, ali foi baptizada a 19 de Julho de 1757.
Deste matrimónio provieram, além de outros que não tiveram descendência, os filhos que a seguir se indicam:
1- D.Maria de Jesus Freire da Costa Pacheco
2- Bernardo António Freire da Costa Pacheco
3- D. Ana Benedita Freire da Costa Pacheco
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Luís Ramos,
Sem querer, enviei a minha mensagem sem a ter terminado, pelo que peço desculpa. Aqui vai o resto:
D. Maria de Jesus Freire da Costa Pacheco, a 1ª filha do casal, nasceu em Quadrazais e recebeu o sacramento do baptismo a 24 de Dezembro de 1783.
Casou naquela freguesia com José Pereira Ramos.
Nasceu na Bendada, concelho de Sabugal e foi ali baptizado a 28 de Julho de 1782.
Encontrei na net o Capitão João Bernardo Freire da Costa Pacheco casado com D. Luisa Rodrigues, (o correcto seria Luisa Martins Rodrigues).
Agora, o que está totalmente incorrecto na net é o nome da filha que casou com José Pereira Ramos. NÃO É Maria Benedita Freire da Costa mas sim, como acima fica dito, D. Maria de Jesus Freire da Costa Pacheco.
D. ANA BENEDITA Freire da Costa Pacheco, 3ª filha do casal em questão, nasceu também em Quadrazais e foi ali baptizada a 20 de Novembro de 1790.
Casou com o Capitão-Mor de Milícias Júlio António Vieira Pinto de Azevedo, natural de Lageosa, concelho de Sabugal. (Eram meus trisavós maternos).
Pelo seu apelido Ramos, calculo que descende de José Pereira Ramos. Se me quiser enviar os nomes de seus pais, avós e até bisavós se os souber, poderei vêr onde "encaixa" e terei muito gosto em partilhar consigo os dados que possuo.
Como já deu para vêr os meus ramos são os Costa Pacheco e os Vieira Pinto de Azevedo e é sobre eles que o nosso trabalho está dirigido. Além destes dois ramos ainda temos o Pinharanda que pela falta de alguns registos está um pouco mais difícil de concluir mas, com paciência e esperança, lá chegaremos!
Com os cumprimentos da
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Cara Branca,
Obrigado pelas informacoes. Eu descendo pelo que sei 2 vezes do Capitao João Bernardo Freire da Costa Pacheco casado com D. Luisa Rodrigues. Mas no registo que tenho (ja nao me lembro se e' casamento ou baptismo) aparece que Jose Pereira Ramos era casado com Maria Benedita (e nao de Jesus).
Quando chegar a casa mando-lhe mais informacoes. Por acaso tem o programa dos mormons, o family search? caso tenha posso lhe mandar o meu Paf que facilitara' tudo.
Cumprimentos,
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luís,
Não tenho feito outra coisa esta noite senão pesquisar no Forum e não é que encontro novamente duas "Beneditas" (uma delas com foto)?!!!
Basta ver as datas que vêm no Genea para se ter a certeza de que nenhuma daquelas senhoras foi casada com o Capitão João Bernardo Freire da Costa Pacheco e muito menos sua filha.
Os elementos que lhe enviei, pode o Luís estar seguro de que estão correctos. A pesquisa foi feita por um tio meu que, com todo o amor, uma paciência infinita e sobretudo muita competência procedeu à busca dos elementos necessários para que hoje possamos saber quem foram os nossos antepassados.
Pode ter a certeza de que o primeiro José Pereira Ramos (digo primeiro porque a partir daqui em quase todas as gerações havia um com o mesmo nome) casou e repito com D. Maria de Jesus Freire da Costa Pacheco.
A filha mais nova do Capitão João Bernardo, como também já lhe disse, chamava-se Ana Benedita Freire da Costa Pacheco e casou com o Capitão-Mor Júlio António Vieira Pinto de Azevedo (foram meus trisavós maternos).
Este José Pereira Ramos era filho de António Pereira Ramos, natural do Sabugal e de D. Catarina Maria Araújo, natural da Bendada.
Era neto paterno de António Pereira Ramos, natural de Manteigas, freguesia de Santa Maria e de D. Maria Josefa Leitão, natural do Sabugal.
Era neto materno de Manuel Araújo, da Bendada e de D. Maria Antónia, natural de Urgueira, freguesia de Santo António, concelho de Sabugal.
Tiveram os seguintes filhos:
1- D. Luisa de Ascensão Pereira Ramos
2- D. Rita Joaquina Freire Pereira Ramos
3- D. Maria Freire Pereira Ramos
4- Manuel Pereira Ramos
5- António Pereira Ramos
6- José Augusto Pereira Ramos
Adiantei-lhe toda esta informação para lhe tirar alguma dúvida que ainda pudesse ter com respeito ao casamento de José Pereira Ramos.
De qualquer modo aguardo que me transmita os nomes de seus pais, avós e bisavós porque tenho um palpite que chegaremos a atar as pontas entre os nossos maiores e nós.
Cumprimentos da
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luís,
Esqueci-me de responder à pergunta que me fez sobre os mormons. Não tenho o programa deles e até gostaria de ter. Preciso de me informar sobre esse assunto.
Boa noite
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Cara Branca,
Estes filhos eram de qual casal?
Tiveram os seguintes filhos:
1- D. Luisa de Ascensão Pereira Ramos
2- D. Rita Joaquina Freire Pereira Ramos
3- D. Maria Freire Pereira Ramos
4- Manuel Pereira Ramos
5- António Pereira Ramos
6- José Augusto Pereira Ramos
Obrigado.
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
" De qualquer modo aguardo que me transmita os nomes de seus pais, avós e bisavós porque tenho um palpite que chegaremos a atar as pontas entre os nossos maiores e nós. "
Nao tenho quaisquer duvidas de que descendemos da mesma familia.
Ja agora onde esta a tal foto da Benedita?? Fiquei curioso.
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
O meu pai era Virgilio Pereira Ramos, nascido no Aveloso, Meda em 1923. O seu pai era Vital Pereira Ramos nascido em 1899 em Vale de Espinho, Sabugal. O meu bisavo^ paterno era Jose Pereira Ramos, natural de Vale de Espinho e nascido em 1866.
O meu bisavo^ descende, como vou explicar duas vezes da familia Freire da Costa Pacheco.
Jose Pereira Ramos era filho de Jose Pereira Ramos e de D. Isabel Gomes Freire.
Jose Pereira Ramos era filho de Jose Pereira Ramos e de Marta Afonso Fernandes
Jose Pereira Ramos era filho de Jose Pereira Ramos e de D. Maria Benedita Freire da Costa Pacheco. O nome Maria Benedita aparece assim no registo de baptismo do neto, e num baptismo do qual ela foi madrinha. Nao me surpreende que o seu tio tenha visto o nome dela escrito de maneira ligeiramente diferente. Isso ja me aconteceu varias vezes, e todas com antepassados do sexo feminino de ver o nome escrito de maneira ligeiramente diferente em varios registos.
D. Maria Benedicta era filha do Capitao-mor Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, que por sua vez era filho do Capital-mor Joao Pedro Freire da Costa Pacheco e de D. Micaela Esteves.
A D. Maria Benedicta tinha ainda alem dos irmaos Bernardo e Ana, a irma Antonia Benedicta Freire da Costa Pacheco, que casou com João do Couto Loureiro . O Bernardo Antonio da Costa casou com D. Ana Gomes, natural de Avelas da Ribeira. Eu descendo uma irma dela, que vou mencionar mais a' frente.
O Casal Bernardo Antonio da Costa e D. Ana Gomes tiveram os filhos:
Maria, Antonio, e Joao Bernardo da Costa Freire, que se tornou padre.
Voltando a' minha trisavo' D. Isabel Gomes Freire, tambem ela descendia dessa familia Freire da Costa Pacheco. O pai dela era Diogo Goncalves Moreiro, natural de Vale de Espinho, e a mae D. Ines Gomes Freire, natural de Quadrazais.
D. Ines Gomes Freire era filha de Joao Bernardo da Costa Freire e de D. Maria Gomes (irma da Ana Gomes que mencionei anteriormente).
Este Joao Bernardo da Costa Freire era filho de Joao Pedro da Costa Pacheco e de D. Ines Freire. Estes portanto nao sao os mesmos Joao Bernardo e Joao Pedro mencionados anteriormente, pois sao uma geracao mais novos. A minha suspeita e' que este ultimo Joao Pedro que mencionei, era filho do outro Joao Pedro, e portanto irmao do Capitao-Mor Joao Bernardo, mas e' apenas uma especulacao.
D. Maria Gomes, nascida em 1774 era filha de Pedro Gomes Coelho, natural de Maçainhas, Guarda e de Teresa Fernandes natural de Avelas da Ribeira. Neta paterna de Manuel Gomes e de Maria Francisca, e neta materna de Paulo Gomes e de Maria Fernandes.
Tenho mais algumas informacoes de colaterais que depois posso aqui colocar se quiser. Obrigado pelas informacoes que colocou aqui.
O programa dos mormons e' gratuito e pode ser obtido em:
http://www.familysearch.org/eng/default.asp?page=home/welcome/simplePAFRegistration.asp
Ja agora pedia o favor de colocar aqui o nome dos seus antepassados para os poder ligar com os meus. Se instalar o programa family search posso lhe mandar e uma forma mais facil toda a minha linhagem.
Cumprimentos dos Estados Unidos....
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Se nao me enganei nos calculos, somos nonos primos, provalvelmente duplamente nonos primos, visto eu descender 2 vezes dessa familia.
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luís,
Obrigada pela lista de nomes que me enviou. Estou a trabalhar naquela que vou tentar ainda hoje enviar para si.
Na sua lista falta o nome de sua avó paterna e da sua bisavó.
Tenho um Vital Pereira Ramos casado com D. Branca Lopes Moreiro e tiveram um filho de nome Hermínio Moreiro Ramos Lopes que é Magistrado.
Será que o seu pai Virgilio também é filho do casal Vital e Branca?
A tal Maria Benedita da Costa Pacheco cc José Augusto César Correia Martins Portugal é a que tem a fotografia no Genea, ela e o filho.
Na informação que lhe vou enviar também menciono a origem dos Costa Pacheco. Este ramo da família está em Quadrazais hà 300 anos. Esta senhora pode até nem ser da zona do Sabugal.
É pena que ao introduzirem o nome de alguém no Genea não indiquem também a sua ascendência; facilitava bastante e tiravam-se muitas dúvidas.
Vá Luis, diga-me por favor os nomes das suas avó e bisavó para vêr se chego a alguma conclusão.
Cumprimentos da
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
a minha avo' era Benvinda dos Santos Andrade da Fonseca, natural do Aveloso, Meda, primeira esposa de Vital Pereira Ramos.
O segundo casamento do meu avo^ foi com Branca da Anunciacao Moreira Lopes, natural de Vale de Espinho, e tambem minha prima, e o filho, juiz desembargador falecido ha poucos anos, chamava-se Herminio Moreira Ramos
A mae de Vital era Gloria Lopes, natural de Vale de Espinho.
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Agradeco muito quaisquer outras informacoes que tenha.
Obrigado.
Cumprimentos,
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luís,
Muito obrigada por responder tão prontamente ao meu pedido. A informação que tenho corresponde à sua, faltava-me apenas o primeiro casamento de seu avô Vital Pereira Ramos e por conseguinte, o nome de sua avó.
Por esse motivo também não tinha conhecimento de seu pai Virgilio Pereira Ramos. Agora atei as pontas!
O Capitão João Bernardo Freire da Costa Pacheco vem a ser seu SEXTO avô e meu QUARTO avô.
Já é muito tarde, são quase 2 horas da manhã e tive um dia muito preenchido. Peço-lhe desculpa de não enviar agora o que prometi. Tentarei fazê-lo amanhã.
E como minha mãe costumava dizer que até ao décimo grau todos somos primos, boa noite primo e até amanhã, se Deus quiser!
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Muito Obrigado prima,
Aguardo com ansiedade as informacoes que tem. Ja agora fazia-me o favor de dizer de onde e' natural e residente, e como os seus pais, avos e bisavos encaixam na nossa familia comum?
Cumprimentos do primo
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Olá primo!
Como é mais que sabido,tudo se começa pelo princípio... e é precisamente o que vou fazer.
Começo por lhe dizer que a família Costa Pacheco procede de Linhares da Beira e de algumas das suas freguesias. O primeiro Costa Pacheco a fixar-se em Quadrazais chamava-se BERNARDO DA COSTA PACHECO, era Capitão de Cavalaria, viúvo e com três filhos.
Contraíu o segundo matrimónio em Quadrazais a 11-12-1709 com D. MARIA AFONSO DOMINGUES natural daquela freguesia.
Deste casamento nasceu o 1º Costa Pacheco em Quadrazais e foi: JOÃO PEDRO DA COSTA PACHECO.
-----------------------------------
JOÃO PEDRO DA COSTA PACHECO bp a 22-6-1720, casou em Qzais (abrevio Quadrazais para simplificar) com D. INÊS FREIRE VAZ BRAGÃO FERNANDES, natural de Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor, bp a 23-3-1714.
Tiveram os seguintes filhos:
1- D. LUISA FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 24-4-1747. Casou com PAULO CARDOSO FRAZÃO, n. em Sortelha, concelho de Sabugal e bp a 18-10-1752, c.g.
2- JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO.
-----------------------------------
JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO, Capitão, n. em Qzais, bp 26-9-1753, casou duas vezes. A 1ª com D. LUISA MARTINS RODRIGUES, n em Qzais, bp a 19-7-1757.
Deste casamento nasceram:
1-D. MARIA DE JESUS FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 24-12-1783. Casou com JOSÉ PEREIRA RAMOS, n. na Bendada, bp a 28-7-1782.
Tiveram os filhos que eu mencionei em mensagem anterior; creio não ser necessário repetir.
Já sabemos também que esta informação do casamento de José Pereira Ramos não condiz com aquela que o Luís tem. Eu apenas coloco aqui os dados conforme os encontro no trabalho que o meu tio, o autor, pesquisou e transmitiu. Depois trataremos deste assunto, agora vamos continuar com os outros filhos do 1º casamento do Capitão JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO:
2- BERNARDO ANTÓNIO FREIRE DA COSTA PACHECO, Sargento-Mor de Milicias. n. em Qzais, bp a 6-3-1785. Casou com D. ANA FERNANDES GOMES COELHO, n. em Avelãs da Ribeira, concelho da Guarda, bp 4-8-1778.
Tiveram os seguintes filhos:
1- Padre JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO
2- ANTÓNIO GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO
3- D. MARIA GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO
4- D. RITA DE JESUS GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO
Destes filhos darei mais tarde outros dados e sua descendência.
3- D. ANA BENEDITA FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 20-11-1790. Casou na freguesia da Lageosa, concelho de Sabugal, com o Capitão-Mor JÚLIO ANTÓNIO VIEIRA PINTO DE AZEVEDO, n. na Lageosa a 4-8-1793.
Tiveram os seguintes filhos:
1- D. LUISA ANGÉLICA FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO
2- D. MARIA BENEDITA FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO
3- ALEXANDRE ANTÓNIO FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO
Destes filhos darei igualmente mais tarde outros dados e sua descendência.
--------------
Sigo agora com o 2º casamento do Capitão JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO:
Casou com D. MARIA FERNANDES GOMES COELHO, n. em Avelãs da Ribeira, bp a 4-8-1774. Esta senhora era irmã de D. ANA que casou com o BERNARDO ANTÓNIO, filho do Capitão JOÃO BERNARDO.
Quer dizer, eram duas irmãs: a MARIA e a ANA; A Maria casa com o capitão viúvo e a Ana casa com o filho deste!
Do 2º casamento do Capitão JOÃO BERNARDO nasceram os seguintes filhos:
4- D. LUISA GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 1-2-1800. Não deve ter casado já que mantinha o estado de solteira no ano de 1877.
5- D. INÊS GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 1-12-1808. Casou em V. Espinho com DIOGO GONÇALVES MOREIRO, n. naquela freguesia.
Tiveram os seguintes filhos:
1- D. LUISA GOMES FREIRE MOREIRO, cc FRANCISCO LOPES, (com 9 filhos)
2- D. INES GOMES FREIRE MOREIRO, cc DOMINGOS LUCAS (1 filho: José Manuel)
3- D. ISABEL GOMES FREIRE MOREIRO, cc JOSÉ PEREIRA RAMOS neto do capitão
João Bernardo. Tiveram:
1- DIOGO PEREIRA RAMOS cc D. LEONOR SANCHES,s.g.
2- D. ALEXANDRINA PEREIRA RAMOS cc MANUEL VIGÁRIO SANCHES (1 filha:
Leonor Sanches)
3- JOSÉ PEREIRA RAMOS cc D. LEONOR SANCHES (1 filho: Alfredo Pereira
Ramos) (1º casamento)
cc D. GLÓRIA LOPES (5 filhos: Virgilio, Mário, Silvio, Vital e Jaime) (2º
casamento).
6- D. MARIA JOSÉ GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 16-10- 1812. Casou com FRANCISCO MARIA DA SILVA DE AZEVEDO, n. na Covilhã. Tiveram 5 filhos.
7- D. ISABEL GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Qzais, bp a 29-3-1815. Casou com AUGUSTO ANTÓNIO QUINTELA VIEIRA PINTO DE AZEVEDO, n. na Lageosa, bp a 22-12-1826. Era filho do 2º casamento do Capitão-Mor Júlio António Vieira Pinto de Azevedo. Farei referência aos casamentos e filhos deste Capitão-Mor na próxima vêz.
Com esta sétima e última filha do Capitão JOÃO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO, termino por hoje a minha informação que já vai bastante longa.
Dos Pereira Ramos não lhe dei nada de novo, foi mais para vêr o que nós temos. Quanto aos Costa Pacheco e Vieira Pinto de Azevedo, meu tio, o autor, foi incansável e deixou de facto um bom trabalho e bem documentado.
Temos o trabalho por Capítulos e §§ que é bastante melhor para seguir e entender. Para lhe enviar estas informações tentei tornar o texto simples e de fácil leitura; espero ter conseguido.
Até breve!
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Muito Obrigado!
Ja anotei tudo. Afinal eu descendo duas vezes do Capitao Joao Bernardo da Costa Freire Pacheco, de ambos os casamentos dele. Entao o maroto casou com a cunhada do filho. Por causa disso pensei que fossem duas pessoas diferentes, mas afinal e' o mesmo.
Tenho aqui um registo de baptismo comigo de:
Joao, baptizado em Quadrazais a 9 de Junho de 1838, filho de Jose Antonio da Costa e de Maria Nabais, neto paterno de Joao Pedro da Costa e de D. Micaela Esteves, neto materno de Francisco Correia e Isabel Afonso. Quem seria este?
Sabe quem eram os pais de Bernardo da Costa Pacheco ou o nome da primeira mulher?
Aguardo pelo resto das informacoes, quando tiver tempo. Entretanto tenho alguns dados que talvez lhe interessem, mas vou esperar para ver se os refere, pois talvez ja os tenha.
Cumprimentos do primo,
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luis,
Só hoje tenho disponibilidade de voltar ao Forum. Fiquei de lhe dar a descendência dos filhos de Bernardo António Freire da Costa Pacheco e de sua irmã D. Ana Benedita Freire da Costa Pacheco, filhos do 1º matrimónio do Capitão João Bernardo Freire da Costa Pacheco.
Filhos do Bernardo António:
1 - Padre JOAO BERNARDO FREIRE DA COSTA PACHECO, bp 25-12-1809 m. 2-10-1869.
2 - ANTONIO GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, bp 25-7-1813. Morreu solteiro
3 - D. MARIA GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, bp 24-4-1815. Morreu solteira
4 - D. RITA DE JESUS GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, n. em Quadrazais, bp 19-11-1820. Casou com ALEXANDRE ANTONIO FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n. na Lageosa, concelho de Sabugal, filho do Capitão-Mor Julio António Vieira Pinto de Azevedo. (Foram os meus bisavós maternos)
Tiveram os seguintes filhos:
a) AUGUSTO ANTONIO GOMES FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n.em Qzais bp 28-1-1848. cc D. MARIA DE JESUS TEIXEIRA DE ANDRADE, n. na Lomba conc. de Sabugal, c.g.
b) JOAO BERNARDO GOMES FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, bp 9-12-1849. Frequentava o Seminário; morreu muito novo,pouco antes de se ordenar.
c) D. ISABEL AUGUSTA GOMES FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, bp 30-10-1856. Morreu solteira a 26-3-1892.
d) D. MARIA JOSE GOMES FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n. Qzais bp 12-1-1860. cc ANTONIO CALDEIRA GONÇALVES PINHARANDA, n. no Sabugal. (Foram meus avós maternos). Depois darei os nomes dos filhos que tiveram, entre eles o de meu tio, a quem me tenho vindo a referir e o de minha mãe.
-----------------------------------------------------------------
Agora passo a mencionar os filhos de D. Ana Benedita Freire da Costa Pacheco, filha do 1º matrimónio do Capitão João Bernardo:
1 - D. LUISA ANGELICA FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n. na Lageosa, Sabugal. cc RAFAEL PINTO MONTEIRO BANDEIRA n. em Lisboa.
2 - D. MARIA BENEDITA FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n. na Lageosa bp 10-11-1816.
3 - ALEXANDRE ANTONIO FREIRE VIEIRA DE AZEVEDO, n. na Lageosa bp 15-4-1822. cc D. RITA DE JESUS GOMES FREIRE DA COSTA PACHECO, filha do Sargento-mor Bernardo António Freire da costa Pacheco. Foram os meus bisavós maternos. Como eram primos-irmãos, já mencionei acima os nomes dos quatro filhos que tiveram. Na proxima vez darei os nomes dos filhos de D. MARIA JOSE a única que deixou descendencia (nove filhos).
Hoje tenho de ficar por aqui.
Cumprimentos da prima
Branca
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Cara Prima,
Mais uma vez obrigado pelas informacoes. Por acaso tem fotos dos seus avos ou bisavos?
Muito Obrigado.
Os Melhores Cumprimentos.
Luis Ramos
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Cara Prima,
Por favor nao se esqueca de mim!
Cumprimentos do primo Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Caro Luis,
Não me esqueci de si e peço-lhe desculpa de só hoje voltar a contactá-lo. Quando se é mãe de família, avó e por estes dias bisavó!! nem sempre nos é permitido fazer tudo quanto desejamos, há tantas coisas para atender e eu ainda não inventei a forma de esticar as 24 horas de cada dia....
Fiquei de lhe dar a descendência dos meus avós maternos cujos nomes já lhe enviei em informação anterior. Tiveram nove filhos entre os quais meu tio Amândio Gomes Freire Pinharanda (autor do trabalho) e minha mãe Rita de Cássia Gomes Freire Pinharanda.
Apesar de meus pais já não viverem na região, minha mãe fez questão de que eu nascesse na terra dos nossos antepassados e é por isso que também sou quadrazenha, com muito orgulho!
Sinto muito não poder satisfazer o pedido que me fez de lhe enviar fotografias dos meus maiores mas o material fotográfico que chegou às minhas mãos é muito pouco, não resistiu ao tempo e encontra-se muito degradado. É uma pena.
Por agora já não tenho mais informações para si. Vá dando notícias, diga-me como vão as suas pesquisas.
Cumprimentos da prima
Branca Pinharanda
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Muito Obrigado por todas as informacoes!
A senhora ainda reside na zona do Sabugal?
Por curiosidade dei uma olhada de novo nas informacoes que tenho sobre os Pereira Ramos que me foram enviadas pelo Arq. Jorge de Brito e Abreu. Numa nota diz que a informacao foi obtida de Amandio Pinharanda!
Cumprimentos do primo
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Ja agora sabe que alguns Pinharanda de Quadrazais emigraram para o Uruguai onde ainda ha muitos descendentes deles?
Luis
Direct link:
RE: Joao Bernardo Freire da Costa Pacheco, Capitao
Olá Luis!
Desculpe não lhe ter dado notícias há mais tempo, o motivo é sempre o mesmo....
Pergunta-me se eu ainda resido na zona do Sabugal. Não, Luis, nunca lá vivi. Como lhe disse na minha mensagem anterior, os meus pais já não viviam naquela zona mas, por vontade de minha mãe, fui lá nascer, como os Pachecos, os Vieira Pinto de Azevedo e os Pinharandas, meus antepassados que ali nasceram durante três séculos. Minha mãe quis manter a tradição e foi por isso que eu vim ao mundo em Quadrazais!
Depois do meu nascimento, voltamos para a Guarda e pouco tempo depois partimos para Lourenço Marques, Moçambique, e lá vivi 33 anos, os mais lindos da minha vida! Regressei a Portugal já casada e com duas filhas adolescentes em Setembro de 1972. Residimos em Lisboa e Madrid vários anos e há trinta que nos fixamos na cidade do Porto.
Tenho três netos varões e agora um bisneto que, para mim, é o mais lindo do mundo.... Faz hoje um mês!
Mencionou o Arqº Jorge de Brito e Abreu. Creio que foi esse senhor que há uns anos me contactou para umas informações e que eu gostosamente lhe enviei. Não voltei a saber dele, mas lembro-me de me ter dito que conheceu o meu tio Amandio.
Para terminar de responder aos assuntos das suas mensagens, quero agradecer-lhe o cuidado que teve de me informar da ida de alguns dos meus tios para a América do Sul. Sempre soube que dois dos meus tios foram para Buenos Aires e um terceiro para o Uruguai. Minha mãe falava muito de todos os seus irmãos e das suas famílias e sempre mantivemos o contacto com todos. Ainda há poucos anos me visitaram alguns primos de Montevideu.
Luis, vá dando notícias, fale-me de si e dos seus. Conte-me também como vão as suas pesquisas.
Cumprimentos da prima,
Branca
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 28 Dec 2024, 05:27