Apelido Poirier
This topic is classified in the following rooms Famílias
Apelido Poirier
Caros Confrades,
Alguém terá dados, ou pistas, sobre este apelido em Portugal.
Creio que o mesmo será de origem Espanhola todavia não tenho certezas.
O apelido surge ligado a uma antepassada e gostaria de descortinar a razão de ser dessa ligação.
A única referência que encontro nos arquivos digitais é a de uma acção intentada em 1866 em conjunto com Francisco Joaquim Costa e Silva e mulher Margarida Helena Costa, descendente do Visconde de Ovar.
Obrigado antecipadamente,
MF
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Não deve estar relacionado com esta história, mas em 1846 e em 1860 esteve a trabalhar em Portugal (Lisboa e Porto) e um fotógrafo de Paris de nome Poirier.
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Nuno Borges de Araújo,
Muito lhe agradeço a informação.
Poderá existir alguma ligação, dado, ao que sei, o meu Trisavô, pai da minha bisavó Luisa Fabre, ter sido fotógrafo em Lisboa entre 1860 e, pelo menos, 1900 com uma loja na actual Avenida da Liberdade, em Lisboa.
Todavia, este apelido Poirier não me é familar pelo que estranho a ligação ao meu apelido Fabre e, bem assim, á familia dos Viscondes de Ovar, dado ainda não ter consultado os autos do Tribunal de Comércio referidos na minha mensagem anterior.
Terá alguma informação sobre o 1.º nome desse fotógrafo? ou dos locais onde trabalhou em Lisboa e no Porto?
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Fabre
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Miguel Fabre
Em 1846 Poirier esteve em Lisboa na rua Nova dos Mártires, n.º 30 a 34-1.º. Em 1860 Poirier teve o seu atelier temporário na rua do Bonjardim n.º 605. Poirier era um fotógrafo francês que fez duas viagens a Portugal. É provável que após estas duas digressões de trabalho tenha regressado a Paris, ou pelo menos a França, uma vez que não aparecem mais anúncios seus. No entanto, embora não me pareça muito provável, há sempre a possibilidade de após a sua última vinda ter ficado a residir em Portugal e ter cessado a sua actividade como fotógrafo. De qualquer forma é possível que seja outro Poirier, uma vez que o nome não é incomum no país de origem. Pode sempre procurar o seu nome nos almanaques comerciais (com listas de negociantes estrangeiros, etc.) de Lisboa de 1886 para trás ou, embora muito mais trabalhoso, pode sempre procurar os registos de passaportes no Arquivo do Governo Civil de Lisboa (creio também haver alguma coisa no ANTT).
Como se chamava o fotógrafo, pai da sua bisavó Luísa Fabre, e em que n.º da Avenida era o seu atelier?
Nuno Borges de Araújo
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Nuno Borges de Araújo,
O meu trisavô chamava-se José dos Santos Almeida Fabre e aparece já referenciado como "photografo" no assento de nascimento da minha bisavó Luisa, em 1879.
Para além dessa referência existe ainda uma outra, num livro de Gustavo de Matos Sequeira, O Carmo e a Trindade : subsídios para a história de Lisboa, em que este meu antepassado é referido como retratista, quanto ao mais, infelizmente, nada sei, pelo que procuro também obter informações sobre aquele meu Trisavô.
Com os melhores cumprimentos,
Miguel Fabre
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Miguel Fabre
Não tenho conhecimento de um fotógrafo com esse nome, mas obviamente não os conheço todos. Acontecia também, com frequência, que as casas fotográficas tinham uma designação comercial onde nem sempre aparecia associado o nome do(s) proprietário(s) ou do gerente. Pelo que nem sempre conhecemos os nomes dessas pessoas. No caso de serem apenas fotógrafos contratados pelo estabelecimento a coisa ainda se torna mais difícil.
Posso dar-lhe outra dica, que dificilmente o levará mais longe, pela dificuldade de obtenção de dados: houve uma firma francesa denominada Lachenal & Favre, que comercializou imagens estereoscópicas de Portugal na década de 1860.
Se não for abuso da minha parte, queria pedir-lhe a indicação da freguesia, dia e mês em que nasceu a sua bisavó Luísa. Um dia que vá a Lisboa tentarei encontrar mais alguma coisa sobre o seu trisavô. Qualquer informação adicional que me possa facultar sobre ele é bem-vinda. Existe algum retrato dele? Pode enviar-me dados para o meu correio-e: nunoborgesdearaujo@gmail.com.
Cumprimentos,
Nuno B. A.
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Miguel
Se soubesse o n.º da porta do estabelecimento na Av. da Liberdade já seria uma boa ajuda, mas suponho que não virá mencionado no tal registo de baptismo...
NBA
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Nuno Borges de Araújo
Perdoe-me o atraso na resposta todavia afazeres profissionais impediram-me de ir mais além na minha busca e, consequentemente, de lhe responder.
Apenas sei que a minha tetravó e aquele meu trisavô viveram (não sabendo se aí possuiam qualquer tipo de estabelecimento) na Rua Oriental do Passeio Publíco n.º 19, que é, hoje, correspondente à Avenida da Liberdade.
Nada mais sei sobre o restante para além de que ali terãao vivido até cerca de 1870.
Já o meu trisavô após viver naquela morada passou para a Rua da Condessa ao Carmo na freguesia do Sacramento.
Com os melhores cumprimentos
Miguel Fabre
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Miguel Fabre
Agradeço-lhe a sua informação. Seria possível saber o dia ou pelo menos o mês em que nasceu a sua bisavó? Também gostaria de saber a página do texto em que Matos Sequeira o menciona.
Estive a ver, e os fotógrafos que encontro nessa rua não tiveram estabelecimento nesse número e, assim sendo, infelizmente não lhe posso adiantar mais nada neste assunto. Sabe que esteve activo entre 1860 e pelo menos 1900 por causa de imagens da sua autoria, ou por informações recolhidas em anuários?
Cumprimentos,
Nuno B. A.
Direct link:
RE: Apelido Poirier
MiguelF
Poirier não é, obviamente, português e, muito menos, espanhol.
É francês, tal como Fabre.
A não ser que um cómico de um seu antepassado chamado "Pereira" (= poirier, em francês) tenha querido brincar com os descendentes.
Direct link:
RE: Apelido Poirier
Caro Luis K.W.
Agradeço as suas brilhantes conclusões.
Todavia no que se refere ao meu caso, os seus pertinentes comentários relativos ao apelido Fabre não colhem, dado ter origem Catalã.
Com os melhores cumprimentos
MF
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 22 Jan 2025, 16:21