Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
This topic is classified in the following rooms Cargos | Famílias | Heráldica | Pessoas | Regiões
Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caros,
No meu estudo das famílias da Portela do Fojo (Pampilhosa da Serra) deparei-me com uma Maria Dias, natural do Janeiro de Baixo, a casar com António Henriques Barreto, natural da Amoreira Cimeira, na freguesia da Portela do Fojo, em meados do século XIX, cuja neta casa com José Dias Barata Salgueiro, da Madeirã.
Esta Maria Dias era filha do Capitão Manuel Lopes, natural do Soutelinho (na altura freguesia de Alvares), que casou aos 22-I-1770 com Maria Dias Pereira Pacheco.
Maria Dias Pereira Pacheco, nasceu aos 14-IX-1755 no Janeiro de Baixo, filha de Manuel Antão, do Janeiro de Cima, e de Florência Maria Pereira, do Janeiro de Baixo, neta materna do Capitão Simão Pereira, do Janeiro de Baixo, e de Maria Dias Pacheco, do Orvalho. [Os avós paternos provavelmente serão Manuel Antão e Isabel Gil].
Nesta altura o Pároco do Janeiro de Baixo é o Padre João Dias Pereira, do qual desconheço o parentesco com as pessoas acima mencionadas.
Há alguém neste fórum que já tenha estudado as famílias de Orvalho, nomeadamente a família Dias?
Há parentesco com o armigerado Capitão Manuel Dias Barata de Carvalho?
Cumprimentos,
Nuno Miguel Figueira
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Por mera curiosidade, estamos perante uma família em que houve muitos capitães de ordenanças.
ReplyDirect link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caro Nuno Figueira,
Não aprofundei estes ramos, mas penso que o referido Manuel Antão, de Janeiro de Cima, casa em 1º lugar com Isabel Gil, do Orgeiro, JB e só depois é que casa com a referida Florência Maria Pereira. A razão desta afirmação é muito simples:
O filho, Manuel Antão, de JB, de Manuel Antão, de Janeiro de Cima, e de Isabel Gil, casa em 15.06.1727, no Fajão, com Teresa João. Deste casamento tenho 8 filhos. A Teresa João é baptizada em 02.09.1708, Fajão e falece em 31.08.1792, em JB.
Um das filhas deste casal, portanto neta do referido Manuel Antão. de Janeiro de Cima, e da Isabel Gil, a Isabel Maria de Jesus Antão, (f. 28.08.1819, no Carregal, DZ) casa com o Capitão Manuel Dias de Carvalho, filho do Alferes Manuel Dias de Carvalho, do Carregal, DZ e de Helena Maria de Jesus, também conhecida por Helena Maria Fernandes, de Silvares.
Do casamento entre a Isabel Antão e o Capitão Manuel Dias de Carvalho conheço um filho: Bento Dias de Carvalho.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caro José Fernandes Rodriguez,
Obrigado pela mensagem!
Relativamente aos Dias Pacheco, possui alguma informação?
Sobre os Dias de Carvalho, aconselho-o a ver as intervenções sobre dois dos seus descendentes:
sena1954
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=sena1954&tema=0&pesq_por=uid
sena1965
http://www.geneall.net/P/forum.php?search=sena1965&tema=0&pesq_por=uid
Cumprimentos,
Nuno Miguel Figueira
PS. se vier a obter informações sobre os Dias (Pacheco), agradeço.
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caro Nuno Figueira,
Obrigado pelas dicas/links.
O Orvalho é um dos meus objectivos, mas não por agora. Parte da ascendência do Alferes José Gaspar, meu 5º avô, é do Orvalho. Uma das suas filhas, Maria Gaspar, casa com o Alferes José Antão, irmão da referida Isabel Antão. Todavia, logo que tenha alguma informação envio-lhe uma mensagem.
Em relação aos Dias de Carvalho e a sua relação com o Orvalho, como certamente já sabe, o Bento Dias, avô do Capitão Dias de Carvalho, é neto de Gaspar Dias, do Orvalho.
Aproveito a oportunidade para disponibilizar o que tenho sobre o lado menos divulgado dos Dias de Carvalho, que é o da mulher de Bento Dias, Maria Antunes, de Bogas de Baixo, JB, no sentido de validar o que tenho:
Bento Dias e Maria Antunes casam em 02.02.1682 (JB, i133, Livro 1648-1692). A Maria Antunes é filha de Manuel Fernandes e de Isabel Fernandes(? Penso que é Rodrigues), de Bogas de Baixo. Estes, casam em 23.09.1659 (i116, JB, 1659-1692). O primeiro, filho de Manuel Fernandes e Iria(?) Ribeira/o, de Bogas de Baixo e a Isabel Rodrigues (?), filha de António Rodrigues e de Beatriz(?) Domingues, do Descoberto, JB.
Devido à falha dos livros de 1596/1623 de JB não me tem sido possível estabelecer a ligação via Belchior Ribeiro a Manuel Fernandes Ribeiro, de Janeiro de Baixo. Os confrades interessados neste ramos, certamente muito mais competente do que eu, poderão aprofunda-lo e validar estas leituras e ligações.
Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Em complemento,
O Manuel Fernandes, filho de Manuel Fernandes e Iria(?) Ribeira/o é baptizado em 28.09.1635 (i02, baptismo, 1625-1659).
Cumprimentos,
JFR
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Correcção: Bento Dias é filho de Gaspar Dias, do Orvalho e não neto.
As minhas desculpas,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caro Senhor
Gostei muito de tomar conhecimento da data do casamento de Bento Dias e Maria Antunes, assim como da filiação desta última. Quero no entanto corrigir uma informação: se o nome da mãe dessa senhora é Isabel Fernandes não existem motivos para acreditar que fosse, na realidade Isabel Rodrigues... Acho que o casamento que encontrou não se refero ao dos pais dessa senhora.
Em contrapartida encontrei a 6 de fevereiro (?) de 1640 (Livro Mistos3-imagem71) um casamento entre um Manoel Fernandes e uma Isabel Fernandes (onde se diz que são de Janeiro de Baixo; eu estou convencido que só a Isabel Fernandes é que seria e que o Manoel Fernandes seria de Bogas). Viveram em Bogas de BAixo Tiveram pelo menos os seguintes filhos:
Maria (n. 10-Out-1644/ b. 16-Out-6144), (Mistos 3-imagem 45)
Manoel (n. 14-Abr-1646, b. 22-Abr-1646) (Mistos 3-imagem 103)
Maria (n. 12-Nov-1648, b. 18-Nov-1648) (Mistos3-imagem 117).
De 1649 a 1658 aproximadamente os registos perderam-se.
Estou convencido que esta segunda Maria é que será a nossa antepassada Maria Antunes
Cumprimentos
Joaquim Nogueira
Direct link:
RE: Dias (Pereira Pacheco), do Orvalho
Caro Confrade Joaquim Nogueira,
Acabei de chegar de um pequeno período de férias, mas não quero deixar de agradecer a sua contribuição.
Como afirmei na mensagem anterior, os dados que apresentei procuravam validação por parte dos confrades. Vou analisar com interesse os dados que disponibilizou, tendo para a nossa infelicidade de contar com as importantes falhas dos registos de JB para este período da 1ª metade do século XVII.
Meus melhores Cumprimentos,
José Fernandes Rodriguez
Direct link:
Forum messages ordered by date.
Time in GMT. It is now: 13 Jan 2025, 23:56